livro digital
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA:<br> praticas, reflexões e pesquisas

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA:
praticas, reflexões e pesquisas

Autores: Ângela do Céu Ubaiara - Alder de Sousa Dias (Orgs.)

livro impresso
de R$ 65,90 por
R$ 56,90
livro digital
de R$ 65,90 por
R$ 46,13

Disponibilidade: 5 Dia(s)

 
Indique para um amigo
Calcule prazo de entrega e frete:

Sinopse

O livro é uma coletânea de textos de fácil leitura, sem deixar de lado o rigor científico. Tem como objetivo socializar criticamente práticas, reflexões e pesquisas sobre processos educativos em diferentes contextos, Educação Étnico-Racial, Educação do Campo, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e Educação Inclusiva, em torno do tema “Educação e Diversidade na Amazônia”.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1291-6
DOI: 10.24824/978.85.444.1291.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 392
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA:<br> praticas, reflexões e pesquisas

Autores

ADOLFO OLIVEIRA NETO
Professor da Universidade Federal do Pará. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA. Graduado em Geografia pela UFPA e em Pedagogia pela UEPA. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia nos Países Subdesenvolvidos (GPEG/CNPQ). Coordena o Curso de Graduação em Geografia com Ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, oferecido em parceria entre UFPA e INCRA, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Atualmente dedica-se à Questão Agrária, ao Ensino de Geografia e à Educação do Campo na Amazônia.

ALDER DE SOUSA DIAS
Professor efetivo em regime de tempo integral com dedicação exclusiva junto ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Integra a Cátedra Paulo Freire da Amazônia; o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA); e o Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR/UNIFAP). É sócio da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e consultor pedagógico junto à Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Macapá-AP (DIEJA/SEMED/PMM). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre Educação Popular, nas especificidades da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e da Educação do Campo. Suas produções científicas consideram criticamente a marginalização social e a opressão nas relações de poder, apontam para a construção de processos educativos comprometidos com uma sociedade emancipatória em relação às vítimas do sistema-mundo e têm como base referenciais teóricos da educação popular freireana, da Ética da Libertação de Enrique Dussel, das Epistemologias do Sul, entre outros. É autor de artigos em periódicos científicos e capítulos de livros. É autor dos livros: Paulo Freire: análise de produções científicas do GT 17 - Filosofia da Educação (Editora NEA, 2015); e Paulo Freire e a Escola Democrática e Popular: parâmetros para sistemas educacionais e à Educação de Jovens e Adultos (Editora CRV, 2016).

ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO
Dra. Em Educação- USP; Profa. Adjunta da Universidade do Estado do Amapá- UEAP; Coordenadora do Curso de Pedagogia; Coordenadora da Brinquedoteca – UEAP.

ANNA VALESKA PROCÓPIO DE MOURA MENDONÇA
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Especialização multiprofissional em Cuidados Paliativos pela Pinus longaeva. Graduação em Psicologia pela Universidade Potiguar-UNP. Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Líder do Grupo de Pesquisa Tanatologia e Cuidados Paliativos. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Morte e Cuidados Paliativos–UNIFAP. Organizadora e Autora do livro: Dos Ganhos Teleológicos em Cuidados Paliativos pela Editora Prisma.

ANTÔNIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú-Sobral/CE.Especialização em Coordenação Pedagógica pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Professora Titular da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no colegiado de Pedagogia. Colaboradora do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde.

CRISTIANE DO SOCORRO DOS SANTOS NERY
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará; Licenciada Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará; Professora Colaboradora da Universidade do Estado do Amapá; Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense.

DAMIÃO BEZERRA OLIVEIRA
Professor Adjunto de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Filosofia. Licenciado Pleno em Filosofia. Concluiu Especialização em Docência em Ensino Superior em 2002, Mestrado Acadêmico em Educação em 2007 e Doutorado em Educação em 2013. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa do CUBT/UFPA, da Revista Margens ( ISSN 1806-0560) e da Revista Maré (ISSN 2237-9509). É o líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Noesis - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação, 2º Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Ética e Educação (GEPEFEE). Faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA.

DARLENE DO SOCORRO DEL-TETTO MINERVINO
Professora da Rede Federal de Ensino, atuando no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Mestra em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialista em Pedagogia Escolar e em Gestão Ambiental pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. Líder do grupo de pesquisa QUI-Educa.

ELBIA HAYDÉE DIFABIO
Doctora en Letras, Titular efectiva de la Facultad de Filosofia y Letras de la Unversidad Nacional de Cuyo, Directora de proyectos de investigacion desde 2000 y miembro del Comite Asesor de Secretaria de Posgrado por convocatoria de antecedentes.

FERNANDO JORGE DOS SANTOS FARIAS
Doutorando em Educação - USP. Professor Assistente II - UFPA. Membro do Núcleo e Grupo de Pesquisas Culturas e Memórias Amazônicas - CUMA.

FRANCELE BENEDITO BALDEZ DE SOUSA
Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP), Licenciado e bacharel em Ciências Sociais (UFPA). Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Amapá e pesquisador do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE).

