Capa do livro: CRIAÇÕES TRANSVERSAIS COM GILLES DELEUZE:<br>artes, saberes e política<br>Coleção Transversalidade e Criação: ética, estética e política<br>VOLUME VI

CRIAÇÕES TRANSVERSAIS COM GILLES DELEUZE:
artes, saberes e política
Coleção Transversalidade e Criação: ética, estética e política
VOLUME VI

Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Pedro Paulo Gastalho de Bicalho - Flávio Valentim de Oliveira - Igor do Carmo Santos - Arthur Santos - Érica de Nazaré Marçal Elmescany - Mário Tito Barros Almeida (Orgs.)

O livro é uma coletânea de textos brilhantes, em homenagem ao legado do filósofo francês Gilles Deleuze. Foram completados 20 anos do falecimento de Deleuze, em 4 de novembro do ano de 2015, congressos e encontros, publicações e simpósios foram realizados, em todo o mundo, propondo conversar sobre as contribuições desse relevante filósofo contemporâneo.
A recepção de Deleuze, no Brasil e em muitos países foi intensa e trouxe contribuições para inúmeras áreas, fora o impacto nas artes e na política, entre outros movimentos, espaços e grupos que se valeram da potência de uma filosofia da diferença como a realizada por Gilles Deleuze. Ao se referir ao impacto marcante dos trabalhos de Deleuze, Michel Foucault chegou a afirmar que um dia o século seria deleuzeano.
Esse livro é resultado de diálogos propostos no GT Deleuze da ANPOF e por amizades e conversações entre Flávia Cristina Silveira Lemos, Dolores Galindo, Nilson Oliveira, Transversalizando, Philia, Difere, Labtecc e Subjetividade e cultura.
O leitor encontrará nesse livro: escritos rigorosos e densos, produzidos por pesquisadores sobre Deleuze de diversos programas de pós-graduação brasileiros e estudiosos docentes na graduação bem como artistas, participantes de movimentos ligados à filosofia da diferença. Por fim, vale mencionar o quanto esses capítulos poderão apontar para conversações potentes com Gilles Deleuze, no Brasil e alguns dos seus efeitos na Psicologia, Filosofia, Educação, Cultura, Artes, Letras e Biologia.

Impresso
de R$ 184,13 por
R$ 141,64
Digital
de R$ 184,13 por
R$ 128,89

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1156-8
DOI: 10.24824/978854441156.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 612
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CRIAÇÕES TRANSVERSAIS COM GILLES DELEUZE:<br>artes, saberes e política<br>Coleção Transversalidade e Criação: ética, estética e política<br>VOLUME VI

ADRIANA TEIXEIRA DE LIMA
Graduada em Ciências Econômicas pela UNISO. Mestre em Educação pela UNISO

ANA PAULA SANTOS MEZA
Psicóloga, Discente do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista da Capes

ALDA REGINA TOGNINI ROMAGUERA
Graduada em Pedagogia/UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação/UNICAMP. Professora e pesquisadora na Universidade de Sorocaba/UNISO

AMANDA GABRIELLA BORGES MAGALHÃES
Cursa atualmente Graduação em Psicologia (Formação do Psicólogo) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa “Psicologia Social e Política – Transversalizando em História, Filosofia e Educação”. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) – Núcleo Belém

AMANDA MAURÍCIO PEREIRA LEITE
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É também fotógrafa com formação pelo Departamento Artístico Cultural da mesma instituição. É Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro dos grupos de Pesquisa Tecendo (UFSC) e Transver (UFT)

ANDRÉ BENASSULY ARRUDA
Psicólogo/UNAMA, Mestre em Psicologia/UFPA, Professor de Psicologia/UNAMA. Membro do Transversalizando

ANDRÉA VIEIRA ZANELLA
Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora de mestrado e doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e estudos complementares na UFRGS. Desenvolve atividades junto à CAPES, na condição de coordenadora adjunta da Câmara II - Sociais e Humanidades, Área Interdisciplinar desde 2011

CAMILA MACEDO MARTINS
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2016. Tem experiência nas áreas de Psicologia Jurídica, Clínica e Saúde Mental

CARLOS JORGE PAIXÃO
Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno – FICOM, 1984). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, convênio MEC/SESU/CAPES, 1988). Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional (FICOM, 1989). Mestrado em Educação pela PUC-SP, 1993. Doutorado em Educação pela UNESP, 1999. Pós-Doutorado em educação pela UNICAMP. Docente com experiência de Ensino e Pesquisa, na área da Educação, com ênfase em História da Educação, Filosofi da Educação, Epistemologia e Teorias da Educação, Didática e Prática Docente

CAROLINE CHRISTINE GARCIA DO NASCIMENTO
Possui graduação em Filosofia/UFMT. Mestre em Estudos da Cultura Contemporânea/ECCO-UFMT

CÍNTIA VIEIRA DA SILVA
É professora adjunta no Departamento de Filosofia e no Programa de Mestrado em Estética e Filosofia da Arte da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em Filosofia pela Unicamp, com estágio de pesquisa na École Normale Supérieure, em Lyon (França), é coeditora da revista Alegrar e autora de Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa(2007)

DAIANE GASPARETTO DA SILVA
Graduada em Psicologia (2012) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2014). Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades, com ênfase em questões relacionadas a pessoas em situação de rua. Integrante do Grupo de Pesquisa “Transversalizando” e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (Núcleo Belém). Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções

DANIELE SANTOS VASCO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutoranda em Educação (ICED/UFPA). Possui experiência como docente de Psicologia, com ênfase na supervisão de Estágios Básicos, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, infância, educação, currículo e modos de subjetivação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando

DANIELLE MILIOLI
Doutoranda em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2013-2017). Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea (linha Poéticas Contemporâneas) pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT (2012). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC (2006). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2002). Artista da dança atuando no circuito nacional de Arte Contemporânea desde 2000. Atualmente é vice-líder e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Tecnologias, Ciências e Criação (TECC/UFMT), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades (GEPS/UNESP) e do GT Ecologias Outras: traçados estéticos, poéticos e políticos, da Associação Brasileira de Psicologia Social- ABRAPSO. Desenvolve experimentos de criação/pesquisa na interface entre artes e ciências que retratam humanos e não/humanos sem hierarquia agencial com o objetivo de discutir processos sociotécnicos

DOLORES GALINDO
Doutora (2006) e Mestre (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado-Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (Lab.teCC). Membro da Rede Centro-Oeste de Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas - CO3 - e da equipe coordenadora da Red Latinoamericana de Posgrados en Estudios sobre la Cultura - ReLaPec

ELLEN AGUIAR DA SILVA
Pedagoga/UFPA, Mestre em Psicologia/UFPA, Doutoranda em Educação/UFPA, Concursada SEDUC/PA

ÉRICA DE NAZARÉ MARÇAL ELMESCANY
Terapeuta ocupacional; mestre em psicologia, doutoranda em psicologia, professora no departamento de terapia ocupacional da UEPA

ESTHER MARIA MAGALHÃES ARANTES
Normalista pelo Instituto de Educação de Goiás (1967); Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971); Formação de Psicólogos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), Mestrado em Educação, pela Boston University (1976); Doutorado em Educação, pela Boston University (1981) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2011) e Graduação em Gestão de Órgãos Públicos pela Universidade da Amazônia (2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia; possui título de mestre em Psicologia pela UFPA. Doutoranda em Psicologia/UFPA

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Possui Graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia/UNESP (1999), Mestrado em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003) e Doutorado em História Cultural/UNESP (2007). Foi bolsista FAPESP no Doutorado. Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Bolsista de Produtividade do CNPq-PQ-2. Integrante do GT da ANPEPP Subjetividade, conhecimento e práticas sociais, desde 2009. Associada às entidades: ABRAPSO, ABRAPEE e ABEP

FLÁVIA BASCUÑÁNTIMM
Doutoranda em Psicologia, Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Pesquisadora na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres, gênero e Psicologia Institucional. Docente do curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Atuação na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia do Gênero, Psicologia Jurídica e Estágio

FLÁVIO VALENTIM DE OLIVEIRA
Possui Graduação em Filosofia - UFPA (1999), Especialização em Filosofia e Ciências Humanas - UFPA (2001), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e é aluno de doutorado em Educação pela UFPA. Atualmente, é professor de Filosofia da Universidade da Amazônia e do ensino médio SEDUC-PA. Tem experiência de docência e pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e estética; literatura e modernidade: Kafka, Proust e Camus; Bergson, Nietzsche e teoria crítica: Walter Benjamin e T.W. Adorno

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008) e Mestrado em Psicologia – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente está cursando está cursando doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará. É Conselheira do Conselheiro Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP (Gestão 2013-2016). Integra o Fórum sobre  Medicalização da Educação e da Sociedade e o Grupo de Pesquisa Transversalizando no ensino, na pesquisa e na extensão.

GENYLTON ODILON REGO ROCHA
Possui graduação em Geografia/UFPA e em Pedagogia/UFPA. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Geografia pela USP. Professor associado II na Universidade Federal do Pará. Estuda currículo, diversidade e educação inclusiva 

GILCILENE DIAS DA COSTA
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Efetiva da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da UFPA (PPGEDUC/UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa PHILIA – Filosofia, Linguagem e Alteridade na Educação (CNPq/UFPA). Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Uma educação no dorso do tigre: literatura e experiências formativas” (PROPESP/UFPA)

GIOVANNA MARAFON
Psicóloga/UFSC. Mestre em Psicologia/UFSC. Doutora/UFF. Professora na Faculdade de Educação da UERJ

GISLEI DOMINGAS ROMANZINI LAZAROTTO
Possui Graduação em psicologia, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Grupo de Extensão Estação Psi, com ações em análise institucional e formação em Psicologia no contexto de políticas públicas juvenis, educação e saúde coletiva, desenvolvendo atividades com as Faculdades de Educação e Direito no Núcleo de Extensão e Pesquisa do Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes em Conflito com a Lei (PIPA). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição – LELIC-UFRGS 

HEBE SIGNORINI GONÇALVES
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre (1993) e Doutora (2001) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia Jurídica

IGOR DO CARMO SANTOS
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Federal do Pará, na Linha “Psicologia, Sociedade e Saúde”, e membro do grupo de estudos e pesquisas “Transversalizando”. É ainda membro do Núcleo Belém da ABRAPSO

JOSENILDA MAUÊS
Pedagoga/UFPA. Mestre e Doutora em Educação/PUC-SP. Professora associada II, no curso de Pedagogia da UFPA. Coordenadora adjunta do PARFOR/UFPA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DIFERE/CNPQ. Professora na graduação e na pós-graduação em educação/UFPA

JULIANA SOARES BOM-TEMPO
Professora Adjunta do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Professora colaboradora da Pós-Graduação em Filosofia na mesma instituição. Coordenadora do grupo de pesquisa ASFALTO – texturas entre Artes e Filosofias na UFU. Doutora em Educação pela UNICAMP/SP. Realizou doutorado sanduiche no ano de 2014 na Université Ouest-Nanterre – Paris/FR (Paris X) sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Anne Sauvagnargues. Mestre e graduação em Psicologia pela UFU

KÁTIA FARIA AGUIAR
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012-2013). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Psicologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense

LEONARDO LEMOS DE SOUZA
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)

LEANDRO BELINASO GUIMARÃES
É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do Grupo de Pesquisa Tecendo (www.facebook.com/tecendo). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, na linha de pesquisa: Educação e Comunicação

LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR
Pedagogo/UFPA; Psicólogo/UNAMA; Biólogo/UFPA; Formado em Letras/UFPA; Mestre em Educação/UEPA; Doutor em Educação/UFPA; Professor adjunto II de Psicologia da Educação/UFPA 

