Capa do livro: ESTUDO EM LINGUAGENS:<br> diálogos linguísticos, semióticos e literários

ESTUDO EM LINGUAGENS:
diálogos linguísticos, semióticos e literários

Autores: Tânia R. M. T. Scoparo - Eliane A. Miqueletti - Eva Cristina Francisco - Fábio Antônio Gabriel. (Org.)

Ao proferirmos o termo linguagem significamos as diversas formas de interação das quais o ser humano tem acesso. Haja vista esse contexto, a obra Estudos em linguagens: diálogos linguísticos, semióticos e literários apresenta as interfaces ligadas aos referidos eixos temáticos. Autores-pesquisadores de diversas instituições de ensino denotam reflexões teóricas e analíticas que instigam as pesquisas referentes às formas de linguagem.

 

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1343-2
DOI: 10.24824/978854441343.2
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTUDO EM LINGUAGENS:<br> diálogos linguísticos, semióticos e literários

ORGANIZADORES

ELIANE APARECIDA MIQUELETTI
Doutora em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina-PR. Tem experiência com Ensino Fundamental, Médio e Superior. É professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Atualmente, desenvolve trabalhos com os seguintes temas: educação escolar indígena, semiótica greimasiana, discurso midiático e escolar na construção de identidades, estágio supervisionado e ensino de Língua Portuguesa. Participa dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e pesquisa sobre multiculturalismo, interculturalidade e Educação Inclusiva – UEMS. Grupo de estudo e pesquisa políticas educacionais e formação de professores- GEPPEF/UEMS. Gêneros discursivos e formação de professores- GEDFOR/UFGD.

EVA CRISTINA FRANCISCO
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília – UNIMAR. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelas Faculdades Internacionais de Curitiba (FACINTER/UNINTER). Licenciada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA – Atual UENP). Licenciada em Letras/Espanhol pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus – São Paulo. Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Avaré.

FÁBIO ANTONIO GABRIEL
Licenciado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela Pontifica Universidade Católica do Pa­raná (PUCPR). Possui especialização em Filosofia e Ética pela Faculdade do No­roeste de Minas (FINOM) e especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED PR, professor supervisor PIBID CAPES/UENP, pesquisador integrado nos Grupos de Pesquisa da UENP- Campus Jacarezinho: Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Sociedade - GEPFES; POLITEIA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação) e Literatura e História: Memória e Representação.

TANIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO
Possui Graduação e Especialização em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (atual UENP - 1995 e 1997, respectivamente). Especialização em Mídias Integradas na Educação, Universidade Federal do Paraná – UFPR/PR (2011). Mestrado em Comunicação, com área de concentração em Ficção na Mídia (2008), Universidade de Marília/SP. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR. Pertence aos Grupos de Pesquisa: Semiótica da Narrativa Verbal e Visual – UEL/Londrina; SECOMLIN / AESS - Semiótica, Comunicação e Linguagens / Altos Estudos em Semiótica Sincrética - UNIMAR/Marília; Crítica Textual e Edição de Textos – UERJ/Rio de Janeiro; Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino – UENP/Jacarezinho. Tem experiência nas áreas de Letras e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas literária e fílmica, semiótica greimasiana, linguística aplicada, ensino de língua portuguesa e literatura. Atua na Secretaria Estadual de Educação do Paraná e também é docente do Curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Literários da UENP.

AUTORES

ALDIMERES FERRAZ DA SILVA
Possui graduação em Letras Português / Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Jacarezinho. Cursa especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Jacarezinho. Professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Espanhola da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED). Bolsista supervisora do Subprojeto Interdisciplinar de Letras Espanhol/Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência PIBID (UENP/CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino (UENP/CNPq) e participante dos Projetos de Pesquisas Gênero discursivo conto de fadas: da teoria à prática em sala de aula (UENP) e Estudos Bakhtinianos e o Multiletramento (UENP), desenvolvendo pesquisas na área de Linguística Aplicada, com foco em Metodologias do Ensino de Leitura.

ANA PAULA PINHEIRO DA SILVEIRA
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL / Campus Londrina. Professor adjunto do DALIC da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR / Campus Curitiba. Integrante do Grupo de Pesquisa “Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada” (GRUPLA./UTFPR).

ELIZABETE RODRIGUES FERNANDES DE SOUZA
Graduada em Letras Português - Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio. Participou de projeto de Iniciação Científica na área de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, como bolsista da Fundação Araucária. Possui Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Educação São Braz. Atualmente faz Especialização em Língua Portuguesa e Ensino, na UENP, e leciona na Rede Básica de ensino do Estado do Paraná.

ESTHER GOMES DE OLIVEIRA
Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Morfossintaxe, Semântica, Linguística Textual e Argumentação. Coordena o projeto de pesquisa “Recursos gramaticais, discursivos e imagéticos na construção argumentativa”.

