Capa do livro: POLITICAS EDUCACIONAIS:<br> diferentes enfoques e olhares

POLITICAS EDUCACIONAIS:
diferentes enfoques e olhares

Autores: Renata Cristina Lopes Andrade - Ari Raimann (Orgs.)

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Sinopse

Os contextos da educação revelam a necessidade de retomada do sentido da educação e das práticas, na consideração das realidades vivenciadas pelos indivíduos. Nesse sentido, ponderar sobre as políticas públicas da educação, a formação de professores, as condições e os modos de trabalho docente, é determinante para se entender a educação e seus desafios hoje. Contemplar as políticas, a formação e o trabalho docente, implica considerar os saberes, práticas, problemas, dramas, sabores e encantos do dia a dia escolar e os seus impactos, tanto na sala de aula, como nas vivências humanas no mundo.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1266-4
DOI: 10.24824/978854441266.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLITICAS EDUCACIONAIS:<br> diferentes enfoques e olhares

Autores

ALINE CRISTINE FERREIRA BRAGA DO CARMO
Atua como docente no Instituto Federal do Mato Grosso. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG/Campus Jataí (2015). Pós-graduada em práticas docentes e gestão na educação básica (2013). Graduada em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências/ UNESP/Campus de Marília (2010). Desenvolve pesquisas e estudos na área da sociologia da educação, tendo como foco principal as relações de consumo inseridas no interior da escola, trabalho docente, infância, criança, educação infantil e políticas públicas.

ANTONIO BOSCO DE LIMA
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela UNICAMP na área de concentração História, Filosofia e Educação (2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia e coordena o Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE). Tem experiência na Educação Básica como Professor e Diretor de Escola, e na Educação Superior ministra aulas na área Políticas e Gestão da Educação na graduação e no PPGEd/UFU está vinculado à Linha de pesquisa trabalho, sociedade e educação. Tem desenvolvido pesquisas com os seguintes temas: políticas educacionais, estado, democracia e controle social. Nestas áreas temáticas, resultantes de pesquisas, publicou livros pela Alínea, Xamã, Edunioeste, Edufu, Paco Editorial e Assis Editora. Escreve contos, crônicas e poesias, que é uma forma de se manter lúcido no mundo da produtividade acadêmica.

ARI RAIMANN
Professor Adjunto II da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve atividade de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação, coordena o Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas, vinculado CNPq. Orienta projetos na área de Ciências Humanas, dedicados às linhas de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Professores. Tem experiência na área de gestão da educação, com ênfase na Educação Básica, currículo, projeto pedagógico e avaliação da educação. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUÌ (2001), realizou o Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2003) e doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2008). No período de 2010/2011 exerceu a função de coordenador do Curso de Pedagogia da UFG/REGIONAL JATAÍ. No período de 2013-2015 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação UFG/REGIONAL JATAÍ.

ELIZABETH GOTTSCHALG RAIMANN
Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação, área de didática e estágio supervisionado na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE) da Universidade Federal de Uberlândia/MG, e Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí.

JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1989), Mestrado em Educação pela UFG (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010). É Professor Associado da UFG. É presidente da ANPAE - Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017)). É membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA/Ed (2013-2016). É líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e História da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. É Coordenador do DINTER PPGE/UFG-UEG (2015-2018). É membro do Conselho Editorial de vários periódicos da área de educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e gestão da educação superior; gestão escolar; formação e profissionalização docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA ED - Educação.

KELLY CRISTINE FERREIRA PRADO DUARTE
Graduada em Letras (2003) e em Direito (2013) pela Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Jataí, especialista em Literatura e Língua Portuguesa (2008) pela Universidade Federal de Goiás, mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UFG - Regional Jataí. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Integra o TEIA – Grupo Multidisciplinar de Estudos em Análise do Discurso de Jataí. Professora de Língua Portuguesa na rede estadual de educação de Goiás.

LAÍS LENI OLIVEIRA LIMA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Educação (2005), Doutorado em Educação pela UFG-FE (2010). É professora adjunto nível 3 da Universidade Federal de Goiás. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho na Educação Infantil (GETEI). É membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: Caderno de Pesquisa da UFMA e da Revista Itinerarius Reflectionis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, trabalho e Trabalho docente, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalho docente, criança, infância, educação, políticas públicas e educação infantil. Pesquisa na linha educação, trabalho e movimentos sociais.

LUCIA HELENA MOREIRA DE MEDEIROS OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional de Ituiutaba – FEIT/UEMG (1985), mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutora em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação (2009). Foi docente da Universidade Federal de Goiás, Campus de Jataí, de 2010 a 2013. Atualmente é docente da Universidade Federal de Uberlândia/ FACIP. Coordenadora do PIBID/Pedagogia, Área Alfabetização. Membro Núcleo Formação de Professores e Práticas Educativas(Nufope) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE). Vinculada como docente e orientadora no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Jataí, na linha de pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores.

