Autores: Elisabete Andrade (Org)
Na modernidade, o conceito de política assume um caráter de unicidade ligado às atividades do Estado capitalista e, em consequência, articula-se também à legitimidade do poder de Estado nas ações de governo, ou seja, na tarefa de planejar, decidir, proibir, intervir, legislar e organizar a res pública (SANTIAGO; CALLAI, 2014). A política, como forma de organização do Estado, tem um papel condutor, normatizador e regulador que visa o bem-estar social de todas as pessoas que constituem a polis. Em uma concepção platônica é uma arte que não pode ser exercida por qualquer pessoa.
No que diz respeito à educação, as políticas públicas têm atuado de forma pontual na tentativa de atingir um maior número de instituições e, assim, manter o controle dos processos educacionais, tendo em vista a busca de um padrão de pessoa e de sociedade. É neste sentido que o processo de globalização, desde o final do século 20, juntamente com o processo de expansão das novas tecnologias da informação, vem atuando mundialmente de forma paradoxal.
Paradoxal porque, ao mesmo tempo em que alargam possibilidades de diálogos entre gerações, comunidades e culturas, também contribuem para a intensificação dos processos de exclusão social mediante a transmissão da falsa ideia de que o acesso tanto à informação quanto ao conhecimento e aos bens materiais e culturais produzidos pela humanidade, é possibilitado a todas as pessoas.
Os problemas da atualidade são bastante preocupantes e o movimento de mudança, por maior que seja, é mínimo diante do que precisa realmente acontecer. Desta forma, acreditar que pela educação é possível um mundo melhor é considerar que a diversidade de toda ordem seja respeitada, que outras formas de relações se constituam de maneira mais justa e que as leis de mercado não se sobreponham aos direitos humanos (ANDRADE; BORGMANN; RODRIGUES, 2014).
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1265-7
DOI: 10.24824/978854441265.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LUCIANE SPANHOL BORDIGNON
Possui graduação em Ciências Licenciatura Curta Duração pela Universidade de Passo Fundo (1987), graduação em Licenciatura Plena Habilitação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2008), Doutorado Sanduiche no Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa (2011) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2014). Atua como docente na Universidade de Passo Fundo e realiza atividades de extensão no Centro Regional da Educação Faed/UPF. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UFRGS/UPF) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE/UPF). Constituiu experiências no campo da gestão educacional e escolar e educação superior.
ELIARA ZAVIERUKA LEVINSKI
Possui graduação em Pedagogia - (1983) e mestrado em Educação (2000) pela Universidade de Passo Fundo e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É professora titular da Universidade de Passo Fundo nos cursos Pedagogia e Ciências Biológicas - e de pós-graduação lato sensu, coordenadora do curso de Pós-Graduação lato sensu Especialização em Políticas e Gestão da Educação e desde julho de 2010 é Diretora da Faculdade de Educação, da Universidade de Passo Fundo. Realiza atividades de extensão universitária na área de formação de professores e de pesquisa na linha de políticas educacionais. Na trajetória profissional atuou como professora da rede estadual de ensino do RS, constituiu experiência em assessorias técnico-pedagógicas em escolas e secretarias municipais de educação, bem como em processos de gestão do ensino público. Aborda e publica, com mais ênfase, temáticas como: Políticas e gestão da educação, formação de professores, projeto político-pedagógico e gestão democrática.