Capa do livro: TRADUÇÕES E INOVAÇÕES NAS ESCOLAS:<br>entre máquinas de ensinar e netbooks

TRADUÇÕES E INOVAÇÕES NAS ESCOLAS:
entre máquinas de ensinar e netbooks

Autores: Luciana Velloso

Esta obra apresenta um estudo sobre o “Programa Um Computador por Aluno” (PROUCA), buscando observar nas práticas pedagógicas de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro os processos de ressignificação de tal Projeto empreendidos naquele espaço. O PROUCA é desenvolvido em âmbito mundial, mas chegou à escola do município do Rio de Janeiro somente em 2010, enquanto a rede estadual já contava com o mesmo em algumas unidades escolares há mais tempo. O trabalho é fruto de uma minuciosa pesquisa de cunho etnográfico na primeira escola do município do Rio de Janeiro a receber o PROUCA. Além da observação sistemática do cotidiano da Escola, foram utilizados recursos como conversas informais, entrevistas gravadas e transcritas, fotografias, participação em atividades da escola, além da coleta de informações em bibliografias específicas e consulta das matérias divulgadas pelo site oficial do PROUCA e do site do One Laptop per Child (OLPC), projeto que inspirou o PROUCA. No contato com a Escola, pude observar as dificuldades e as estratégias desenvolvidas para se colocar em prática e utilizar estes equipamentos tanto pelos/as alunos/as quanto pelos/as professores/as e os problemas relacionados à produção de um currículo escolar que atenda à atual política de resultados. Tais propostas apresentam-se vinculadas à ideia de inovação pedagógica e tentando entender como esta inovação de fato se deu, focalizei o caso do PROUCA e seu discurso de inclusão digital, entendendo-o como um discurso híbrido que tenta se fixar como inovador.

Impresso
de R$ 70,04 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 40,41

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1382-1
DOI: 10.24824/978854441382.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

TRADUÇÕES E INOVAÇÕES NAS ESCOLAS:<br>entre máquinas de ensinar e netbooks

LUCIANA VELLOSO
Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia Presencial da UERJ. Integra o GrPESq/CNPq “Políticas de currículo e cultura”. Graduou-se em Pedagogia e História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) e o Doutorado em Educação no mesmo Programa. Tem diversos trabalhos publicados e experiência principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Currículo, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Novas Sociabilidades em sua relação com o uso de Tecnologias, Cultura e Consumo.