ISABEL CRISTINA CORDEIRO
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do projeto de pesquisa “Recursos gramaticais, discursivos e imagéticos na construção argumentativa”.

JAMES RIOS DE OLIVEIRA SANTOS
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração: Estudos Literários, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Integrou, recentemente, o Projeto de Pesquisa “Gênero discursivo conto de fadas: da teoria à pratica em sala de aula” (UENP/UEL), desenvolvendo pesquisas na área de Linguística Aplicada, com foco em Metodologias do Ensino de Leitura e Análise Linguística. Hoje desenvolve pesquisa voltada para a compreensão da representação de personagens negros na Literatura Infantojuvenil Contemporânea.

LETÍCIA JOVELINA STORTO
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem mestrado em Estudos da Linguagem, especialização em Língua Portuguesa e graduação em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma universidade. Tem graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). É professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, atuando na licenciatura em Letras e na especialização. É professora convidada de cursos de especialização da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Londrina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso Religioso e Midiático, Imagens, Análise da Conversação, Conversação Digital, Leitura e Produção de Textos, Análise Linguística, Gêneros discursivos orais.

LOLYANE CRISTINA GUERREIRO DE OLIVEIRA
Possui Graduação em Letras, Especialização em Língua Portuguesa, Mestrado em Estudos da Linguagem e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora adjunta vinculada ao departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, nos cursos de graduação em Letras e em Serviço Social. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação, Publicidade, Propaganda e Semântica.

LOREDANA LIMOLI
Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, leitura, semiótica, telenovela e ensino de literatura.

MARILÚCIA DOS SANTOS DOMINGOS STRIQUER
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor adjunto do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) / Campus Jacarezinho. Integrante do Grupo de Pesquisa “Leitura e ensino” (UENP/CNPQ). Professora do Mestrado Profissional em Letras da UENP (PROFLETRAS).

PATRÍCIA CRISTINA DE OLIVEIRA DUARTE
Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Letras (2011) pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Assistente do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP /Campus Jacarezinho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Leitura e Ensino” (UENP/CNPq) e coordenadora do Projeto de Pesquisa “Gêneros discursivos e a formação do professor de língua portuguesa e literatura: questões teóricas e metodológicas”. (UENP/C/J) Coordenadora da área de Língua Portuguesa do Subprojeto Interdisciplimar Letras Espanhol/Letras Português. (UENP).

PENHA LUCILDA DE SOUZA SILVESTRE
Pós-doutoramento pela UEM (2015), graduada em Letras pela Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP- Jacarezinho), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju-SP. Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Ourinhos. Especialista em Fundamentos da Leitura Crítica da Literatura (UNESP), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (UENP), Especialista em Educação Especial (UENP), Especialista em Comunicação e Artes através da Informática (FIO). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCL). Atualmente é professora do curso de Especialização Estudos Linguísticos e literários (UENP) e de Educação Básica II na rede pública do Estado de São Paulo. Participa de vários projetos de leitura, com experiência na área de Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Formação de leitor e Ensino. Integrante do grupo de pesquisa e de projetos do Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – CELLIJ (UNESP – Presidente Prudente - SP), CRELLIT (UENP – Cornélio Procópio-PR) e CELLE (UEM – Maringá-PR). Autora dos livros Entre traços e letras: um estudo introdutório sobre a produção literária de Ricardo Azevedo (EDUEM, 2013) e Linhas e fios: A mulher tecelã (Arte e Ciência, 2015).

RITA DE CÁSSIA APARECIDA PACHECO LIMBERTI
Especialista em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo – USP / Campus de São Paulo. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras da Faculdade de comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD / Dourados MS. Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos Linguísticos da UFGD” (UFGD).

RITA DE CÁSSIA LAMINO DE ARAÚJO RODRIGUES
Graduanda em LETRAS pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (2006), Mestre em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista - “Júlio de Mesquita Filho” (2010) e doutora em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2015). Atua como Professora Colaboradora na área de Literatura Portuguesa, Teoria Literária e Prática de Ensino de Literatura no Centro de Letras, Comunicação e Artes na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP - campus de Jacarezinho. Participa do grupo de pesquisa Literatura e Ensino e Leituras Literárias: Teoria Crítica, Análise e Ensino. Linha “Estudos Do Romance”.

SERAFINA FERREIRA MACHADO
Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professora do Instituto Federal do Paraná – IFPR / Campus Ivaiporã. Integrante do Grupo de Pesquisa “Afro-descendências na Literatura Brasileira” da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente em temáticas referentes à negritude.

 

TUANNY GOMES SIQUEIRA AMARAL
Graduada em Letras Português - Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, onde participou de projeto de Iniciação Científica na área de Ensino de Língua Inglesa (bolsista da Fundação Araucária). Possui Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Educação São Braz. Atualmente, é Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e faz Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, na UENP. É professora no Ensino Básico da Rede Pública do Estado do Paraná.