LEILA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS ALMEIDA
Doutoranda em EducaonceiçUNAMA; Biólogo/UFPA; Formado em Letras/UFPA; Mestre em Educação/UEPA; Doutor em Educalato sensu em Psicologia Educacional, com em Psicologia Social pela Universidade Federal do Parção/UEPA; Doutor em Educação/UFPA; Professor adjunto II de Psicologia da Educação/UFPA.duação em Educação da UFSC, na linha de pesquisa: Educação e Comunicação. E-mail: lcação do Pará

LÍLIA FERREIRA LOBO
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente, é professora associada do Programa da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense

LUCIANA LOBO MIRANDA
Pesquisadora CNPq. No Inicio da Descriçào de Mauro El Khouri INCLUIR: Doutorando em Psicologia pelo programa de Pós-Graduação em psicologia da UFC

LUÍS ARTUR COSTA
Docente adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional, no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor (CAPES) pelo Programa de Doutorado Interdisciplinar do PPGIE - UFRGS. Realizou estágio de doutoramento-sanduíche (CAPES) no Departamento de Psicologia Social da Universitat Autónoma de Barcelona, no ano letivo 2010-2011. Mestre (CAPES) pelo Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Graduou-se em Psicologia pela UFRGS (2005)

MÁRCIO ALESSANDRO NEMAN DO NASCIMENTO
Doutor e Mestre em Psicologia e Sociedade: Subjetividade e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Assis-SP (2007). Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Capacitador nas áreas da socioeducação, educação sexual, atuando com profissionais que trabalham nos serviços e equipamentos da Assistência Social e da Saúde. Experiência em docência para o curso de Psicologia e graduações que comportam a disciplina de Psicologia Aplicada (Graduação e Especialização)

MARIA DOS REMÉDIOS DE BRITO
Possui Graduação em Pedagogia e em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora associada I da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação

MARIA LÍVIA DO NASCIMENTO
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente, é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq

MARIANA CAVICHIOLI GOMES ALMEIDA
Mestre em Direito Político e Econômico pela Mackenzie (2014). Graduação em andamento em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP (2014-atual). Professora Mestre na Universidade Ibirapuera – UNIB (2015-atual). Atua principalmente nas seguintes áreas: direito econômico, direito público, direito do consumidor, filosofia do direito, metodologia da pesquisa, economia política e filosofia contemporânea

MÁRIO TITO BARROS ALMEIDA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais para o Doutorado Interinstitucional/DINTER – Universidade de Brasília com a Universidade Federal do Pará. Possui Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2008), Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1999), Graduação em Teologia pela Università Pontificia Salesiana – Roma (Itália) (1993) e Graduação em Economia pela Universidade da Amazônia (1999). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Assessor de Relações Internacionais e Coordenador e Docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia (UNAMA). É professor do Plano Nacional de Formação de Educadores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônica – UFRA. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Transversalizando, da Universidade Federal do Pará

MAURO MICHEL EL KHOURI
Mestre em psicologia/UFC. Graduação em Psicologia/UFC

MICHEL DE VILHENA FERREIRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014) na linha de pesquisa Currículo: Epistemologia & História. Tem formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2009), Bacharelado em Psicologia pela UFPA (2007) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006)

NATHÁLIA DOURADO FRAZÃO COSTA
Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Psicóloga Organizacional no Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC). Integrante do Fórum Paraense de Combate à Medicalização da Educação e Sociedade. Integrante do Grupo de Trabalho Infância e Juventude, do Conselho Regional de Psicologia 10º. Experiência na área de Psicologia Escolar na Educação Infantil. Experiência na área de Psicologia Organizacional. Jornalista pela Universidade Federal do Pará

NATHALIA LEARDINI BENDAS ROBERTO
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014, especialista em Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência pelo IPUB/UFRJ em 2016; mestranda em Psicologia pelo PPGP/UFRJ

ONDINA PENA PEREIRA
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1997) e pos-doutorado em Psicologia Social na Université du Québec à Montreal. É professora adjunta da Universidade Católica de Brasília. Pesquisa a área de saúde e sua relação com as ciências humanas e a filosofia; a psicanálise e suas relações com a sociedade; epistemologias em psicologia; a psicologia e a interculturalidade; teorias de gênero e feminismo; imagens técnicas e teoria do simulacro; clínica política

