Capa do livro: INTERLOCUÇÕES PSICOLÓGICAS:<br>construindo significados entre a teoria e a pratica

INTERLOCUÇÕES PSICOLÓGICAS:
construindo significados entre a teoria e a pratica

Autores: Luciana Souza Borges - Bruno Birro Coutinho - Luciana Bicalho Reis - Simone Chabudee Pylro (Orgs).

Este livro é uma coletânea derivada de trabalhos de conclusão de curso, de atividades de ensino e extensão, de eventos científicos e das inúmeras aproximações entre os autores que participam desta publicação. Apresenta distintos aspectos epistemológicos, teórico-metodológicos e interdisciplinares, das práticas, teorias e metodologias da área psicológica.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1376-0
DOI: 10.24824/978854441376.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INTERLOCUÇÕES PSICOLÓGICAS:<br>construindo significados entre a teoria e a pratica

ALESSANDRA BRUNORO MOTTA
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES. É professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFES. Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, desenvolvendo pesquisas sobre os temas: enfrentamento, risco psicossocial e intervenção psicológica em diferentes populações, no contexto de saúde. Participa do Grupo de Pesquisa: “Processos Psicológicos e Saúde” do CNPq e “Saúde da Criança e do Adolescente” da ANPEPP.

ANDREA DOS SANTOS NASCIMENTO
Graduada em
Psicologia desde 1997. Possui mestrado em Política Social e Doutorado em Psicologia pela UFES. Pós-Doutora em Psicologia pelo PPGP-Ufes. Professora do Departamento de Psicologia (CCHN/Ufes). Área de pesquisa: Psicologia do Trânsito e Mobilidade; Violência no Trânsito; Subjetividade; Identidade de Gênero; Sexualidade Humana; Preconceito; Estereótipo e Discriminação.

ÂNGELA MARIA DE AGUIAR MENDES
Bacharel em Direito (FABAVI); Mestranda em Segurança Pública (PPGSPo) da UVV-ES/Bolsista FAPES de Mestrado; Especialista em Direito Processual Civil UNINTER.

BRUNO BIRRO COUTINHO
Graduado em Psicologia e doutorando em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Leciona nos cursos de graduação em Psicologia e Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), atuando nas seguintes áreas: Psicopatologia, Psicologia Hospitalar, Psicologia Clínica, Psicanálise, Supervisão de Estágio e Integração Ensino Serviço Comunidade.

CAMILLA RAMOS MEDALANE CRAVINHO
Possui mestrado em
Psicologia pelo PPGP-Ufes; Especialista em Terapia Cognitiva -Comportamental; Psicóloga na Secretaria de Políticas para Mulheres da Serra/ES. Representante do Conselho Regional de Psicologia da 16ª região ES no Fórum Estadual LGBT. Área de atuação: Violência contra mulher; Identidade de Gênero; Preconceito.

CAMILLA VIANA GONÇALVES PEREIRA
Graduada em
Psicologia pela Universidade Vila Velha (UVV) e mestranda em Orientação e Medicação Familiar na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha.

CLÁUDIA BALESTREIRO PEPINO
Graduada em
Psicologia pela UFES (1994) e Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa pela UFES (2008), especialização em Curso de Formação em Gestalt-Terapia pelo Instituto Gestalt do Espírito Santo (1996), especialização em Formação de Terapeuta Comportamental pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2003), mestrado em Psicologia pela UFES (1998) e doutorado em Psicologia pela UFES (2014). Atualmente é professora titular da Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero. Conjugalidade. Trabalho Feminino.

CLAUDIA PARESQUI ROSEIRO
Doutoranda e Mestre em
Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Psicologia pela UFES. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento e atualmente trabalha como psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, atuando em Varas de Família, Varas de órfãos e Sucessões e Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

CLÁUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL
Psicóloga e doutora em
Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Integra o Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Humano (LEDHUM-PPGP-UFES). Seus trabalhos possuem em comum interesse pelo desenvolvimento infantil, principalmente no relacionado aos seus aspectos cognitivos.

CLAUDIA PORTO DO NASCIMENTO
Graduanda em
Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrou projetos de Iniciação Científica na área de Psicologia do Desenvolvimento de 2012 a 2015, atuando, principalmente, em intervenções com jogos de regras. Atualmente é bolsista no projeto de extensão “Rede de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social” (REDEPSO-UFES) e extensionista voluntária no projeto “Serviço de Atenção Psicológica ao Graduando da UFES” (SAPSIG-UFES).

DIANA NASCIMENTO FREIRE
Graduada em
Psicologia (UVV-ES); Foi estagiária na Casa Marista de Semiliberdade (ES); Atuou como Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-Viana Sede).

ERIKA DA SILVA FERRÃO
Psicóloga (
Universidade Federal do Espírito Santo, 2001) e Doutora em Psicologia (UFES, 2007). Foi bolsista CAPES de Doutorado-sanduíche da CAPES (visiting scholar) no Couseling & School Psychology Program da San Siego State University (EUA, 2006 e 2007), onde também foi pesquisadora visitante por 7 meses. Em 2011 foi pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde da UnB, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e do Curso de Psicologia da PUC-Campinas. É docente permanente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Vila Velha, docente do curso de graduação em Psicologia e pós-graduação Latu Sensu Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva.

