Capa do livro: LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DOCENTE:<br>experiências, políticas e práticas

LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DOCENTE:
experiências, políticas e práticas

Autores: Jacqueline de Fátima dos Santos Morais - Mairce da Silva Araújo - José Ricardo Carvalho (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta publicação traz a leitura e a escrita implicadas em uma outra perspectiva de formação docente, que não a prescritiva, a normativa, e a dogmática. Nessa concepção, ler e escrever são compreendidos como direitos que exigem de cada pessoa atos comprometidos. Para tal, uma polifonia de vozes entra em diálogo na composição do livro “Leitura e Escrita na Escola e na Formação Docente: Experiências, Políticas e Práticas”, abrangendo diferentes contextos e realidades, estendendo-se por vários estados e cidades brasileiras - Rio de Janeiro: São Gonçalo, Niterói, Santo Antônio de Pádua; São Paulo: Campinas, Rio Claro; Mato Grosso do Sul: Dourados; Sergipe: Itabaiana, Aracaju. Atravessando a fronteira encontramos na capital do México e na cidade de Guadalajara outros interlocutores para alimentar nossos diálogos e preocupações em torno das temáticas da alfabetização e da formação docente. Os artigos que compõem este livro, de diferentes perspectivas e pressupostos, promovem reflexões sobre os desafios da formação docente, considerando o papel da universidade e do cotidiano escolar como espaços de produção e apropriação da leitura e da escrita. Essa discussão se configura para além do domínio técnico da lecto-escritura, apostando numa dinâmica complexa para compreender as relações envolvidas entre ler, escrever e formar-se professor/a alfabetizador/a. Desejamos que as interlocuções aqui trazidas possam instigar novos diálogos e contrapalavras que contribuam para ampliar as reflexões teórico-práticas sobre as relações envolvidas entre ensinar a ler, escrever e formar-se professor/a alfabetizador/a.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1294-7
DOI: 10.24824/978854441294.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 338
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DOCENTE:<br>experiências, políticas e práticas

Autores

JACQUELINE DE FÁTIMA DOS SANTOS MORAIS
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua na graduação e no Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Procientista/ FAPERJ e Jovem Cientista FAPERJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: História(s), Memória(s) e Formação de Professores (UERJ)

JOSÉ RICARDO CARVALHO
Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Líder e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Discursos e Aprendizagens (GEADAS)

MAIRCE DA SILVA ARAÚJO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores – FFP, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Procientista/Faperj atua na graduação e no Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: História(s), Memória(s) e Formação de Professores (UERJ)

ALINE GOMES DA SILVA
Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores – FFP, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pedagoga. Professora do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAP/INES)

ANA PAULA VENÂNCIO
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professora do Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa: Formação de Escritores e Leitores (GEFEL/ISERJ) e da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad)

ANGÉLICA JIMÉNEZ ROBLES
Doutora em Educação. Mestrado em Literatura. Professora da Universidad Pedagógica Nacional (095) México, coordenadora do Curso de Pós-graduação em “Animación Sociocultural de la lengua”

CARMEN LUCIA VIDAL PEREZ
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Coordenadora do GEPEMC – Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Memória e Cotidiano

CARMEN SANCHES SAMPAIO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora Associada da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Integrante da Rede de Formação Docente: narrativas e experiências (Rede Formad) e da Red Latinoamerica de Estudios sobre Trabajo Docente (Red Estrado). Coordena o subprojeto de Educação Infantil/PIBID/UNIRIO

CRISTIANA CALLAI DE SOUZA
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense, professora do curso de pedagogia no INFES/Santo Antônio de Pádua, trabalha com as disciplinas Infância e Cultura e Escola da Infância. Realiza pesquisa com crianças no cotidiano escolar da Educação Infantil

ELIANE GREICE DAVANÇO NOGUEIRA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – no curso de Pedagogia, em Campo Grande/MS e do Mestrado em Educação na Unidade de Campo Grande e na Unidade de Paranaíba. Líder do grupo de estudo e pesquisa em narrativas formativas, GEPENAF

GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO
Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação. Pedagogo. Coordenador do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Unicamp

IARA MARIA CAMPELO LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe – UFS e Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Inclusão escolar da pessoa com deficiência –NUPIEPED –UFS – CNPq

ÍTALA NAIR TOMEI RIZZO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pedagoga. Professora alfabetizadora da Rede Municipal de Ensino de Campinas

JADER JÁNER MOREIRA LOPES
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF e Pesquisadores no Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância – GRUPEGI (CNPq/UFF-UFJF)

JORGE ALBERTO CHONA PORTILLO
Doutor em Educação pela Universidade UNAN. Mestre em Ciências Antropológicas. Docente e Investigador na Universidad Pedagógica Nacional e na Benemérita Escuela Nacional de Maestros, no México. Um viajante pela literatura e narrativa para a investigação no campo da educação

LAURA NOEMI CHALUH
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Campus de Rio Claro). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens, Experiência e Formação

MARCIA SOARES DE ALVARENGA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, atua na graduação e no Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Procientista/FAPERJ. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: História(s), Memória(s) e Formação de Professores

MARIA FERNANDA PEREIRA BUCIANO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pedagoga. Professora alfabetizadora da Rede Municipal de Ensino de Campinas

MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua na graduação e no Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da UERJ, pesquisadora do GT de Educação popular da ANPED. Procientista/FAPERJ e Jovem Cientista FAPERJ. Líder do diretório de Pesquisa Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores

MARISOL BARENCO DE MELLO
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF e Pesquisadores no Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância – GRUPEGI (CNPq/UFF-UFJF)

MITSI PINHEIRO DE LACERDA LEITE
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo – USP. Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UFF). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos

MONICA LEDO SILVESTRI
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Faculdade de Educação (FEUFF) da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Laboratório de brinquedos, jogos e brincadeiras – LAB, na FEUFF

NÁDIA CRISTINA DE LIMA RODRIGUES
Mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Formação de Professores – FFP, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Professora da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal Fluminense e em Gestão Educacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

ROSAURA SOLIGO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação. Formada em Psicologia e Pedagogia. Pesquisadora do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, com experiência em alfabetização, formação, produção de material didático e vídeos educativos

SANDRA NOVAIS SOUSA
Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS; especialista em Alfabetização pelo IESF (2007). Professora alfabetizadora da Rede Estadual e Municipal de ensino em Campo Grande – MS. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas, GEPENAF

SARAH CORONA BERKIN
Doutora em Educação. Doutora em Comunicação pela Universidad Católica de Lovaina, Bélgica. Professora da Universidad de Guadalajara (UDG), México

TIAGO RIBEIRO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos