Capa do livro: DO CONTEXTO LITERÁRIO À REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE:<br> a educação em mosaico

DO CONTEXTO LITERÁRIO À REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE:
a educação em mosaico

Autores: Osmar Hélio Alves Araújo - Célia de Jesus Silva Magalhaes - Maria Neuma Clemente Galvão (Orgs.)

A obra “DO CONTEXTO LITERÁRIO À REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: A EDUCAÇÃO EM MOSAICO” visa apresentar significativas contribuições pela transformação da sociedade brasileira, pela formação de sujeitos participantes e não meros espectadores frios face às estruturas burocráticas e centralizadoras, como também diante das estruturas pouco eficazes de muitas instituições educacionais e das complexas transformações socioeconômicas, culturais e políticas, entre outras, desencadeadas nos meandros do século XXI.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1256-5
DOI: 10.24824/978854441256.5
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DO CONTEXTO LITERÁRIO À REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE:<br> a educação em mosaico

SOBRE OS AUTORES

ADJANIR DO NASCIMENTO BEZERRA

Graduada em Letras e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, é professora do Curso de Letras na mesma instituição. Áreas de interesse: Análise do Discurso, Linguística Textual e Ensino da Língua Materna.

ALBERTO DA SILVA GOMES
Doutorando em Humanidades e Artes, com ênfase em Educação, pela Universidade Nacional de Rosário – UNR, Argentina. Atualmente é professor de Língua espanhola e portuguesa do Ensino Médio, na rede estadual do Ceará. Nos últimos anos, tem atuado na formação continuada de professores.

ALUIZIO LENDL
É licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde é integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE). Atua como professor do Departamento de Línguas e Literaturas, na área de Linguística, da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde coordena o Projeto de Extensão Ampliando Linguagens e Tecnologias (ALT), o Projeto de Iniciação Científia “Imagens de Si, Modos de Ser” e o Projeto de Estágio Extracurricular Laboratório de Ensino de Línguas.

ANA MOÉSIA MAGALHÃES RIBEIRO MACHADO
Formada em Educação Física pela UFPB, Especialista em Educação Especial pela UVA, Cursando Especialização em Saúde Mental com Ênfase em TEA – pelo INESP, Educadora Física do NASF – Missão Velha – CE, Mãe de criança Autista com 7 anos de idade, Presidente da AMA Cariri.

CÁSSIA DA SILVA
Possui graduação em Letras e Especialização em Psicologia aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Atualmente é aluna regular do Curso de Mestrado Profisional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.

CÍCERA SINEIDE DANTAS RODRIGUES
Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA); Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Gestão Escolar (URCA); Licenciada em Pedagogia (URCA).

EDMILSON RODRIGUES CHAVES
Professor efetivo do Município de Crateús-CE; graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE – 1998); com Complementação de Estudos nas áreas de Português e Inglês(UVA – 2003); Especialista em Psicopedagogia(FAEC/UECE – 2000); Especialista em Gestão Escolar (Instituto UFC Virtual – 2012).

ELOISA RODRIGUES PÁSSARO
Licenciada em Português pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do campo, pela Universidade Federal do Cariri (URCA). Atualmente é Educadora e Coordenadora Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Regional do Cariri (URCA).

FRANK LANE MACÊDO MACHADO
Formado em Geografi e Especialista em Geografi e Meio Ambiente

pela URCA, Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Estado do Ceara – CAED – UFJF, Cursando Especialização em Saúde Mental com Ênfase em TEA – pelo INESP, Coordenador Rede Estadual – EEM Adauto Bezerra de Barbalha – CE, Pai de criança Autista com 7 anos de idade, Vice-Presidente da AMA Cariri.

GILTON SAMPAIO DE SOUSA
Professor Adjunto IV na área de Linguística da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado na área de Letras.

GISELLE MAGALHÃES RIBEIRO
Formada em Serviço Social pela Faculdade Leão Sampaio, Especialista em Serviço Social e Humanização – FJN, em fase de conclusão (apresentação de artigo fial), Cursando Especialização em Saúde Mental com Ênfase em TEA – pelo INESP, Assistente Social da SASTC de Milagres – CE, Membro do Conselho Fiscal da AMA Cariri.

HUGO DE MELO RODRIGUES
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Licenciado em Teatro pela URCA e em História pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST) em Pernambuco.

JOSÉ ALBIO MOREIRA DE SALES
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE);

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE); Doutor em História com tese sobre História da Arte pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e estágio de pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto, em Portugal.

JOSILENE MARCELINO FERREIRA
Professora concursada da Rede Municipal do Municipal de Santana do Cariri– CE (Polivalente 1º ao 5º). Professora Temporária da Universidade Regional do Cariri– URCA– Unidade (UDMV). Pós–Graduada em Gestão Escolar/ URCA. Graduada em Pedagogia/ URCA.

LAZARO RANIERI DE MACÊDO
Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Pós-graduado em Educação Física Escola e Fitness pela Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. Graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO
Licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Comportamento

Organizacional e doutor em Educação (Tecnologia Educativa). Desenvolve projeto de Pós-Doutorado em Ensino de Línguas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

MARA RÚBIA PEREIRA DOS SANTOS
Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é professora de Língua Portuguesa da educação básica.

MARIA DO SOCORRO RODRIGUES DE CASTRO
Professora efetiva da rede de Educação Básica do Estado do Ceará. Graduada em Pedagogia e Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Mestre em Educação pela Universidade da Madeira – Uma. Funchal. Portugal.

MARIA LÚCIA PESSOA SAMPAIO
Graduada em Pedagogia (1992) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização (1999), Mestrado (2002) e Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005).

NILTON CÉSAR ALVES DA SILVA
Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Campus Cedro (CE) (2012). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em: Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

RAIMARA AMARO DE FREITAS
Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. É professora da rede particular de ensino em Cajazeiras-PB e da rede municipal de ensino em Barro/CE.

RITA OLIVEIRA DE CARVALHO
Graduada pela Universidade Regional do Cariri– URCA. Especialista em psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos– FIP. Atualmente é professora Substituta da Universidade Regional do Cariri– URCA.

RONALD DE FIGUEIREDO E ALBUQUERQUE
Graduado em Filosofi pela Universidade Estadual do Ceará (1975); Mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (1987), Doutor em Educação pela na Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Regional do Cariri (URCA).

VILMA MACIEL
Professora de Literatura e Língua Portuguesa. Especialista em

Planejamento Educacional, Universidade Salgado de Oliveira, Rio de Janeiro 1996. – Licenciada em LETRAS pela Faculdade de Filosofi do Crato – Agregada a UFC – Fortaleza Ceará 1987. – Especialista em Produção Textual e Língua Portuguesa 1992 – Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

SOBRE OS ORGANIZADORES

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Licenciado em Letras, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, pelo trabalho como supervisor educacional, professor-formador de professores, coordenadores e gestores escolares na Rede Municipal de Ensino do Ceará e pela docência no Ensino Superior. Autor de artigos publicados no Brasil sobre a formação contínua do docente, coordenador pedagógico e sobre a escola em interface ao contexto contemporâneo. Atualmente integra os Grupos de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Educação, Trabalho e Formação de Professores – GEPET da Universidade Regional do Cariri (URCA). Além disso, estar vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA) como professor temporário, assim como é professor-formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

CÉLIA DE JESUS SILVA MAGALHÃES
Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professora da Universidade Regional do Cariri e diretora administrativa – Unidade de Missão Velha da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área do ensino de História Contemporânea e Educação, com ênfase em Educação e História Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão, história política, regional e local, cultura popular e religiosa. Desenvolve projetos para formação dos professores de História e trabalha a pesquisa documental, tendo acervo da história local e regional de fotos e documentos.

Maria Neuma Clemente Galvão
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Educação ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Educação e meio ambiente, com ênfase em Educação ambiental, de adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, Geopark Araripe, arte educação, assentados do MST, avaliação, educação do campo; assessora para assuntos de educação do Geopark Araripe.