LUCIENE LIMA DE ASSIS
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1981), Mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005). Foi professora na Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí no período de 1986 a 2009. É Professora Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí desde 1990 e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG, desempenhando também a função de Coordenadora do referido Programa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor para ciências e para matemática e atua principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, políticas de educação tecnológica. Foi Coordenadora operacional do DINTER em Educação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e a Universidade Federal de Goiás Jataí (2010-2014). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e Matemática (Nepecim).

MARIA DE LOURDES FARIA DOS SANTOS PANIAGO
Graduada em Letras Português Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista (2005), e pós-doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2011). É professora do Curso de Letras da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás e atua também como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma regional e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Regional Goiânia da mesma universidade. Foi presidente da ANPGL - Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras no triênio 2009/2012 e atualmente exerce a função de Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Coordena o TEIA – Grupo Multidisciplinar de Estudos em Análise do Discurso de Jataí. Atua principalmente com as seguintes temáticas: análise do discurso e processos de ensino e aprendizagem em língua materna.

RENATA CRISTINA LOPES ANDRADE
Possui graduação em Filosofia/ Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP Câmpus de Marília (2005). Mestrado em Filosofia/Filosofia Moderna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2009). Doutorado em Educação/Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP Câmpus de Marília (2013). Atualmente é Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: “Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade/GEPEES” da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”/Câmpus de Assis, “Desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescente” da Universidade Estadual Paulista/”Julio de Mesquita Filho”/Câmpus de São José do Rio Preto e “Formação de Professores e Práticas Educativas/NUFOPE” da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Ética, com ênfase em Filosofia da Educação e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Filosofia Moral e Ética, Educação.

RENATA MACHADO DE ASSIS
Possui bacharelado em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás (1990), licenciatura Em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2014). É professora titular da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, desde 1994, nos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde dezembro de 2015). Já foi professora nos cursos de especialização em Educação Infantil e no curso de Pedagogia Emergencial, ambos na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. É membro do conselho editorial da revista Itinerarius Reflectionis. É vice-líder do Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação básica e em formação inicial e prática docente, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, educação básica, políticas educacionais, estágio e formação do professor de educação física, ensino superior e práticas corporais.

ROGÉRIA MOREIRA REZENDE ISOBE
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como projetos de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Cultura e Educação e Políticas Educacionais voltadas para o trabalho docente, reconhecendo o caráter essencialmente histórico dos processos que envolvem a temática.

ROSELY RIBEIRO LIMA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Jataí (CAJ), e Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG/CAJ). Ministra a disciplina Psicologia da Educação no Curso de Pedagogia e módulo na disciplina Pensamento Educacional no PPGE/UFG/CAJ. Orienta projetos na área de Educação, vinculados à linha de pesquisa Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores e orienta pesquisas no Programa Bolsas de Licenciaturas (PROLICEN/UFG) e no Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UFG/CNPq). Dentre outras atuações, exerceu a função de Coordenadora do Curso de Pedagogia (UFG/CAJ) no período de 2013/2014.

VALÉRIA MOREIRA REZENDE
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Planejamento Educacional, Prática Educativa e Estágio Supervisionado e Educação e Transformação Social. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Planejamento e Práticas Educativas, Formação/Trabalho Docente e Currículo e o Trabalho Pedagógico. É coordenadora do subprojeto Pedagogia, na área: Alfabetização e Letramento anos iniciais do Ensino Fundamental do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/FACIP/UFU.

VALÉRIA RIBEIRO CARVALHO
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, bolsista do Programa de Bolsas de Licenciaturas (PROLICEN/UFG) nos anos de 2014, 2015 e 2016. Atualmente desenvolve a pesquisa intitulada: A leitura na escola: representações sociais de alunos; que objetiva conhecer e compreender as representações sociais de alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura na escola, à luz dos fundamentos da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici.

VANDERLEI BALBINO
Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), especialista em Administração Escolar e Didática do Ensino Superior (2004), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é pesquisador da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), membro de dois grupos de pesquisa: NEFEF e GÉFYRA - Universidade Federal de São Carlos (SP). Experiência na área de Educação, História, Leitura e Escrita Braille, Administração Escolar, Didática Geral. Atua nos seguintes temas: Inclusão Escolar, Educação Especial, Formação Docente, Deficiência Visual, Estimulação Visual, Orientação e Mobilidade, Educação Indígena e Diversidade. Professor adjunto II da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí no departamento de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Educação, Inclusão e Exclusão Social; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial; Metodologia de Ensino para Deficientes Visuais; Pesquisa em Educação; História Geral da Educação; Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico; Currículo, Cultura e Avaliação; Políticas Educacionais no Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação, vinculado à linha de pesquisa: Linha 2 - Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores/Universidade Federal de Goiás (UFG)/Regional Jataí. Exerce os projetos de pesquisa: Políticas de Ação Afirmativa na Universidade: Possibilidades de Inclusão no Ensino Superior; Projeto de Acessibilidade 2015; A Formação Docente nas Escolas Públicas de Jataí (GO).