Capa do livro: DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO AO TRABALHO PEDAGÓGICO:<br> possibilidade e desafios

DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO AO TRABALHO PEDAGÓGICO:
possibilidade e desafios

Autores: Liliana S. Ferreira - Claudio R. do Nascimento - Dulcineia L. P. de Toni - Andréia Vendoin

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro contém uma síntese da produção dos últimos dois anos do Kairós/UFMS — Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Nesse período, objetivou-se aprofundar a noção de “trabalho pedagógico”, relacionando-a aos temas de estudo de cada pesquisador. Entre as pesquisas realizadas, foram produzidos os textos a seguir apresentados, os quais partem de uma temática geral e contextual para o particular, de uma relação social para uma produção específica, o trabalho, mas não qualquer trabalho, o trabalho pedagógico, que começa a aparecer nas produções do Grupo de Pesquisa a partir de 2007.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1263-3
DOI: 10.24824/978854441263.3
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO AO TRABALHO PEDAGÓGICO:<br> possibilidade e desafios

Autores

LILIANA SOARES FERREIRA
Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), licenciada em LETRAS, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), especialização em literaturas em língua portuguesa, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), mestre em educação nas ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, atuando na graduação, especialização e no programa de pós-graduação em educação (mestrado e doutorado) e no programa de pós-graduação em educação profissional. É lider do grupo KAIRÓS - grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho, educação e políticas públicas. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas e escola.

GUILHERME HOWES
Bacharel e mestre em Ciências Sociais, licenciado em Sociologia e especialista em História do Brasil. Toda formação pela UFSM. Trabalhou no Ensino Médio como professor efetivo da Rede Pública Estadual/RS e como professor universitário na Rede Privada. Atualmente é professor de Teoria Social da Universidade Federal do Pampa.

CLAUDIO RODRIGUES DO NASCIMENTO
Graduado em Engenharia Elétrica (1986), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciado no Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas de 2º grau (UFSM). Especialista em Engenharia Clínica, pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre - RS e em Sistemas Elétricos de Potência pela UFSM. É Mestre em Educação pelo PPGE do Centro de Educação – UFSM, onde realizada atualmente o Curso de Doutorado em Educação. Foi Diretor (2006-2010), Vice-Diretor (2010-2014) e é professor no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria vinculado à Universidade Federal de Santa Maria – CTISM/UFSM desde 1989 desenvolvendo suas atividades profissionais nas áreas de Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica (Proeja) e Automação Industrial. Entre 1982 e 1986 foi servidor técnico administrativo no Hospital de Clínicas Veterinárias - UFSM.

VICENTE CABRERA CALHEIROS
Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Educação Física escolar e mestre em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Educação - UFSM.

DAIANE DALLA NORA
Graduada em Educação Física - Licenciatura. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Física pela UFSM. Atualmente é Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação e professora da rede municipal de Santa Maria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS. Realiza estudos na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas Educacionais.

JOÃO FRANCISCO MAGNO RIBAS
Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas; Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas; Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducacióFisica de Catalunya. Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Física, na UFSM. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Praxiologia Motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes.

CARMEN ELOÍSA BERLOTE BRENNER
Licenciada em Pedagogia pela URI Santiago (2012), especialista em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental pela Faculdade São Fidelis (2015) e em Gestão Educacional pela UFSM (2016). Mestranda em Educação (UFSM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS/UFSM. É professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Santiago/RS.

DULCINEIA LIBRAGA PAPALIA DE TONI
Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2015), Mestranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação na Universidade Federal de Santa Maria – RS (2017), sob a orientação da Professora Doutora Liliana Soares Ferreira. Integrante do KAIRÓS – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.  Atualmente trabalha como professora alfabetizadora do 1º ano na Escola Santa Catarina, Rede Notre Dame de Ensino (2016). Durante a graduação, atuou como Bolsista Monitora das disciplinas de Pedagogia da Alfabetização I e II (2013 e 2014), e também como Bolsista do PIBID (2012).

ANDREIA VEDOIN
Licenciada em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Especialista em Gestão Educacional (2004) e em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2010) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente, é Doutoranda em Educação pela mesma universidade. Atuou no Setor Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Educação do Município de Silveira Martins. Atualmente, é professora substituta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação/UFSM e Técnica em Assuntos Educacionais da UFSM.

MARLIZE DRESSLER
Graduada em História pela Unijuí. Possui especialização em Educação Profissional Integrada de Educação Básica na Modalidade de EJA. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa I – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua na Coordenação Pedagógica do Ensino Médio Politécnico e do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual Profª Maria Rocha e professora de História no Ensino Fundamental II da Rede Privada de Ensino do município de Santa Maria. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FAPAS – Faculdade Palotina de Santa Maria –RS.

CLÁUDIA LETÍCIA DE CASTRO DO AMARAL
Licenciada em Letras Português-Inglês e respectivas literaturas (UFSM), especialista em Metodologia do Ensino do Inglês (UNIFRA) e em Gestão Educacional (UFSM), com mestrado e doutorado em Educação, na linha Práticas Escolares e Políticas Públicas (UFSM). Atualmente é professora de Letras no Colégio Politécnico da UFSM e do Curso de Especialização em Gestão Educacional a distância também nesta instituição. Sua jornada acadêmica e profissional volta-se para o fortalecimento do trabalho pedagógico e valorização dos trabalhadores de educação, assim como para a discussão sobre o processo e construção da pertença profissional (AMARAL, 2010; 2016) no ambiente de trabalho. Nesse sentido, desde 2008, é integrante do Grupo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Pedagogia e Políticas Públicas e coordenadora do SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federais, seção Santa Maria.

TAISE  TADIELO CEZAR
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007). Especialista em PROEJA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009)l. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente, é Doutoranda em Educação na mesma universidade. É Pedagoga - Técnica Administrativa em educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha desde o ano de 2008 e ministra aulas em cursos Técnicos  na modalidade de Educação a Distância.

MARCOS BRITTO CORRÊA
Graduado em Filosofia Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestrando em Educação (UFSM), Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Trabalho e Políticas Públicas – Kairós/UFSM. É professor da Rede Privada de Santa Maria.

DOUGLAS MORAES MACHADO
Graduando em Letras habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS. Bolsista de Iniciação Científica - CNPq no projeto "SENTIDOS, DESCRIÇÕES E POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO: O TRABALHO DOS PROFESSORES EM QUESTÃO''. O Projeto tem por objetivo analisar, comparativamente e criticamente, o processo de constituição do trabalho pedagógico, entendido como trabalho dos professores. Integrante do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas e escola, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalho pedagógico, políticas públicas, educação.

MARINA RAMOS DE CARVALHO DO NASCIMENTO
Graduanda em Pedagogia Diurno na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS. Bolsista PIBIC - CNPq no projeto "SENTIDOS, DESCRIÇÕES E POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO: O TRABALHO DOS PROFESSORES EM QUESTÃO''. O Projeto tem por objetivo analisar, comparativamente e criticamente, o processo de constituição do trabalho pedagógico, entendido como trabalho dos professores. Integrante do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS.

LUIZA DA SILVA BRAIDO
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. Bolsista PROBIC/FAPERGS no projeto SENTIDOS, DESCRIÇÕES E POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO: O TRABALHO DOS PROFESSORES EM QUESTÃO. Integrante do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS (UFSM). Realiza estudos sobre educação, políticas públicas, trabalho do professor e valorização profissional, com ênfase na história do curso normal no estado do Rio Grande do Sul.

PÂMELA NUNES DE MENDONÇA
Graduanda em Letras Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

LILIAN MORIM PRATES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Aluna Especial do Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (2016). Integrante do KAIRÓS – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Atualmente trabalha como Professora Apoiadora Pedagógica e Professora da Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC).

ELAINE LUCIA JURACK
Licenciada em Letras Inglês/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do KAIRÓS – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Atualmente é Professora Apoiadora e Tutora EAD de Língua Inglesa no Núcleo de Educação à Distância do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

ANDRÉA DE FÁTIMA MACHADO DA SILVA
Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Pós-graduada em MBA Gestão de Recursos Humanos (2010). Aluna Especial do Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (2016). Integrante do KAIRÓS – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Integrante do Grupo de Pesquisa PAACS de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente trabalha como Psicóloga Clínica e como 1° Sargento no Hospital da Brigada Militar de Santa Maria.

ANA PAULA DA ROSA CRISTINO ZIMMERMANN
Doutoranda em Educação. PPGE/ UFSM. Integrante do Grupo Kairós (PPGE/ UFSM).

TAÍS DE JESUS ARRUDA
Atualmente é estudante do Curso de Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. No ano de 2015 trabalhou como professora via contrato emergencial pela Prefeitura de Santa Maria-RS atuando nos anos iniciais do ensino fundamental, foi tutora no Curso de Pedagogia EaD da UAB/UFSM e também desenvolveu a atividade de monitora do Projeto Mais Educação. Atuou em 2013-2014 como bolsista de Iniciação Científia (PIBIC/CNPQ) no projeto de pesquisa "Sentidos, Descrições e Possibilidades de Trabalho do Pedagógico: o trabalho dos professores em questão", no ano
de 2012-2013 atuou como bolsista de Iniciação Científia (PIBIC/CNPQ) no projeto de pesquisa "Trabalho dos Professores na Escola: sentidos, movimentos e professos" e em 2012 foi bolsista de monitoria da disciplina de História da Educação do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, sobre orientação da Prof.ª Dr.ª Liliana Soares Ferreira.