Capa do livro: EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM DEBATE

EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM DEBATE

Autores: Luís Távora Furtado Ribeiro - Danielle Rodrigues - Munique de Souza Freitas - José Antônio Gabriel Neto (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Juntamos aqui, 21 artigos e 47 autores e coautores. Os temas são amplos e variados, em uma reflexão coletiva sobre a amplitude da realidade social. Conforme sempre nos lembra a professora Susana Jimenez, compreendemos aqui com a dialética, que a realidade é uma totalidade, um complexo de complexos. Mesmo que ela nos pareça múltipla, dispersa, líquida, impermanente, móvel, mutante e variada como nos apresenta, ilusória, a pós-modernidade. A coletânea conta com o prefácio luxuoso do professor Charliton Machado da UFPB, intelectual reconhecido, provado nas lutas sociais. O livro reúne artigos de autores que pensam e atuam na escola por educação de qualidade, rumo a uma sociedade livre. Na sociedade escolarizada, culta, científica, artística, educada. Democrática. Livre de golpes de estado e poderes corrompidos. Porque sonhar não custa nada.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1402-6
DOI: 10.24824/978854441402.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 298
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM DEBATE

Autores

ADALUCAMI MENEZES PEREIRA
Graduada em Letras (UFC, 2003). Especialista em Estudos Clássicos (UFC, 2005).

Mestre em Literatura Comparada (UFC, 2010). Doutoranda em Educação (UFC, 2016).

 

ADÉLE CRISTINA BRAGA ARAÚJO
Doutoranda no PPGEB/UFC. Professora do IFCE. Pesquisadora do IMO/UECE.

ADRIANA LEITE LIMAVERDE GOMES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialista em Psicomotricidade pela Unifor (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora Adjunto IVI da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino.  Coordenadora do subprojeto de Educação inclusiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Parecerista Ad-hoc do CNPq e Capes.

ADRYANA LUCIA LOBO BEZERRA
Mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará; Coordenadora Pedagógica das Faculdades Faece-CE e Fafor-CE, mantidas pela UNIP-SP.

ANA ISABEL MODENA
Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Coordenadora do Curso de Direito da Fafor-CE; docente universitária na Fafor-CE e Faece-CE, mantidas pela UNIP-SP, advogada.

ANA PAULA CORDEIRO MARQUES RODRIGUES
Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/ FACED/ UFC, com graduação em Pedagogia FACED/ UFC.

ANTONIA ROZIMAR MACHADO E ROCHA
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará - UFC - Doutora em Educação Brasileira (UFC); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE); Graduada em Pedagogia (UECE). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFC.

ALUÍZIO LENDL
Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua com professor do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL) na área de Linguística da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Missão Velha.

BÁRBARA C. G. ZEFERINO
Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL; mestre em Serviço Social pela UFAL; doutoranda em Educação na UFC.

BEATRIZ RICARTE SANTOS
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais (N’BLAC).

BRUNO ALYSSON SOARES RODRIGUES
Mestrando em Educação Brasileira no eixo Marxismo Educação e Luta de Casses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC.

CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA
Graduação em História pela (UECE, 2009). Especialista em Arte Educação e Cultura Popular (FACULDADE DARCY RIBEIRO, 2011). Mestre em História e Cultura

(UFC, 2014). Doutorando em Educação (UFC, 2016).

CÁSSIA DA SILVA
Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora de Literatura Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri – URCA (Campus Missão Velha).

CRISTIANE CARVALHO HOLANDA
Doutoranda em Educação  pela Universidade Federal do Ceará -UFC (2016),Mestre em Educação pela UFC (1994)Especialista em Psicologia Transpessoal pela Uva (2003),Especialista em Supervisão Escolar pela (UFRJ), Graduada em Pedagogia pela UFC(1987).Professora e Supervisora do Colégio Santa Cecilia e Santo Inácio(1987-1994) Professora Assistente VIII da Uva e Professora e coordenadora da graduação e pós graduação(UVA,UECE e UNIFOR).

DALMÁRIO HEITOR MIRANDA DE ABREU
Graduado e Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

DANIELLE COELHO ALVES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará.

DIANA ISIS ALBUQUERQUE ARRAES FREIRE
Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/ FACED/ UFC, Professora EBTT da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança - UUNDC-UFC, Especialista em Docência na Educação Infantil MEC / FACED/ UFC e Especialista em Alfabetização de Crianças UECE com Graduação em Pedagogia FACED/ UFC.

ERBENIA MARIA GIRÃO RICARTE
Pedagoga, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestranda em Educação pela Universidade Federal Ceará. Participante do Grupo de pesquisa NHIME_ Núcleo de História e Memória da Educação.

ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA
Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora dos Grupos de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna) e Religião, Mística e Espiritualidade (Germinar). Coordenadora do Projeto de Extensão Rede de Educadores em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Reeduca). Pós – Doutora em Ciência da Religião e Doutora em Educação.

GERARDO SILVEIRA VIANA JR.
Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1995) e Bacharelado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Doutorado e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010 - 2005). Atualmente é professor adjunto do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará no Campus de Fortaleza e coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia - PIBID na UFC.

GILDÊNIA MOURA DE ARAÚJO ALMEIDA
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutora em História da Educação na Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME/UFC).

GISAFRAN NAZARENO MOTA JUCÁ
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1971), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-Doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular da Universidade Estadual do Ceará.

