Capa do livro: EDUCAÇÃO ESCOLAR:<br> teorias e práticas

EDUCAÇÃO ESCOLAR:
teorias e práticas

Autores: Cícero Barbosa da Silva - Julio Cesar Machado (Orgs.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro Educação Escolar – teorias e práticas (volume 01) aborda temas de interesse dos docentes e demais profissionais da educação e visa contribuir para uma reflexão sobre as diversas interfaces do trabalho educacional. Neste volume os temas trabalho docente, educação sexual, educação física e inclusão escolar, ensino de ciências, linguagem e leitura, ensino médio integrado, psicologia e educação, e, plano de desenvolvimento da escola são abordados de forma objetiva nas pesquisas de professores especialistas, mestres e doutores com vivência na educação escolar e com uma sólida formação profissional que os credenciam a discutirem as temáticas.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1412-5
DOI: 10.24824/978854441412.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO ESCOLAR:<br> teorias e práticas

Autores

CÍCERO BARBOSA DA SILVA
Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na linha de pesquisa Política e gestão educacional. Mestre em Educação Escolar pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2014), com pesquisa na área temática de formação de professores e tecnologias educacionais. Especialista em: Ensino de Ciências (UFMG – 2015); Educação Empreendedora (UFSJ – 2014); Gestão Pública Municipal (UNIRIO – 2012); Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF – 2011); Design Instrucional para EaD Virtual (UNIFEI – 2010); Práticas de Letramento e Alfabetização (UFSJ – 2010); Educação para a Diversidade e Cidadania (UNESP – 2010); Informática em Educação (UFLA – 2009). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2007). Atua como professor (efetivo) nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública municipal de São Sebastião do Paraíso, possui experiência na docência do ensino médio, na educação profissional técnica de nível médio, e em cursos da educação profissional básica (qualificação profissional). Atuou como diretor escolar e coordenador pedagógico na rede privada de educação. Possui experiência no planejamento e desenvolvimento de cursos de qualificação profissional e cursos técnicos de nível médio, bem como no credenciamento e autorização de funcionamento de instituições educacionais. Na educação a distância atuou como tutor no ensino técnico (curso Técnico em Informática), e atualmente no curso Técnico em Logística no IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, e atuou como tutor do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Lavras / Universidade Aberta do Brasil. Na gestão pública educacional atuou (de 2013 a 2016) como Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior de São Sebastião do Paraíso – MG sendo o responsável pela implantação dos polos da e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil), da UAITEC (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais) e da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e pela gestão do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego), e responsável pela política municipal de inclusão tecnológica e digital. Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Passos – MG, em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu na área de educação. Suas áreas de interesse e pesquisa são: Política e gestão educacional, Gestão educacional democrática, Educação profissional técnica de nível médio, Tecnologias Educacionais, e Informática em Educação.

DAIANA APARECIDA FERREIRA BARBOSA
Especialista em: Educação Especial e Inclusiva (Centro Universitário Barão de Mauá – 2015); Educação Empreendedora (UFSJ – 2014); Gestão Escolar: administração, supervisão, orientação, inspeção e coordenação escolar (Faculdade Calafiori – 2011), é graduada em Licenciatura em Normal Superior (Faculdade Calafiori – 2005). Atua como professora (efetiva) nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública estadual de São Sebastião do Paraíso – MG. Também possui experiência na orientação educacional em cursos de educação profissional, e em secretaria escolar.

FAUSI DOS SANTOS
Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na linha de pesquisa Sexualidade, cultura e educação sexual. Mestre em Linguística e Análise do Discurso (UNIFRAN – 2014), graduado em Licenciatura em Filosofia (Universidade do Sagrado Coração – 2000). Atua como supervisor do núcleo de extensão e professor na Instituição Toledo de Ensino em Bauru – SP. Possuí experiência na área de Filosofia, atuando nas áreas de Teoria do Conhecimento, Filosofia Contemporânea, Análise do Discurso, Antropologia, Educação e Redes Sociais. Foi pesquisador CAPES pelo Observatório da Educação, sobre a Sexualidade e Corpo nas Redes Sociais.

JOSÉ MILTON AZEVEDO ANDRADE
Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na linha de pesquisa Teorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedade. Mestre em Educação Escolar (Centro Universitário Moura Lacerda – 2014), com pesquisa sobre Inclusão Escolar e Educação Física. Especialista em: Educação Especial Inclusiva (UNESP – 2015); Jogos, estratégias e integração (UNIFRAN – 2008); Educação Física Escolar (FIPA – 2007); Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (PUC/SP – 2007). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física (UNIRP – 2004 / 2005). Atualmente exerce atividade docente (efetivo) nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo, em Barretos. Possui experiência na Educação a Distância como tutor no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Brasília / Universidade Aberta do Brasil. Atualmente também atua como professor no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB, curso de Licenciatura em Educação Física. Suas pesquisas visão à investigação sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência na escola regular, relações de ensino e a psicologia histórico-cultural.

JOSÉ SEGUNDIANO UNGARO
Mestre em Educação Escolar (Centro Universitário Moura Lacerda – 2014), com pesquisa sobre Ensino de Ciências e Formação de professores. Especialista em Gestão Educacional (UNIFAC – 2005); graduado: em Licenciatura em Pedagogia (UNIOESTE – 2009), Licenciatura em Matemática (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro – 1996), Licenciatura em Ciências de 1º grau (Universidade do Sagrado Coração – 1993). É professor (efetivo) da Rede Estadual Paulista em Bauru – SP, e já atou como coordenador pedagógico, vice-diretor e diretor na rede pública paulista. Suas áreas de pesquisa e interesse são a
área da Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências, Projetos, Currículo, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

JULIO CESAR MACHADO
Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, com período sanduíche na
École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris, França (2015). Mestre em Linguística (UFSCAR – 2010). Especialista em: Gestão Escolar: administração, supervisão, orientação, inspeção e coordenação escolar (Faculdade Calafiori – 2012), e Linguística e Literatura (UNIFRAN – 2007). Graduado em Letras (UNIFRAN – 2005). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Passos – MG, em cursos de graduação e pesquisador na área de linguística e linguagem. Possui experiência como professor dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio (nas redes pública estadual de Minas Gerais e rede privada) e na Educação de Jovens e Adultos, além de ter atuado como professor em outras instituições de ensino superior, inclusive na docência e coordenação de curso de especialização lato sensu. Na educação a distância atua como tutor no curso de Letras da Universidade Federal de Lavras / Universidade Aberta do Brasil.

MARCELO VELLOSO HEEREN
Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na linha de pesquisa Política e gestão educacional. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Exercício Físico e Reabilitação (UNOPAR – 2006), graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNIUBE – 2012), e em Licenciatura em Educação Física (UEL – 2004). Atualmente é professor (efetivo) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva, atuando como docente dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Possui experiência no ensino superior como docente e coordenador de curso.

RENATA FARCHE ALVES
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto (2015). Especialista em Gestão de Pessoas (FGV – 2006), graduada em Psicologia (UNIFRAN – 1999). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Passos – MG, em cursos de graduação na área de educação, administração, serviço social e direito. Possui experiência como professora da educação profissional no SENAI – SP, e atuação como perita de laudos na área de Psicologia para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Atuou em hospitais e clínicas no atendimento psicológico de crianças, jovens e adultos. Na educação a distância atuou como tutora da área de educação, humanidade e artes na UNISUL.

RENATA PIANTINO FORMAGIO
Mestre em Avaliação e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (IST – 2011), e em Didática e Plnejamento do Ensino Superior (FAFIPA / FESP – 1990). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (FESP – 1989). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Passos – MG, em cursos de graduação na área de educação, e atua como Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Passos – MG. Atuou como professora dos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública estadual de Minas Gerais e é formadora do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.