Capa do livro: PENSANDO A EDUCAÇÃO:<br>outros desafios e possibilidades<br>Volume 2

PENSANDO A EDUCAÇÃO:
outros desafios e possibilidades
Volume 2

Autores: André Covre - Marcio Coutinho de Souza - Vândiner Ribeiro (Orgs.)

Como no primeiro volume do “Pensando a educação”, mais uma vez, trazemos em um único livro textos que conversam entre si, que se atravessam, mas também se distanciam. As distâncias, no entanto, abrem novas possibilidades, se tornando o que de melhor podemos trazer, já que nos permitem pensar a educação sob diferentes lentes.
Tomando emprestadas, mais uma vez, as palavras de Clarice Lispector, fomos instigados à compilação de textos com diferentes perspectivas teóricas acreditando que “enquanto [...] [tivermos] perguntas e não houver resposta continuar[emos] a escrever”.

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1142-1
DOI: 10.24824/978854441142.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PENSANDO A EDUCAÇÃO:<br>outros desafios e possibilidades<br>Volume 2

ANDRÉ COVRE
Professor Adjunto da Área de Linguagens e Mídias Sociais do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutorando e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Graduado em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Experiência na área de Filosofia da Linguagem e Círculo de Bakhtin. Os temas de trabalho são: ciência, tecnologia, sociedade, linguagem e mídias sociais, discurso político e gestão de instituições educacionais

MARCIO COUTINHO DE SOUZA
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Vila Velha (2001). Atua como docente, na Graduação, nas disciplinas de: Administração de Materiais; Gestão de Compras e Suprimentos; Metodologia da Pesquisa Científica; Seminários de Monografia; Organização, Sistemas e Métodos (OSM); Empreendedorismo; Gestão de Projetos; Administração Orçamentária; Comércio Exterior. Na Pós-Graduação Lato Sensu: Marketing Pessoal; Gestão de Transportes e Logística; Gestão do Conhecimento nas Organizações. Na Pós-Graduação Stricto Sensu: Gestão tecnológica e de inovação da operação; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Marketing e Estratégica de Inovação Tecnológica. Atualmente, é Professor Adjunto e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no Município de Teófilo Otoni - MG

VÂNDINER RIBEIRO
Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM; coordenadora do GPECs: Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículos, Culturas e Sujeitos do Campo e da Cidade e vice-coordenadora do GPGIEd: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Gestão de Instituições Educacionais ambos vinculados à UFVJM

THAMAR KALIL DE CAMPOS ALVES
Professora Adjunta II,Classe C dos cursos de Pedagogia e Bacharelado em Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua na Coordenação de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UFVJM. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1995), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa „Políticas Saberes e Práticas Educativas“ (2011). Bolsista CAPES (2007-2010). Tem experiência na área de Educação,atuando principalmente no seguinte tema: Ensino de História


ADRIANA NASCIMENTO BODOLAY

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professora do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina e Coordenadora Institucional do PIBID UFVJM. Atua na área de Linguística e Educação, com pesquisas sobre os seguintes temas: descrição de aspectos sonoros e formação de professores

GEOVANE DA CONCEIÇÃO MÁXIMO
Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Geografia e do Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Diamantina. É Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Estatística pela mesma instituição e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de demografia, matemática, estatística e sua interdisciplinaridade, atuando principalmente nas áreas de demografia da saúde, demografia da educação e projeções populacionais

SIMONE DE PAULA DOS SANTOS
Pós-doutora pela Universidade Federal de Ouro Preto, com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES. Doutora em Linguística (2010), pelo programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou um estágio doutoral junto à Université de Poitiers, no Centre de Recherches Latino-américaines - Archivos - Fonds Raymond Cantel. Possui graduação em Letras, Licenciatura plena Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Desenvolveu em sua pesquisa de doutorado um estudo argumentativo de cordéis que dialogam com o discurso de informação midiático. Atuou como professora em disciplinas da PUC Minas, UFMG e UFOP, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Atuou no Núcleo de Assessoria Pedagógica da PUC-Minas Virtual, desenvolvendo atividades de formação inicial e continuada de professores e tutores, além de auxiliar na elaboração de material didático para essa modalidade. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UFVJM e Coordenadora do Estágio Integrado dos Cursos de Letras

LEONARDO DOS SANTOS NEVES
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Mestre em Educação (2006) e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). É professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando no curso de Pedagogia e no programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Didática e Gestão Educacional

ANA CLÁUDIA GONÇALVES DE SÁ JARDIM
Mestre em Gestão de Instituições Educacionais, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM, 2015). Pós-graduada em Educação a Distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG, 2013). Possui especialização em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (FAZU) e especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de docência, com atuação em cursos de Administração e Gestão Pública. Possui atuação na área de Geociências e Administração de Empresas. Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (2011-Atual)

AMÉDIS GERMANO DOS SANTOS
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professor de Antropologia, Sociologia e História da Educação nas Graduações do Centro Universitário de Caratinga – UNEC-MG (1991–2012); Professor de Metodologia de Ensino Superior do Mestrado em Ciências da Reabilitação e Saúde - UNEC (2006-2010), Professor de Metodologia e Editoração do Mestrado em Educação e Linguagem – UNEC (2008–2011), Professor do Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade – UNEC (2005-2011), Professor da Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia – UNEC (2011-2012), Professor Adjunto I da UFVJM a partir de 2012 e Professor do Mestrado Profissional em Educação e Gestão de Políticas Públicas da UFVJM – Campus Diamantina

RIVALDO ALFREDO PACCOLA
Licenciado em Letras – Português e Inglês, pela ITE/Botucatu; e Pedagogia, pela UNIFAC/Botucatu; Bacharel em Direito, pela FKB/Itapetininga; Especialista em Formação de Professores, pela USC; Mestre em Comunicação, pela UNESP/Bauru; Especialista em Gestão Escolar, pela UNICAMP; Doutor em Educação, pela UNESP/Marília; Professor Adjunto da UFVJM/Diamantina – graduação e pós-graduação – onde orienta alunos de mestrado profissional do PPG em Educação e do PPG Ensino em Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem e gestão educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: princípios da educação, história da educação, avaliação; leitura; texto-imagem; cinema e imaginário; comunicação

VINÍCIUS SAMPAIO DA COSTA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. Professor licenciado da Universidade Vale do Rio Doce. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. É membro do Conselho Municipal de Direitos Humanos em Governador Valadares/MG. Professor no CEFS (Curso Especial de Formação de Sargentos) da Polícia Militar de Minas Gerais

FLÁVIO CÉSAR FREITAS VIEIRA
Professor Adjunto III da Universidade Federal dos Vales do Jequiti-nhonha e Mucuri - Campus JK. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Coordenador do LIFE_UFVJM.  Professor do Programa em Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Programa em Pós-Graduação em Ensino em Saúde (PPGENS) da UFVJM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Sociologia da Educação, e outros temas: Didática, Formação de Professores, Gestão e Políticas Educacionais