Capa do livro: SEQUÊNCIA FEDATHI ALÉM DAS CIÊNCIAS DURAS<br>COLEÇÃO SEQUÊNCIA FEDATHI

SEQUÊNCIA FEDATHI ALÉM DAS CIÊNCIAS DURAS
COLEÇÃO SEQUÊNCIA FEDATHI

Autores: Hermínio Borges Neto (Org.)

livro impresso
de R$ 35,90 por
livro digital
de R$ 35,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Sequência Fedathi além das ciências duras” faz parte da Coleção Sequência Fedathi e apresenta uma coletânea de trabalhos de pesquisadores vinculados ao Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará. Busca aprofundar questões ligadas ao ensino e à aprendizagem em áreas distintas da que deu origem à proposta de ensino Sequência Fedathi, a Matemática, permitindo ao leitor verificar a abrangência de seu uso e algumas possibilidades de aplicação.
A Sequência Fedathi é caracterizada, principalmente, por ter um olhar mais atento para as ações do professor dentro e fora da sala de aula, favorecendo a autonomia do aluno, que é estimulado ativamente durante este processo de ensino. A Sequência Fedathi tem como foco principal o professor, sua intencionalidade, seu comportamento, participação e interação com os alunos em sala de aula.
Ao todo, são oito capítulos que apresentam aspectos significativos da vivência da Sequência Fedathi nos quais os autores debruçaram-se para, de maneira simples e clara, apresentar um texto de interesse dos profissionais da área.
Esperamos que esta publicação possa, efetivamente, contribuir com novos projetos para a promoção e divulgação da proposta de ensino Sequência Fedathi e que sirva como uma referência para outros profissionais no ensino das diversas áreas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1324-1
DOI: 10.24824/978854441324.1
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

SEQUÊNCIA FEDATHI ALÉM DAS CIÊNCIAS DURAS<br>COLEÇÃO SEQUÊNCIA FEDATHI

Autores

ANA CARMEN DE SOUZA SANTANA
Doutoranda (ingresso em 08/2015) e Mestre em Educação Brasileira (concluso em 10/2008), Especialista em Informática Educativa e Graduada em Pedagogia, titulações obtidas em cursos da Universidade Federal do Ceará. Professora Assistente DE da Universidade Federal do Tocantins no Curso de Pedagogia no Campus de Arraias. Desenvolve projetos e orienta nas áreas de Formação de Professores, Cultura Digital, Educação e Tecnologias e Educomunicação. A tese em desenvolvimento tem como problemática como ocorre a formação de professores num projeto de extensão da UFC - Laboratório de Pesquisas Multimeios, o Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID (coordenado pelo Prof. Hermínio Borges Neto), no qual atua como Bolsista de Extensão no País do CNPq – Nível B, no qual também coordena as ações de Web TV e Web Rádio.

ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2010) na Área de Concentração em Formação de Professor, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2005). Atua como Professora Universitária (UECE) e Formadora Educacional em programa de formação continuada de professores.

ANTÔNIA LIS DE MARIA MARTINS TORRES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisadora do Laboratório Multimeios, atuando em projetos de ensino e extensão desde 2009, professora adjunta vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais.

ANTONIO MARCELO ARAÚJO BEZERRA
Mestrando em Educação no eixo de Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Ateneu e licenciado em Matemática pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Professor da rede municipal de Canindé-CE e Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

FRANCISCO AUGUSTO SILVA NOBRE
Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF. Realizou Pós-Doutoramento no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará sob Orientação do professor Hermínio Borges. Professor da Universidade Regional do Cariri – URCA desde 1994. Tem experiência na área de Ensino de Física e em Teoria de Campos aplicada a Física da Matéria Condensada.

HERMÍNIO BORGES NETO (Organizador)
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Pós-doutor em Matemática pela Université Paris Diderot, PARIS VII. Coordenador do Laboratório de Pesquisas Multimeios, atua nas áreas de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital, e em Ensino de Matemática.

ILIANE MARIA PIMENTA RODRIGUES
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e eixo no Ensino da Matemática. Professora especialista na rede pública estadual – SEDUC – lotada na Crede 01 – Maracanaú. Integrante do Laboratório Multimeios e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Multimeios (GEM²) – UFC com pesquisas em Educação Matemática, Aprendizagem Cooperativa e Sequência Fedathi.

RAIANNY LIMA SOARES
Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Eixo Tecnologias Digitais na Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Professora da Educação Básica e Bolsista - Colaboradora do Laboratório de Pesquisa Multimeios/FACED/UFC.

TÂNIA SARAIVA DE MELO PINHEIRO
Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Especialização em Educação a Distância e em Comunicação em Mídias Digitais. É professora da UFC Campus Quixadá. Área de interesse: métodos e técnicas de pesquisa em educação e computação.

THIAGO ARRAIS SOARES
Graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui Especialização em Ensino de Física e Imaginologia. É Professor do Colégio Objetivo de Juazeiro do Norte-CE. Área de Interesse: Ensino de Física e Física Médica.

VIVIANE PEREIRA LIMA VERDE LEAL
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, na área de Educação, Currículo e Ensino. Objeto de estudo: a utilização pedagógica dos bate-papos virtuais. Atua como colaboradora em tecnologias educacionais e formadora de formadores dos anos iniciais na Secretaria da Educação do Estado do Ceará.