FRANCY TAÍSSA NUNES BARBOSA
Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Servidora pública da Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus Ananindeua (Função: Coordenadora Pedagógica) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém- SEMEC (Função: Professora da Educação de Jovens e Adultos/ EJA). Vinculada ao Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA).

IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
É professora titular, docente dos Cursos de Pedagogia, Filosofia e do Programa de Pós-Graduação de em Educação da Universidade do Estado do Pará. Sua trajetória acadêmica vem desde a graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1978, Especialização em Epistemologia das Ciências Humanas (UFPA) em 1983, Especialização em Metodologia do Ensino Superior nas Faculdades Integradas Colégio Moderno, em 1987, Mestrado em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba, em 1994, Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Doutorado Sanduíche Unam/UAM-Iztapalapa/México, com estudos sobre Ética com o filósofo Enrique Dussel, em 2001, e Pós-doutoramento em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2010, com a orientação da pesquisadora Vera Candau. Atualmente, coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia, o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. É editora da Revista COCAR. Atua na área de Educação com ênfase em filosofia da educação, educação popular, educação de jovens e adultos e educação inclusiva. Entre os livros publicados de sua autoria, destacam-se: Epistemologia e Educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas (Vozes, 2016), Paulo Freire: gênese da educação intercultural do Brasil (CRV, 2015), Filosofia da Educação: reflexões e debates (Vozes, 2011), Saberes, Imaginários e Representações na Educação Especial: a problemática ética da “diferença” e da exclusão social (Vozes, 2005) e Leituras Freireanas sobre educação (UNESP, 2003).

JANETE SILVA DOS SANTOS
Doutora em Linguística Aplicada, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade.

JOÃO COLARES DA MOTA NETO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA), do grupo “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-Americano” (UFPA) e coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

LESLIE JOVANA SILVA SANTOS
Especialista em Educ. Especial/Inclusiva e EAD e as Novas Tecnologias. Licenciatura Pedagogia. Professora Efetiva da UEAP.

MARGARIDA MARIA DE ALMEIDA RODRIGUES
Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).  Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua-PA e educadora-pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA).

MARIA DO CARMO LOBATO DA SILVA
Professora assistente classe I da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Santana. Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mestra em Desenvolvimento Regional e Graduada em Pedagogia pela UNIFAP. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Saberes da Amazônia Amapaense (GEPIESA/UNIFAP) e colaboradora no Núcleo de Educação e Cultura (NEC/UNIFAP).

MARIA JOSÉ DE PINHO
Doutorado em Educação e Currículo. Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura e  no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha).

MARIA ZENAIDE FARIAS DE ARAÚJO
Especialista em docência no ensino superior. Doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad Nacional de Cuyo-UNCUYO/Ar. Docente do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, vinculada ao Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade (LES).

MARIENE GOMES DE ALMEIDA
Professora da Secretaria Municipal de Altamira-PA. Especialista em Relação Étnico-Raciais.

MONICA DIAS DE ARAÚJO
Pedagoga – Especialista em Língua de Sinais Brasileira, Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional, Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação, na Especificidade Educação Especial e Inclusiva e Mestra em Educação na área de Educação Multicultural e Inclusiva pela Linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia- UEPA. Professora de Libras e Educação Especial da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pesquisadora da Rede de Educação Inclusiva na Amazônia Paraense e do Grupo de pesquisa, Educação em Contextos Amazônicos - EDUCA, do Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM.

PEDRO CORREIA DE SOUZA
Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Atual-AP e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pequisador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA/UEAP).

RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES
Mestra em Biologia Ambiental, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos. Graduada em Pedagogia pela UFPA. Professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá e líder do Grupo de integração socioambiental e educacional (GISAE).

ROSEANE RABELO SOUZA FARIAS
Doutoranda em Educação- USP. Professora Efetiva da Universidade Federal do Pará - UFPA. Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire- NEP.

SIMONE FORTUNATO DA SILVA AMARAL
Professora da Secretaria Municipal de Altamira-PA. Especialista em Relação Étnico-Raciais.

VITOR SOUSA CUNHA NERY
Doutorando em EDUCAÇÃO na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (UFPA), Mestre em EDUCAÇÃO na modalidade sanduíche (UEPA/PUC-Rio), Especialista em GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO (UEPA), Graduado em Licenciatura Plena em PEDAGOGIA (UEPA) e Tecnologia em GESTÃO PÚBLICA (UNAMA). Atualmente atua como Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e Coordenador Local do PARFOR-UEAP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP, Associado a ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação).

WALDIR FERREIRA DE ABREU
Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010), Mestre em Educação e Políticas Publicas pela Universidade Federal do Pará (2002. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará, membro do Comitê Científico e fundador da Revista Margens / ISSN - 1806-0560 /UFPA, membro colaborador da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: ISSN 2176-6681- INEP/MEC. Professor de Didática e Filosofia da Educação/UFPA, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPq). Faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA.