Capa do livro: INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:<br>desafios e perspectivas

INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:
desafios e perspectivas

Autores: Rogério Adolfo de Moura - André Albino de Almeida (Orgs.)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A internacionalização do Ensino Superior tem-se cada vez mais constituído como um processo inevitável para a educação do século XXI.  É preciso discutir as formas como se tem realizado tal processo bem como ponderar sobre horizontes possíveis para o campo educacional, consideradas a relevância e a urgência em refletir sobre o tema, sobretudo pela rapidez com que a internacionalização tem transformado realidades educacionais por todo o planeta.
Nesta obra, o leitor encontrará discussões voltadas para a internacionalização em diversas partes do mundo: do Brasil à Alemanha, da África do Sul ao México, passando por Argentina e Timor Leste. Os autores, além da exposição de peculiaridades sobre o fenômeno em cada uma das nações, também se lançam a abordagens de cunho mais teórico, nas quais questões como uma biosfera de estudos educacionais, processo de humanização, regulação social, bem público etc. são tomados como instrumentos para a análise da internacionalização do Ensino Superior.
A variedade de temas presentes nesta obra demonstra uma preocupação em vencer a barreira imaginária que separa uma educação do Sul e do Norte do planeta. Assim, África, América Latina, Leste Asiático são colocados sob um mesmo olhar que Europa, numa perspectiva de que a internacionalização no Ensino Superior, ainda que possa refletir em muitos aspectos a relação desigual de forças entre nações, continentes e subcontinentes, deve ser tomada da maneira mais abrangente possível, para fazer jus à complexidade do fenômeno e ao modo como ele se tem adaptado às diversas realidades locais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1381-4
DOI: 10.24824/978854441381.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR:<br>desafios e perspectivas

Autores

ANA ELISA SPAOLONZI QUEIROZ ASSIS
Pedagoga, Jurista, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadora Associada do curso de Pedagogia (gestão 2016-2017) e vice-coordenadora do Programa UNIBRAL (CAPES/DAAD: Unicamp-Universidade de Siegen). Trabalha com os temas de direito à educação e políticas públicas educacionais

ANDRÉ ALBINO DE ALMEIDA
Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Foi supervisor acadêmico do Programa UNIBRAL (CAPES/DAAD: Unicamp-Universidade de Siegen, 2014-2015). Atualmente é professor do Colégio Técnico de Limeira (COTIL/UNICAMP) e é doutorando na Faculdade de Educação da Unicamp. Também é organizador deste livro

ÂNGELA MARIA MORAES
Professora há 20 anos na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atualmente no Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos. Foi Coordenadora Adjunta do Programa Ciência sem Fronteiras junto à Coordenadoria de Relações Internacionais e Institucionais da Unicamp, de 20/04/12 a 23/07/13

ELISABETH HENNING
Professora e diretora do Centro de Pesquisa Prática Educacional (CEPR) no campus de Soweto da Universidade de Johanesburgo. Foi premiada pela Cátedra Sul-Africana de Pesquisa (SARchI) por estudos sobre a linguagem de aprendizagem, ciências e matemática no Ensino Fundamental I. Ela coordena pesquisa na área de formação de professores, matemática cognitiva, desenvolvimento de conceito em ciência e leitura de ciências e textos matemáticos (Centro de Pesquisa Prática Educacional e Cátedras de Pesquisa Sul-Africanas, Campus de Soweto, Universidade de Johanesburgo)

HELENA SAMPAIO
Antropóloga, é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolve pesquisas sobre ensino superior sob diferentes aspectos: sistemas comparados de ensino superior, diversificação institucional e estratificação social, privatização e mercantilização, acesso e equidade

HENRIQUE LEONARDO DUTRA
Henrique Dutra é doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na Linha de Pesquisa sobre Linguagem e Arte em Educação no Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, onde investiga o universo da cultura e educação entre Brasil e África. É arte-educador no Centro Cultural e Escola de Artes Augusto Boal e professor convidado na Universidade da Vida (UNIVIDA), no Curso de Pós Graduação em Literatura com ênfase em Contação de Histórias

