Capa do livro: TRABALHO DOCENTE, POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

TRABALHO DOCENTE, POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Autores: Berta Leni Costa Cardoso - Claudio Pinto Nunes

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Sinopse

Este livro reúne dez artigos escritos por professores universitários e da educação básica e estudantes da pós-graduação. Trata-se de resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Educação, focando temáticas de interesse para os estudos e práticas no campo do trabalho docente, das políticas e da gestão educacional

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1388-3
DOI: 10.24824/978854441388.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

TRABALHO DOCENTE, POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

ANDRÉ LUIZ PRATES COELHO
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Ciências da Educação (CEPECH/CNPq); Coordenadora do Grupo de estudos Movimentos Sociais e Educação do DCIE/UESC.

BERTA LENI COSTA CARDOSO
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestre e Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (PUC/Brasília). Pós-doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e da Linha de Estudo Pesquisa e Extensão em Atividade Física (LEPEAF).

CLAUDIO PINTO NUNES
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

CLEIDE TEIXEIRA ALVES
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professora do Instituto Federal Baiano, Campus de Guanambi, membro do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação Docente (CForDoc/CNPq).

DANIELA RIBEIRO MEDEIROS BATISTA
Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais, pedagogia, professora da educação básica; pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

DANIELLE MIRANDA RODRIGUES
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professora do Instituto Federal do Norte de Minas, Campus de Salinas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

DENISE APARECIDA BRITO BARRETO
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação – GPELED.

FABIANA SANTOS FARIAS DA SILVA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professora da rede estadual de Educação, atuante na Educação Básica, membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação – GPELED.

FERNANDO NUNES DOS SANTOS
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), licenciado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor do Instituto Federal do Norte de Minas, Campus de Janaúba. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

IVONILDE PEREIRA MOTA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professora do Instituto Federal do Norte de Minas, Campus de Januária – Área de Língua Inglesa, membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação – GPELED.

JANY RODRIGUES PRADO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Rede Municipal de Educação de Guanambi. Professora Substituta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE).

JOÃO FRANCISCO SARNO CARVALHO
Doutorando em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

JOÃO LEANDRO CÁSSIO DE OLIVEIRA
Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutorando em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica (UFMG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort).

JULIANA DE ALMEIDA PEREIRA
Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), bacharelado em Enfermagem, licenciatura em Letras Português. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Araçuaí.

LUCIENE VELOSO BRITO
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professora do Instituto Federal do Norte de Minas, Campus de Januária – Área de Didática, membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação – GPELED.

LUCIENE ROCHA SILVA
Mestranda em Educação no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora de História das redes Municipal e Estadual de Vitória da Conquista/BA. Membro do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisa em Ciências da Educação (CEPECH/CNPq).

NILTÂNIA BRITO OLIVEIRA
Mestranda em Educação no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Psicopedagogia e professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, membro do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisa em Ciências da Educação (CEPECH/CNPq).

PAULO SANTOS
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor Substituto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor da rede estadual de educação básica de Itapetinga.

REGIVANE DOS SANTOS BRITO
Mestranda em Educação Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort). Bolsista CAPES.

VERA LÚCIA FERNANDES DE BRITO
Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus de Itapetinga.

WELLINGTON DE OLIVEIRA
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus JK, coordenador do Mestrado Profissionalizante Ensino em Saúde.

WELTON CARDOSO JÚNIOR
Médico. Diretor Técnico do Instituto de Neurologia e Radiodiagnóstico de Guanambi. Acadêmico do Curso de Direito da Faculdade de Guanambi.