Capa do livro: INCLUSÃO SOCIAL E PRECONCEITOS NA CONTEMPORANEIDADE<br>Volume III

INCLUSÃO SOCIAL E PRECONCEITOS NA CONTEMPORANEIDADE
Volume III

Autores: Adair Adams - Tiago Anderson Brutti - Vaneza Cauduro Peranzoni (Orgs.)

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Sinopse

Hannah Arendt, Martin Heidegger e outros pensadores do século passado afirmam que o ser humano está em fuga do pensar, do mundo e da liberdade. Fuga que faz caminho nas coisas, nas tecnologias e nas institucionalizações adversas a uma convivência mais serena para consigo mesmo e para com os outros. Quando consideramos pensar de um modo profundo a questão da inclusão, referimo-nos ao que os pensadores mencionados dizem do mais grave dessa fuga, que é não aceitar, não pensar e não buscar compreender o que está em jogo nesse movimento. Com isso, não buscamos defender um novo humanismo, mas manifestar a necessidade de recolocar novamente o ser humano numa perspectiva que não seja a meramente econômica ou científico-tecnológica. Chaplin afirma que a “máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade”.
Ao meditar sobre os horrores consumados nos campos de concentração nazistas, Theodor Adorno exorta que a principal das exigências para a educação deve consistir no impedimento da repetição desses inadmissíveis eventos de intolerância e extermínio. O filósofo assevera no livro “Educação e emancipação” que ainda não há entre os seres humanos uma suficiente consciência quanto às tragédias desencadeadas pelo nacional-socialismo alemão. Se a consciência dos horrores e da possibilidade de retorno à barbárie é fundamental para evitá-la e, assim, garantir continuidade à vida política, então a educação dos homens só tem sentido humanitário se for dirigida ao favorecimento de uma postura crítica e à instituição e fortalecimento de espaços para reflexão que tencionem, sobretudo, evitar a superveniência de tragédias, sejam elas provocadas pela ação ou omissão humanas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1279-4
DOI: 10.24824/978854441279.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

INCLUSÃO SOCIAL E PRECONCEITOS NA CONTEMPORANEIDADE<br>Volume III

Autores

ADAIR ADAMS
Pós-doutorado pela UNICRUZ/RS, com bolsa CAPES (modalidade 60 meses), a partir de junho de 2015. Doutor em Educação nas Ciências pela UNIJUI (2014). Mestre em Filosofia pela PUCRS (2004). Especialização em Teologia na área de Metodologia da Pesquisa pela URI/IMT - Santo Ângelo. Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002). Experiência de magistério superior nas áreas da Educação, da Filosofia, com ênfase em Filosofia da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, fundamentos da educação, hermenêutica, hermenêutica Jurídica, intersubjetividade e fenomenologia

TIAGO ANDERSON BRUTTI
Doutor em Educação nas Ciências - Filosofia (2014), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, com doutorado sanduíche (2012) junto à Universidad Autónoma de Madrid - UAM; mestre em Educação nas Ciências - Direito (2007) pela UNIJUÍ; bacharel em Filosofia (2013) pela UNIJUÍ; bacharel em Direito (2003) pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA; especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (2007) pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Desenvolve pesquisas e ações nas áreas da Ética, da Filosofia Política, da Educação e do Direito, tendo como autores e temas principais: Condorcet, Arendt, iluminismo, estatutos e instituições da república, cidadania e hermenêutica

VANEZA CAUDURO PERANZONI
Graduada em Educação Especial, Especialização em Def. Mental, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFSM, Pós-doutorado em Educação pela UFSM. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, Ludopedagogia, jogos cooperativos, Equoterapia, Cinoterapia e altas habilidades. Responsável pelo Espaço Ludopedagógico da UNICRUZ e também pelos estágios em Ludopedagogia. Possui curso básico e avançado de Equoterapia e atua na direção e coordenação pedagógica do Centro de Equoterapia da UNICRUZ/EASA

CINARA FONTOURA DORNELES MACHADO
Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, pela UNICRUZ

CLAUDIA MARIA PRUDÊNCIO DE MERA
Doutora em Desenvolvimento Rural, pela UFRGS. Docente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ – Mestrado

FAGNER CUOZZO PIAS
Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil. Pós-Graduado em Direito Previdenciário. Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal. Advogado

PATRÍCIA DALL’AGNOL BIANCHI
Doutora em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ

DIONES DA SILVEIRA BIAGINI
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado Acadêmico, da Universidade de Cruz Alta. Bolsista PROSUP/CAPES. Assessor de Comunicação do Projeto Profissão Catador II

FRANCISCO LUIS RUI JÚNIOR
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado Acadêmico, da Universidade de Cruz Alta

DÂNAE RASIA DA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado Acadêmico, da Universidade de Cruz Alta. Membro discente do GEPELC

AILTON SOUZA SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado Acadêmico, da Universidade de Cruz Alta

JÚLIO CÉSAR WINK
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado Acadêmico, da Universidade de Cruz Alta

VÂNIA MARIA OLIVEIRA DE FREITAS
Doutora em História (PUCRS). Professora da Disciplina “Diversidades Culturais e Interações Sociais”, no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ

MARIA APARECIDA SANTANA CAMARGO
Doutora em Educação (UNISINOS). Professora da Disciplina “Diversidades Culturais e Interações Sociais”, no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ

CARINE NASCIMENTO DA SILVA
Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta. Bolsista PIBEX-UNICRUZ

AIMÊ CUNHA ARRUDA
Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta. Bolsista PIBIC-FAPERGS

CANDIDA ELISA MANFIO
Graduada em engenharia agronômica, Pós- Doutora em Melhoramento Vegetal, Professora Adjunta da Universidade Cruz Alt

PAULO SERGIO FELIPE ALVES
Mestrado em Estado Maior – Coronel de Cavalaria –Sub. Comandante da 3º Divisão do Exército

PATRICIA FEIL LEAL
Mestranda no PPG Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ

ANTONIO ESCANDIEL DE SOUZA
Doutor em Linguística Aplicada (UFRGS). Professor do Curso de Direito e Docente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado - da Universidade de Cruz Alta, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade. Coordenador do Projeto e Líder do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL/UNICRUZ)

ANA LUISA MOSER KEITEL
Acadêmica do 8º Período do Curso de Direito da UNICRUZ. Bolsista do Projeto de Pesquisa apoiado pelo PROBIC/FAPERGS/UNICRUZ

CARLA ROSANE DA SILVA TAVARES ALVES
Doutora em Letras (UFRGS). Professora do Curso de Direito e Docente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado – da Universidade de Cruz Alta, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade

ANDRÉIA MOSER KEITEL
Mestre em Direito (UNISINOS). Docente coordenadora do Curso de Graduação em Direito da Universidade de Cruz Alta

FRANCISCO LUIS RUI JÚNIOR
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado Acadêmico da Universidade de Cruz Alta

SIRLEI DE LOURDES LAUXEN
Doutora em Educação/UFRGS, Pós-Doutorado em Educação/UFRGS/UL. Professora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado, pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

LUIZ RAUL SARTORI
Mestre em Desenvolvimento, Especialista em Direito Público, professor do Curso de Direito da Universidade do Noroeste do Estado do RS (UNIJUI)

JOSÉ RICARDO LIBARDONI DOS SANTOS
Mestre em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Economista, Advogado. Docente do Curso de Direito da UNICRUZ e membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Jurídicos – GPJUR

SEILA MARIA MELLO DOS SANTOS
Bacharel em Direito, Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ

KARINE DE CASTRO NORONHA
Graduada em Direito pela UNICRUZ

ISABEL CRISTINA CORRÊA RÖESCH
Graduada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação.  Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).  Vice-líder do Grupo de Estudos Etno-culturais (GEEC/ UNIOESTE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/ UFSM)

LAÍS BRAGA COSTA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Unicruz). Bacharel em Biblioteconomia (FURG). Bibliotecária no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. Pesquisadora discente do GEPELC ­ Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação (Unicruz) ao qual se vincula este texto