Capa do livro: INDISCIPLINA ESCOLAR:<br>o que pensam os professores?

INDISCIPLINA ESCOLAR:
o que pensam os professores?

Autores: Antonio Batista Alves Neto - Solange Franci Raimundo Yaegashi

Nesta obra os autores tiveram como objetivo verificar as representações sociais de pedagogos(as) sobre indisciplina escolar. A investigação dessa temática é importante pelo fato de a escola ainda estar carente de reflexões e práticas acerca do problema da indisciplina. Além disso, os professores se deparam frequentemente com situações que envolvem embates sobre indisciplina escolar, o que requer a necessidade de lidar adequadamente com tais situações. Para dar conta deste desafio, os autores utilizaram como base teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais. Realizaram ainda uma revisão teórica sobre a história da formação do pedagogo considerando alguns aspectos legais que determinaram o processo de formação desse profissional no Brasil, bem como buscaram resgatar o conceito de indisciplina no contexto escolar. Os resultados da pesquisa demonstram que as representações sociais das pedagogas sobre indisciplina no Ensino Médio estão centradas na figura do aluno, o qual é descrito como indisciplinado quando se recusa a desenvolver atividades e/ou que comete agressões físicas e verbais. Constataram ainda a frequente responsabilização da família pelo problema, juntamente com outros setores, o que revela uma desresponsabilização da função da escola em participar do processo educativo de seus alunos. Os autores concluíram que a indisciplina escolar é um problema multicausal, não podendo ser reduzido a um ou outro fator ou conceito, mas sim a um conjunto de fatores que podem gerar, ou evitar, momentos de indisciplina. Observaram também, que as práticas escolares estão carentes de fundamentação teórica sobre o conceito de indisciplina, o que acarreta em problemas ou ações ineficazes no momento em que alguma medida precisa ser tomada por parte dos professores. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1282-4
DOI: 10.24824/978854441282.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

INDISCIPLINA ESCOLAR:<br>o que pensam os professores?

ANTONIO BATISTA ALVES NETO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na área de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS), que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professor efetivo das séries iniciais no município de Sarandi - PR e desenvolve pesquisa na área de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, trabalhando as temáticas: formação de professores, práticas pedagógicas, indisciplina e representações sociais.

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Associada do Departamento Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É líder do
Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Tem experiência na área de Psicologia da Educação e desenvolve pesquisas envolvendo temáticas vinculadas à Psicopedagogia, tais como dificuldades de aprendizagem, bullying no contexto escolar, indisciplina escolar, formação de professores, relação família-escola e representações sociais. É autora de diversos livros na área de Psicologia e Psicopedagogia.