JAN BREUER
Pesquisador da pós-graduação na Universidade de Siegen (Uni-SIEGEN), Estado da Renânia do Norte-Vestfalia - Alemanha. Formado no curso Pedagogia: Inclusão Social e Desenvolvimento do Sujeito. Foi intercambista do programa Unibral no período de 2014 a 2015

LEILA KAJEE
Professora de Linguística Educacional na Faculdade de Educação da Universidade de Johanesburgo, na África do Sul. Entre seus focos de pesquisa, estão linguagem e literaturas dentro contexto sociocultural e nos estudos críticos. Ela é autora de Constructing Identitites in online communitities of practice, editora Peter Lang, assim como de vários artigos de pesquisa. Leila Kajee é também co-coordenadora de vários projetos locais e internacionais

LUIZ GUSTAVO GUIMARÃES
Mestrando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui licenciatura em Pedagogia e Especialização em Gestão Escolar. Atua na Coordenação Pedagógica em Escolas de Educação Básica e é membro do Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO/Unicamp. Foi bolsista no PQLP em 2013/2014, com auxílio da CAPES para a realização do Estágio Docente no Exterior (Timor Leste)

LUCIMARA GAZIOLA DE LA TORRE
Professora da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atualmente no Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos. Foi Coordenadora de Graduação da FEQ (2015-2016) e Coordenadora Associada de Graduação (2013-2014 e 2016)

MARIA TERESA M RODRIGUES
Professora da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Engenharia Elétrica, com Pós-doutorado na Carnegie Mellon University. Coordenadora de Graduação da por 6 anos, coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/UNICAMP) por 4 anos. Atualmente, coordenadora de ensino do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem ( EA2)/Pró-Reitoria de Graduação/UNICAMP)

NADINE PETERSEN
Professora do Departamento de Educação Infantil da Universidade de Johanesburgo, África do Sul, com foco em pesquisas nas áreas de Formação de Professores para o Ensino Fundamental I e Serviço de Aprendizagem em Formação de Professores. Coordena pesquisa na aprendizagem do estudante professor, com apoio da National Research Foundation (NRF) em parceria com a Universidade de Helsinki, bem como pesquisa sobre enculturação de estudantes na educação superior (Departamento de Educação Infantil, Soweto Campus, Universidade de Johanesburgo)

ROGERIO ADOLFO DE MOURA
Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem publicações nos temas de juventude, arte, corpo e formação de professores, tendo sido coordenador de ensino de graduação entre 2014 e 2016. Também vem atuando mais recentemente em estudos voltados para a internacionalização do ensino superior. Foi vice-líder e coordenador do Laborarte (Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação/UNICAMP - 2010-2013) e atualmente é membro do OLHO (Laboratório de Estudos Audiovisuais/UNICAMP) e vice-coordenador do Grupo de Pesquisas em Pedagogia Social (USP/UNICAMP). Foi coordenador do Programa UNIBRAL (CAPES/DAAD: Unicamp-Universidade de Siegen, 2014-2015)

SARAH GRAVETT
Professora e decana da Faculdade de Educação na Universidade de Johanesburgo, África do Sul, com foco principal de pesquisa em formação de professores. Envolveu-se no estabelecimento de uma escola dentro da Universidade de Johanesburgo

SELMA VENCO
Socióloga, mestre e doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Coordenadora do Programa Unibral Unicamp-Universidade de Siegen. Atualmente desenvolve pesquisas que articulam a política educacional e o trabalho docente

ULRIKE BUCHMANN
Professora e decana da Faculdade 2 da Universidade de Siegen (Uni-SIEGEN) Coordenadora do INEDD e do curso de Pedagogia: Inclusão e Desenvolvimento do Sujeito. Especialista e coordenadora de projetos com o BIBB/DAAD, bem como na área de pedagogia profissional e educação profissional no Estado da Renânia do Norte-Vestfália