IZABELLE MARQUES FONTELES
Mestranda do Programa de Pós-graduação Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceara - UECE/FAFIDAM/FECLESC. Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente atua como pesquisadora do Núcleo de Acessibilidade Virtual e Tecnologia Assistiva - NAVTA/IFCE.

JACKLINE RABELO
Doutora em Educação com pós-doutorado. Professora do Curso de Pedagogia da UFC. Professora da Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (E-Luta/PPGEB/UFC). Pesquisadora do IMO/UECE).

JOSÉ EUDES BAIMA BEZERRA
Professor do Curso de Pedagigia da FAFIDAM/UECE e do Mestrado Intercampi em Educação e Ensino da FAFIDAM-FECLESC/UECE (MAIE). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

JOSELINA DA SILVA
Doutora em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Profa. Associada I da Licenciatura em Educação do Campo (LEC)/IE/UFRRJ. Coordenadora do N'BLAC(Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais). Profa. da Pós-Graduação em Educação/FACED-UFC. Profa. do PPGEDUC/UFRRJ.

Kamila Alencar Matos
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Professora colaboradora do Curso de Formação Magistério Indígena (nível médio) SEDUC. Mestranda em Educação na Linha de pesquisa História e Memória da Educação (NHIME- UFC) e integrante do grupo de Pesquisa História, Cultura, Memória e Educação (HICUME-UNILAB-CNPq).

 

LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE
Graduado em Música Composição e Regência pela Universidade de Brasília (1971), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Sociologia da Educação - University of Iowa (1990). Professor Associado no DTPE da Faculdade de Educação e no Curso de Licenciatura em Música do ICA-UFC.

MARIA CLÉA FERREIRA MONTEIRO
Mestranda em Educação Brasileira no eixo Marxismo Educação e Luta de Casses do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Pós-graduação da FACED/UFC.

MARIA DE LOURDES TAVARES MAGALHÃES
Graduada em pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA, especialista em psicologia aplicada à educação e mestranda em educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC, com eixo de pesquisa voltado para a formação de professores.

MARIA RAFAELA DE OLIVEIRA
Mestranda do Programa de Pós-graduação Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceara -UECE/FAFIDAM/FECLESC. 

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC/UECE. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade do Sertão Central- GPTRESS.

MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES
Mestranda em Educação no Eixo Escola e Educação Inclusiva na Universidade Federal do Ceará, especializada em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e Universidade Estadual de Maringá (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001), Professora de Educação Especial do município de Caucaia (CE).

MARIA SOCORRO LUCENA LIMA
Doutora e Pós-doutora pela Universidade de São Paulo- USP com Estágio na Universidade do Minho- Portugal. Faz parte do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará- PPGE/UECE. É pesquisadora na área de Didática e Estágio Supervisionado.

MARÍLIA DUARTE GUIMARÃES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

MICHEL BARROS
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Secretaria de Educação Básica do Ceará, lotado em Disciplina de Música. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC.

MÔNICA MONTEIRO DA COSTA VASCONCELOS
Graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil (2015), Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Membro do Grupo de Pesquisa em Espaço, Cultura e Educação e Diretora da Divisão de Estágios da Universidade Federal do Ceará.

 

NATASHA ALVES CORREIA LIMA
Mestranda em Educação pelo PPGE/UECE. Professora da Rede de Ensino Municipal de Fortaleza. Pesquisadora do IMO/UECE.

NICÁCIA LINA DO CARMO
Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Bibliotecária  na Universidade Federal do Ceará (UFC).

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente integra os Grupos de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Educação, Trabalho e Formação de Professores - GEPET da Universidade Regional do Cariri (URCA).

OSTERNE NONATO MAIA FILHO
Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professor de Psicologia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do

Ceará (UECE). Professor de Psicologia Professor de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

PATRÍCIA HELENA CARVALHO HOLANDA
Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela mesma Universidade, com Pós- doutorado em História da Educação junto à Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Professora Associada (FACED/UFC).

PEDRO ROGÉRIO
Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutor em Educação no Eixo Ensino de Música pela UFC (2011). Mestre em Educação pela UFC (2006). Graduado em Música - Licenciatura - pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Coordenador do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES/UFC; Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC; Coordenador da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC. Coordenador do Laboratório de Epistemologia da Música da UFC.

RAIMUNDO ELMO DE PAULA VASCONCELOS JÚNIOR
Graduado em Geografia, Mestre em Geografia, Doutor em Educação, Pós-Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

REGIANE RODRIGUES ARAÚJO
Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

ROGÉRIO PAIVA CASTRO
Professor da educação básica fundamental de Juazeiro do Norte-Ceará. Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos – USC - PY.  Graduado em Pedagogia e Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

SÍLVIO MAURO
Graduado em Informática pela Universidade de Fortaleza (1988-1993) e, em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1998-2002). Atualmente é assessor de imprensa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC.

TATHIANE RODRIGUES LIMA
Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/ FACED/ UFC, professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza, especialista em Docência na Educação Infantil MEC / FACED/ UFC, com graduação em Pedagogia CED / UECE.

YURE PEREIRA DE ABREU
Graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) (2013), Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pela Universidade Cândido Mendes e Mestrando em Educação Brasileira pela UFC. É professor da disciplina de Artes - Ensino Médio - e Música da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE).