Capa do livro: EDUCAÇÃO, (AUTO) BIOGRAFIAS E INCLUSÃO:<br> entre a escuta e a escrita de si

EDUCAÇÃO, (AUTO) BIOGRAFIAS E INCLUSÃO:
entre a escuta e a escrita de si

Autores: Francisca Maria Gomes Cabral Soares (Org.)

Educação, (auto) Biografias e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si é um livro escrito com a vontade de dizer com alma, de purgar experiências e vivências compartilhadas na interação daqueles e com aqueles praticantes da vida com a diversidade. Tem o desejo de convidar a uma travessia por histórias de vida e inclusão na escuta de si e do outro, no querer dizer que se faz na relação de aproximação, de estranhamento, de desnaturalização da vida cotidiana. Seus autores, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa intitulado “Educação Memória, (Auto) Biografia e Inclusão” (GEPEMABI), apresentam as marcas vividas no erguer aqueles com quem ladrilham, passo a passo, na edificação do bem sonhado no coletivo para o engajamento social. Recolher-se para voltar-se ao e com o outro, para si e para o outro, no exercício do aprender a conviver, a ser, a conhecer, no para aprender e reaprender o dia a dia nos plurais espaços de aprendizagem.
São textos cujos nascedouros dizem da comunidade humana, e cujo propósito é compartilhar a superação do olhar estigmatizante sobre o outro, da leitura das práticas pela via da acessibilidade, da eliminação de barreiras atitudinais, da viabilização da cultura da paz. Após experiências construídas na região de fronteira onde as diversas formas de saber e de fazer se tocam os autores imprimiram a escrita para a partilha e o propósito de permitir mudanças na relação entre os sujeitos da vida na educação, na aprendizagem, na produção do conhecimento.
Ao ser levantada a ideia pela (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da (Auto) Biografia de professores como uma prática reflexiva para a escrita de si e do outro se tem o desejo de identificar de que forma os professores praticam a docência
na valorização do aprender a viver, a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum em espaços de aprendizagem e de sociabilidade.
Colocado pelos dispositivos trazidos pelos autores nos capítulos edificados para este livro, a discussão sobre a docência em seu percurso da prática não deve deixar de lado os princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação É uma questão que provoca a formação humana para o desenvolvimento profissional docente, sua formação e importa trazer à discussão a necessidade de levar a efeito o presente estudo sobre a (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da Educação como uma prática reflexiva para a inclusão através do exercício da escuta (Auto) Biográfica.
Ressaltamos nossos agradecimentos aos leitores, convidando-os à viagem pelos sons, tons e marcas de vida e de vivências impregnados nas linhas dos textos deste livro.

                                                                                                                                      Ana Lúcia Oliveira Aguiar

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1465-1
DOI: 10.24824/978854441465.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 324
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, (AUTO) BIOGRAFIAS E INCLUSÃO:<br> entre a escuta e a escrita de si

ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES
Professora de Didática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010), pela UERN e graduada em Pedagogia também pela UERN (2007). É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Química (NUPEQ/IFRN).

ALEX CARLOS GADELHA
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), especialista em Literatura e Ensino pela UAB/IFRN, mestre em Educação na linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente pelo POSEDUC/UERN e concluinte do bacharelado em Ciências Sociais (UERN). Desde a graduação estuda a formação docente para inclusão digital, considerando em sua pesquisa stricto senso as narrativas de formação como metodologia significativa para a tomada de consciência e transformação das práticas do profissional docente.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias (Auto) Biográficas e Inclusão (FE/UERN).

CAMILA MORAIS DA ROCHA
Graduanda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa da Iniciação Científica- PIBIC/CNPq tendo como orientadora a Profª Drª Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

CHARLES LAMARTINE DE SOUSA
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2005), graduação em Teologia pelo Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, Roma (2010) e Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma (2012). Atualmente é Diretor da Faculdade Diocesana de Mossoró – FDM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação Inclusiva (FE/UERN).

ELZA HELENA DA SILVA COSTA BARBOSA
Possui os Cursos de Graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1984), Especialização em Psicologia Educacional pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (1989) e Especialização em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de Oviedo-Espanha (2005) e Revalidado pela Universidade Estadual de Campinas-SP (2011). Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Subjetividade GEPES. Na docência atua na área de Desenvolvimento Humano trabalhando com as categorias de análise: Aprendizagem, desempenho acadêmico, inclusão, Atitudes e Autoconceito. Com estudos e pesquisas na Educação superior e Educação Básica em Aprendizagem nas matemáticas. Com larga experiência na área de Psicologia Clinica, Psicoterapia de Orientação Psicanalítica.

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Mestre em Educação. Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro dos Grupos de Pesquisa Formação Docente da Universidade Federal do Ceará – UFC, Educação, Discursos e Sociedade – UFERSA e Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação Inclusiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

FRANCINILDA HONORATO DOS SANTOS
Possui bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2007). Possui especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição (2010). Atualmente é secretária do Curso de Especialização em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte onde ocupa o cargo de Técnico de Nível Superior. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias (Auto) Biográficas e Inclusão (FE/UERN).

FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do grupo de estudos e pesquisas GEPEMABI . Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação especial/inclusiva, prática pedagógica, autismo, linguagem, os processos de ensino e aprendizagem e alfabetização na infância.

GLAEDES PONTE DE CARVALHO SOUSA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA (2004), especialista em Libras pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2015), mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Atualmente é tradutora e intérprete de Libras na Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA.

JANSSEN KLAUSS DO NASCIMENTO DIAS E XAVIER
Licenciado em História pela UERN (2001); Graduado em Direito UERN (2006); Pós-Graduado em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp, advogado e servidor público estadual.

JOÃO BATISTA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO
Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Têm Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com trabalho acerca da Interculturalidade, Descolonialidade e Perspectiva Eco-Relacional; doutorado em Ciências (Ecologia/Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Professor do Departamento de teoria e Prática de Ensino da Faculdade de Educação da UFC. Pesquisador associado do GT de Educação Ambiental e do GT de Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle – ARIC e do Grupo “Educação Intercultural e Movimentos Sociais” da UFSC – MOVER . Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana – GEAD. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Educação Popular e Didática.

JOSÉ ALEXANDRE RAMOS NETO
Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor auxiliar da rede particular de ensino com experiência na área de ensino de matemática e educação inclusiva.

JUSSARA PEREIRA DE OLIVEIRA
Pós-Graduada (Lato Sensu) em Leitura e Produção de Textos pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE (2001), graduada em Pedagogia, com Habilitação em Educação Infantil, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1999). Atualmente exerce a função de Especialista em Assistência Penitenciária – Pedagoga na Penitenciária Federal em Mossoró/RN. É membro do Conselho da Comunidade da Comissão Técnica de Classificação (CTC), do Núcleo de Ensino e Operações (NEOP) e responsável Pedagógica do ENEM, na Penitenciária Federal em Mossoró/RN pelo Ministério da Justiça. Atuou como Coordenadora Pedagógica e Formadora de Formadores na Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio/SP (2014), onde foi membro da Diretoria do Fórum Regional Permanente de Educação da Infância de 0 a12 anos (FORPEDI) e Educadora Infantil na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP (2011).

LEILA REGINA D’OLIVEIRA DE PAULA NUNES
Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Special Education na George Peabody College, USA (1977) e doutorado (Ph D) em Special Education – Vanderbilt University (1985). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e bolsa de Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Tem experiência na área de Educação e Psicologia , com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, linguagem e comunicação, interação social, comunicação alternativa e ampliada, educação de pessoas com deficiência e metodologia de pesquisa experimental intrassujeito.

MARCOS RANDALL OLIVEIRA DE FREITAS
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PosEduc) da UERN. Graduado em Letras com habilitação em Português e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase nos estudos de Linguística Aplicada, com enfoque em gênero textuais e letramento. É também especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes. Além disso, atua na área de formação docente, educação inclusiva e educação popular. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

MARCUS VENICIUS FILGUEIRA DE MEDEIROS
Graduado em LETRAS – Língua portuguesa e respectivas literaturas – UERN (2000), pós-graduado em Psicologia escolar e da aprendizagem – FIP(2010) e pós-graduado em Docência do ensino superior – UnP(2010). Professor da Rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte e docente universitário. Autor do livro de poesia “Palavras Ditas”- Coleção mossoroense(2009), dos contos: “Na madrugada, casulos viram borboletas”(2014), “Para sempre Eros e Psique”(2015), lançados em coletâneas pela AMOL, ganhador do concurso João Batista Rodrigues Cascudo, categoria poesia (2016), da AMOL – Academia Mossoroense de Letras, contador de história e pesquisador sobre as questões de gênero, sexualidades e respeito às diversidades. Militante do Coletivo DêBandeira, na luta pela cidadania e direitos humanos para os sujeitos LGBT.

MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE FRANÇA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN. Linha de Pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Atlântico. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias (Auto) Biográficas e Inclusão – GEPEMABI/UERN. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC. Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande Norte (UERN), especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias (FCNSV) e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte.

NILSON FLORENTINO JÚNIOR
Coordenador Estadual da Articulação Brasileira de Gays (ARTGAY/RN). Monitor do componente curricular Educação de Jovens e Adultos (LEDOC/UFERSA). Discente do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – LEDOC/UFERSA.

PRÍCIA CLARICIA OLIVEIRA TEIXEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, no ano de 2016. Ex-bolsista pela CAPES e CNPq em projeto de pesquisa voltado ao incentivo à leitura literária e pesquisas na área da educação especial. Participação na organização do VII AFIRSE Secção Brasileira em 2013.

RITA DE CÁSSIA ARAÚJO AMARO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Especialista em Tradução, Interpretação e Proficiência em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela Estácio/FATERN do Rio Grande do Norte e Especialista em Atendimento Educacional Especializado ? AEE pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é aluna regular no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. É Estatutária da Prefeitura Municipal de Mossoró atuando nas escolas como professora de LIBRAS do Programa LIBRAS nas Escolas e estatutária do Governo do Estado do Rio Grande do Norte atuando como professora Polivalente Inclusiva no Centro Estadual de Capacitação de Professores e Atendimento ao Surdo ? CAS – Mossoró.

ROSA MARIA DA COSTA SIQUEIRA
Graduada em História (1992) e Serviço Social (2010) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Especializanda em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Semi Árido – UFERSA. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atualmente é professora do Estado do Estado do Rio Grande do Norte, alocada no Centro Regional de Educação Especial (CREE-MOS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias (Auto) Biográficas e Inclusão (FE/UERN).

ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS
Graduação e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da rede pública e privada dos municípios de Mossoró e Baraúna/RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias (Auto) Biográficas e Inclusão (FE/UERN).

STENIO DE BRITO FERNANDES
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UERN (2015) e em História do Brasil República pela UERN (2005). Possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor efetivo do município de Porto do Mangue/RN e do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias (Auto) Biográficas e Inclusão (GEPEMABI/FE/UERN).

VICENTE CELESTE DE OLIVEIRA JÚNIOR
Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA. Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Graduado em Direito. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atuou como Professor Substituto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, por dois (02) anos. Trabalhou como professor da Faculdade de Direito da Mater Christi. Foi Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – IBRAPES/UVA. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação Inclusiva – UERN. É Escritor (livro: Romênia País Latino, publicado pela Editora Thesaurus de Brasília/DF. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES – Ministério da Educação. Concluiu Estágio de Docência com a disciplina: Antropologia e Educação. Realizou o Curso de Extensão em Letras na Universidade de Bucareste – Romênia. É Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHG/RN. Artigo Científico publicado em Congresso Nacional e Internacional de Educação na Universidade Federal da Paraíba – UFPB com Qualis A1.