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Psicólogo, Doutor em Psicologia. Professor Associado do Instituto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ)

PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina, área de Saúde Coletiva, e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPA. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos - SP (1997), Mestrado na área de Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), com bolsa CAPES, e Doutorado em Psicologia Social na PUC-SP (2007) com bolsa da Fundação Ford

RACHEL DE SIQUEIRA DIAS
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1998). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na modalidade Mestrado, da Universidade Federal do Pará (UFPA) 

RENAN DE VITA ALVES DE BRITO
Atualmente, é acadêmico de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como educador e pesquisador nos temas: sicologia Social, Arte Urbana e Cidade

ROBERTO DUARTE SANTANA NASCIMENTO
Graduado em Psicologia Licenciatura e Bacharelado (2003) e Formação de Psicólogo (2004) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - campus de Assis). É Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo desenvolvido parte de seus estudos junto à École Normale Supérieure de Lyon (ENS de Lyon), na cidade de Lyon, França. Nesses centros de pesquisa, com o apoio financeiro do CNPq e da CAPES, desenvolveu tese acerca da Teoria dos signos no pensamento de Gilles Deleuze. No final de 2012, licenciou-se em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atualmente, ocupa o cargo de professor substituto no curso de Psicologia da UNESP, campus de Assis

RODRIGO DE OLIVEIRA FEITOSA VAZ
Rodrigo Vaz é paraibano, psicólogo, graduado pela UFPB. Militante do SUS, da Reforma Psiquiátrica, dos “vidas lokas” em rebelião, inquietos, incomuns, transtornados e errantes. Atualmente, vive e trabalha com saúde mental em São Paulo (CAPS Itapeva). Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP (2015) com o título Redução de Danos, política do comum e invenções de um cuidado de si: uma cartografia do Centro de Convivência É De Lei

ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS
Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Procientista da UERJ. Autora dos livros: Deslocamentos na formação de Professores e Formação inventiva de professores, ambos publicados pela Editora Lamparina. Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia da FFP/PIBID/CAPES/UERJ

SANDRO KOBOL FORNAZARI
Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Com defesa de tese sobre a filosofia de Gilles Deleuze, obteve o título de Doutor em Filosofia junto à Universidade de São Paulo, instituição na qual também realizou estágio de pós-doutoramento. É autor de Sobre o suposto autor da autobiografia de Nietzsche (Coleção Sendas & Veredas; GEN/Discurso Editorial/editora UNIJUÍ, 2004)

TÂNIA MARA GALLI FONSECA
Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2004). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e de Informática na Educação; dirige a Coleção Cartografias, editada pelas editoras UFRGS e Sulina

SÍLVIA NOGUEIRA CHAVES
Professora da Universidade Federal do Pará – UFPA, Licenciada em Ciências Biológicas pela - UFPA, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA, no qual é docente. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e nos Estudos Culturais da Ciência, abordando principalmente os seguintes temas: Formação de professores, Estudos Culturais, Processos de Subjetivação e Narrativas Autobiográficas, com base nas quais tem publicado artigos, livros e capítulos de livros

THIAGO CARDASSI SANCHES
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL) e bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (Faculdades Pitágoras) e em Turismo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Participante dos Grupos de Pesquisa “Imaginários na Comunicação Visual (Imagicom)” e “Imagem e subjetividade”

VICTOR SILVEIRA DO CARMO
Graduando do bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto

WILIAM SIQUEIRA PERES
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1985), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2000), Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e Pós-Doutorado em Psicologia e Estudos de Gênero pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Assis/SP

WLADIRSON RONNY DA SILVA CARDOSO
Doutor em Antropologia Social/PPGA-UFPA. Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social/PPGD-UFPA. Bacharel/Licenciado em Filosofia/IFCH-UFPA. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica/PPEB-UFPA. Professor do Curso de Licenciatura Plena em Filosofi da Universidade do Estado do Pará/DFCS-UFPA. Professor do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará (DFCS/CCSE/UEPA).P.