Autores: Naura Syria Carapeto Ferreira, Maria Iolanda Fontana, Josélia Schwanka Salomé (Orgs.).
Esta é uma obra que trata da formação humana, que não se restringe a um mero profissionalismo descomprometido, mas de uma formação exemplar que se rege pela força do conhecimento, da vontade e da inteligência com afeto. Examina a política e a gestão a partir dos vários ângulos pelos quais estes intelectuais vêm a construção do cenário político nacional com todos os movimentos, avanços e recuos, na complexa trama das relações sociais, como assim se referia o ilustre Professor Octávio Ianni à complexidade hodierna com suas contradições e idiossincrasias.
Este livro fala de política e gestão, de planejamento e avaliação, de direitos humanos e movimentos sociais de concepções, de emancipação humana, de indicadores, de história da pós-graduação e da avaliação; de políticas de formação e políticas de avaliação; de violência, de ética, de Direitos Humanos, da dignidade do ser humano; da solidariedade; da consciência crítica, de valores, de justiça social.
Os textos aqui apresentados, nos dois volumes da obra, articulam-se e abordam questões candentes das políticas e da gestão da educação no Brasil – mantendo entre si uma inter-relação através da categoria de Política e Gestão, como fio condutor da Linha de Pesquisa – objetivando participar do debate contemporâneo e acrescentar elementos para novas reflexões, considerações e decisões.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1297-8
DOI: 10.24824/978854441297.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
CARLOS ROBERTO JAMIL CURY
Doutor em Educação (PUC-SP). É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG, da qual é professor emérito. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando na Graduação e na Pós-graduação (mestrado e doutorado). É membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Lei de Diretrizes e Bases, Política Educacional, Legislação Educacional e Educação de Jovens e Adultos.
DORA MARIA RAMOS FONSECA
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. É investigadora integrada no Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. Investigadora colaboradora no Centro de Investigação e Inovação Educacional (InEd) do Instituto Politécnico do Porto. É professora adjunta no Instituto Politécnico do Porto. Na investigação atua na área de Ciências da Educação com ênfase nas subáreas das Políticas Educativas e Administração Educacional.
DAVID DONCEL ABAD
Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca/Espanha. Prêmio extraordinário de doutorado pela Universidade de Salamanca/Espanha.
Experto em investigação e análise de pesquisa social e de dados aplicados pelo Centro de Investigação Sociológica (CIS) e Sociologia da Educação pela CIDE-MEC. É professor do Departamento de Sociologia e Comunicação na Universidade de Salamanca. É autor de publicações nos temas Currículo e Identidades Culturais, na Espanha.
ANITA HELENA SCHLESENER
Doutora em História (UFPR). Professora aposentada da UFPR. Professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Filosofa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Filosofa, Filosofa Política, Gramsci
e Walter Benjamin.
JOSÉLIA SCHWANKA SALOMÉ
Doutora em Artes (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná e coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científca e Editoração Científca. Tem experiência nas áreas de Educação e Arte, desenvolvendo pesquisas sobre Políticas
Educacionais, Educação Estética e Arte-educação.
RITA DE CÁSSIA GONÇALVES
Doutora em Educação (UFPR). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná e Editora Adjunta dos Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Revista do Programa de Pós-graduação – UTP. Atua principalmente nos temas Políticas para o Livro Didático e Ensino de História.
MARIA IOLANDA FONTANA
Doutora em Educação (UTP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná e do curso de Pedagogia.
Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Curitiba. Tem produção científca com ênfase em Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas, Formação de Professores e Pedagogia.
SARITA APARECIDA DE OLIVEIRA FORTUNATO
Doutora em Educação (UTP). Professora e pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Pesquisadora sobre a Historicidade da infância e do trabalho infantil, seus impactos na vida acadêmica de crianças e adolescentes e A educação enquanto política social para a garantia de direitos.
CRISTHYANE RAMOS HADDAD
Doutora em Educação (UTP). Pedagoga da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Tem estudos voltados para os seguintes temas: Formação de Professores, Gestão da Educação, Pedagogia Histórico-crítica, Psicologia Histórico-
-cultural, Trabalho Docente.