Capa do livro: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO:<br> eventos de letramento na escola

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO:
eventos de letramento na escola

Autores: Cláudio Eduardo Resende Alves - Magner Miranda de Souza (Orgs.)

O livro Educação para as Relações de Gênero: eventos de letramento na escola consiste numa coletânea de textos, elaborados pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, a partir de formações docentes, pesquisas, parcerias interinstitucionais e intervenções pedagógicas no enfrentamento às práticas discriminatórias em escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1441-5
DOI: 10.24824/978854441441.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO:<br> eventos de letramento na escola

ALESSANDRA SAMPAIO CHARCHAM
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Mestrado em Sociologia – California State University (1991) e Doutorado em Demografa pela Universidade

Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora-adjunta nível III do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Demografa, com ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva, Sociologia da Saúde e Estudos de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, violência de  gênero, saúde sexual e reprodutiva, juventude e trabalho.

CLÁUDIA CALDEIRA SOARES
Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG-2000), graduação em Pedagogia pelo Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais – atual UEMG – (1992) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Desenvolvimento de trabalho de caráter pedagógico em Gerências Regionais de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Professora da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) nos cursos Normal Superior e Pedagogia (2003 a 2011). Analista de obras literárias para a seleção do acervo do PNBE e do Kit Literário da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Gestora de Políticas Públicas Educacionais

do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (2013 a 2016). Atualmente, Secretária Municipal Adjunta de Educação da Prefeitura de Contagem.

CLÁUDIO EDUARDO RESENDE ALVES
Doutorado em Psicologia na linha de pesquisa dos processos de subjetivação pela PUC Minas (2016), Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (2015), Mestrado em Ensino de Ciências pela PUC110 Minas (2009), Especialização em Educação Afetivo Sexual pela FUMEC (1995) e Graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas (1989). Professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia da Faculdade Pitágoras. Gestor de Políticas Públicas Educacionais do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Professor convidado do Centro de Extensão da Faculdade de Educação da UEMG. Parecerista ad hoc de inúmeras revistas científcas. Bolsista do Fundo de Incentivo à Pesquisa da PUC Minas (2014).

Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Feministas da PUC Minas.

JULIANA GONZAGA JAYME
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas. Professora dos cursos de Ciências Sociais e Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência acadêmica na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Integra os grupos de pesquisa Cultura Urbana, modos de vida e identidade e Cultura e Cidade, da PUC Minas e o grupo cultura, Memória e Identidade, da UNB. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, Corpo, Identidade, Cidade, Espaços Públicos, Trabalho. Pesquisadora do CNPq.

LUCAS RAPHAEL FERREIRA DE ANDRADE
Graduando no curso de Psicologia da PUC Minas – Unidade

Coração Eucarístico. Extensionista do PROEX – Pró-Reitoria de

Extensão da PUC Minas (2016) no projeto “Meninos e Meninas

aprendem a mesma coisa? Desigualdades no processo de ensino e aprendizagem”.

MAGNER MIRANDA DE SOUZA
Mestrando em Psicologia pela PUC Minas (2016). Graduado em Letras (1987). Especialização em Alfabetização e Letramento pela FaE/UFMG (2010). Especialização em Linguagem EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO: eventos de letramento na escola 111 Tecnologia pelo CEFET-MG (2014). Complementação de estudos em Psicologia na PUC Minas (1998 a 2001). Professor da Rede Municipal de Belo Horizonte desde 1994. Acompanhante Pedagógico Escolar do Ensino Fundamental e EJA da Secretaria Municipal de Educação. Analista de Obras Literárias para composição do Kit Literário ofcial da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL da Faculdade de Educação da UFMG. Gestor de Políticas Públicas Educacionais do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Belo Horizonte. Professor visitante do Curso de Extensão da Faculdade de Educação da UEMG (2016). Pesquisador na PUC Minas na Pós-Graduação em Psicologia.

MARIA IGNEZ COSTA MOREIRA
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), especialização em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública Esmig (1987), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é Professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, revisora de vários periódicos acadêmicos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gravidez, Adolescência, Gerações, Maternidade, Gênero e Psicologia Social.

PAULO VINÍCIUS FARIA PEREIRA
Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Cursou Teologia entre 2010 e 2012, no Instituto de Filosofa e Teologia Dom  João Resende Costa, Departamento da mesma Universidade. Extensionista do PROEX – Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas (2016) no projeto “Meninos e Meninas aprendem a mesma coisa? Desigualdades no processo de ensino e aprendizagem”.