FABIANA PINHEIRO RAMOS
Psicóloga, Mestre e Doutora em
Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora do Departamento de Psicologia da UFES, ministrando disciplinas e orientando estágios na clínica analítico-comportamental. Desenvolve pesquisas sobre os temas: 1) ansiedade, estresse e estratégias de enfrentamento com diferentes populações; 2) avaliação de resultados de intervenções na clínica; e 3) violência contra a mulher. Participa dos Grupos de Pesquisa: “Processos Psicológicos e Saúde” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e “Saúde da Criança e do Adolescente” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

FERNANDA ROSALEM CAPRINI
Psicóloga, Mestre e Doutoranda em
Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Atua em pesquisas sobre os temas: estresse, enfrentamento e risco psicossocial em populações com doenças crônicas.

GUSTAVO ENRICO CABRAL RUSCHI
Graduado em Medicina pela
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES; Professor do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), onde é coordenador da disciplina Reprodução e Sexualidade e do Estágio Supervisionado (internato) em Ginecologia e Obstetrícia. Ginecologista e Obstetra no Instituto Estadual de Saúde Pública (IESP), no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, na Prefeitura Municipal de Vitória (Apoio Matricial em Saúde da Mulher à Estratégia de Saúde da Família).

GUSTAVO TASSIS BAPTISTA
Mestrando em
Psicologia pelo PPGP-UFES, orientado pela Profª Drª Valeschka Martins Guerra. Graduado em Psicologia pela Faculdade Brasileira – Multivix, unidade de Vitória. Representante do Conselho Regional de Psicologia da 16ª região ES na Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT. Área de Atuação: Identidade de Gênero; Sexualidade; Direitos Humanos.

HILDICÉIA DOS SANTOS AFFONSO
Mestre em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa de
Ensino e Pesquisa (FUCAPE). É psicóloga graduada pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1996). Especialista em docência. Atualmente é professora da Universidade de Vila Velha (UVV) e da Faculdade Brasileira –Multivix, supervisionando estágios específicos nas Varas da Infância de Vila Velha, Serra e Cariacica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação psicológica, psicologia jurídica e psicoterapia breve focal, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, parentalidade; vínculos afetivos, psicoterapia breve focal; psicologia jurídica, com enfoque em abuso sexual, alienação parental e adoção.

IRINEU VIEIRA LOPES NETO
Graduando do Curso de Medicina pela
Universidade Vila Velha. Diretor dos coordenadores locais de educação médica da International Federation of Medical Students Associations Brazil comitê UVV no ano de 2014.

JULIANA PORTELA MACIEL SERAFIM
Psicóloga, graduada pela
Universidade Vila Velha, UVV – ES, em dez/2013.

KAMILA VILELA DE SOUZA
Graduanda em
Psicologia (UVV-ES); Bolsista FAPES de Iniciação Científica.

KELI MENEZES DE BRITO
Bacharel em Direito e atualmente, acadêmica no curso de Psicologia da Universidade Vila Velha (UVV). Desenvolve atividades como aluna de iniciação científica, no projeto Violência Escolar da referida instituição de ensino. Tem Experiência de estágio em Educação Básica, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – campus Vitória-ES, na área de Psicologia Escolar.

KELY MARIA PEREIRA DE PAULA
Doutora em
Psicologia pela UFES, professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (Associado I), integrando o Programa de Pós Graduação em Psicologia da mesma universidade. Formada em Psicologia (1991) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou o Mestrado em Educação (1998) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na área de Educação Especial. Integra o Núcleo de Acessibilidade da Universidade (NAUFES); é líder do grupo “Processos Psicológicos e Saúde” (UFES) e membro do grupo de pesquisa “Saúde da Criança e do Adolescente” da ANPEPP. As pesquisas focalizam procedimentos de avaliação e intervenção para a promoção do desenvolvimento na população infantil em condição de risco biológico ou social, com doença crônica ou deficiência, com destaque para os seguintes temas: coping, enfrentamento da dor pediátrica e da hospitalização, mediação da aprendizagem, inclusão educacional e Avaliação Assistida.

LUCIANA BICALHO REIS
Psicóloga, Mestre e Doutora em
Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. É professora do curso de Psicologia e de Especialização em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva da Universidade Vila Velha (UVV). Ministra disciplinas e orienta estágios na área de desenvolvimento humano com interface com o campo da saúde. Realiza pesquisas com foco em Desenvolvimento Humano e suas interfaces com a saúde, inclusão social e enfrentamento em diferentes populações. Integra o grupo de pesquisa do CNPq “Processos Psicológicos e Saúde”.

LUCIANA SOUZA BORGES
Psicóloga. Doutora em
Psicologia (UFES, 2011). Professora, Pesquisadora e Coordenadora do Mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha (UVV-ES). Professora das Graduações em Psicologia e em Direito da UVV-ES. Supervisora de estágios específicos em campos de interface entre a Psicologia e o Direito, como Vara de Família, Núcleo de Prática Jurídica (NUPRAJUR), Presídios, e Unidades de Medidas Socioeducativas. Foi Psicóloga da Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Presídios da Comarca de Vitória (ES, 1994-2000). É pesquisadora do LAPSIM, Laboratório de Psicologia da Moralidade (UFES) e do grupo de pesquisa Segurança Pública (UVV-ES); Compõe, como Membro Titular, a Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas da FAPES (desde 2014).

LUÍS FELIPE DUTRA AVELAR
Graduando em
Psicologia pela Faculdade Brasileira – Multivix, unidade de Vitória. Membro fundador do Núcleo Universitário Voltado ao Estudo da Multidiversidade Sexual (NUVEM). Área de Pesquisa: Identidade de Gênero; Sexualidade; Direitos Humanos.

LUZIENE DALMASCHIO BIASUTTI DE OLIVEIRA
Doutora em Medicina pela
Universidade Federal do ES (UFES). Neuropediatra pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Departamento de Pediatria do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal do ES (UFES).

MARCELO DE SOUZA GORZA
Graduado em
Psicologia e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Vila Velha (UVV). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

MARIA BEATRIZ MARTINS LINHARES
Professora Associada (Livre-Docente, MS-5) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1977), com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1978-1979), títulos de especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, conferidos pelo CFP, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1988). Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá) realizado em 2002 com Dra Ruth E. Grunau. Livre-Docência na FMRP-USP em 2009. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1-A).

MARIA CAROLINA DE ANDRADE FREITAS
Psicóloga; Doutoranda em Educação pela
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Especialista em Saúde Mental pelo Centro Universitário Newton Paiva. Professora Universitária. Experiência clínica em consultório, instituições e em Programas Sociais de Referência.

MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO
Graduada em
Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da UFES, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Adolescência e Contexto Sócio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, representações sociais, memória social, família, saúde e masculinidade. Integra o Grupo de Trabalho da ANPEPP intitulado Memória, Identidade e Representações Sociais desde 2008.

MARIANA BONOMO
Graduada (2004) e Doutora em Psicologia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com trabalhos vinculados à Psicologia social. Atualmente, é Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, membro do GT/ANPEPP Memória, Identidade e Representações Sociais e Pesquisadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social (RedePSO – UFES). Tem experiência em metodologia aplicada à pesquisa social e processos psicossociais, atuando, principalmente, em grupos étnicos e comunidades tradicionais a partir da análise dos processos identitários e representacionais.

MICHELE MOREIRA FERNANDES
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, stricto sensu, da Universidade Vila Velha (UVV-ES). Foi bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Cursou graduação em Psicologia pela Universidade Vila Velha (UVV-ES / 2013). Tem experiência em Psicologia Clínica com adolescentes.

MÔNICA COLA CARIELLO BROTAS CORRÊA
Graduada em
Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES. Neuropsicóloga pela Faculdade de Medicina da USP (FM-USP). Compõe a equipe de educação permanente da Escola Técnica de Saúde (ETSUS) da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória ES. Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV). Atua na área de psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento com foco em estudos sobre Intervenção Precoce em Transtorno do Espectro do Autismo.

MÔNICA ROCHA DE SOUZA
Graduada em
Psicologia (UFES); Psicóloga Clínica; Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva (UVV-ES); Especializanda em Terapia Cognitivo Comportamental; Atuou como Psicóloga na Casa Marista de Semiliberdade (ES).

RAYSA FEITOSA TEIXEIRA
Possui graduação em
Psicologia pela Universidade Vila Velha (2015). Especialização em neuropsicologia em andamento, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais­ Instituição Feluma (2016­).

SCHWANNY ROBERTA COSTA RAMBALDUCCI MOFATI VICENTE
Psicóloga, Mestre e Doutoranda em
Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, Bolsista da CAPES. Atua em pesquisas com foco no enfrentamento de pessoas em situação de risco.

SIMONE CHABUDEE PYLRO
Doutora, mestre e graduada em
Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professora do Curso de Psicologia e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Vila Velha (UVV). Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, principalmente no que diz respeito aos aspectos cognitivos presentes na prática de jogos; e na área de Psicologia Escolar, especialmente em temas ligados à violência escolar.

SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO
Tem licenciatura e bacharelado em
Psicologia (PUC-Campinas, 1978, 1979), Mestrado em Educação Especial (UFSCar, 1985), Doutorado em Psicologia Experimental (USP, 1993) e pós-doutorado em avaliação assistida de crianças com deficiência visual (CEPRE/FCM/UNICAMP, 1998). É Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (desde 2012) e do Mestrado em Ciências da Saúde (2015) da PUC-Campinas. Aposentou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo [UFES] (1986-2011), recebendo o título de Professora Emérita em 2014. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES (PPGP/UFES) desde 1992. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2001. Orienta pesquisas nas áreas de Psicologia Pediátrica sobre avaliação e intervenção em problemas de desenvolvimento, em temas como Estratégias de Enfrentamento e Avaliação Assistida.