Autores: André Covre - Marcio Coutinho de Souza - Vândiner Ribeiro (Orgs.)
Como no primeiro volume do “Pensando a educação”, mais uma vez, trazemos em um único livro textos que conversam entre si, que se atravessam, mas também se distanciam. As distâncias, no entanto, abrem novas possibilidades, se tornando o que de melhor podemos trazer, já que nos permitem pensar a educação sob diferentes lentes.
Tomando emprestadas, mais uma vez, as palavras de Clarice Lispector, fomos instigados à compilação de textos com diferentes perspectivas teóricas acreditando que “enquanto [...] [tivermos] perguntas e não houver resposta continuar[emos] a escrever”.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1142-1
DOI: 10.24824/978854441142.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANDRÉ COVRE
Professor Adjunto da Área de Linguagens e Mídias Sociais do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutorando e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Graduado em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Experiência na área de Filosofia da Linguagem e Círculo de Bakhtin. Os temas de trabalho são: ciência, tecnologia, sociedade, linguagem e mídias sociais, discurso político e gestão de instituições educacionais
MARCIO COUTINHO DE SOUZA
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Vila Velha (2001). Atua como docente, na Graduação, nas disciplinas de: Administração de Materiais; Gestão de Compras e Suprimentos; Metodologia da Pesquisa Científica; Seminários de Monografia; Organização, Sistemas e Métodos (OSM); Empreendedorismo; Gestão de Projetos; Administração Orçamentária; Comércio Exterior. Na Pós-Graduação Lato Sensu: Marketing Pessoal; Gestão de Transportes e Logística; Gestão do Conhecimento nas Organizações. Na Pós-Graduação Stricto Sensu: Gestão tecnológica e de inovação da operação; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Marketing e Estratégica de Inovação Tecnológica. Atualmente, é Professor Adjunto e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no Município de Teófilo Otoni - MG
VÂNDINER RIBEIRO
Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM; coordenadora do GPECs: Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículos, Culturas e Sujeitos do Campo e da Cidade e vice-coordenadora do GPGIEd: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Gestão de Instituições Educacionais ambos vinculados à UFVJM
GEOVANE DA CONCEIÇÃO MÁXIMO
Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Geografia e do Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Diamantina. É Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Estatística pela mesma instituição e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de demografia, matemática, estatística e sua interdisciplinaridade, atuando principalmente nas áreas de demografia da saúde, demografia da educação e projeções populacionais
SIMONE DE PAULA DOS SANTOS
Pós-doutora pela Universidade Federal de Ouro Preto, com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES. Doutora em Linguística (2010), pelo programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou um estágio doutoral junto à Université de Poitiers, no Centre de Recherches Latino-américaines - Archivos - Fonds Raymond Cantel. Possui graduação em Letras, Licenciatura plena Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Desenvolveu em sua pesquisa de doutorado um estudo argumentativo de cordéis que dialogam com o discurso de informação midiático. Atuou como professora em disciplinas da PUC Minas, UFMG e UFOP, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Atuou no Núcleo de Assessoria Pedagógica da PUC-Minas Virtual, desenvolvendo atividades de formação inicial e continuada de professores e tutores, além de auxiliar na elaboração de material didático para essa modalidade. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UFVJM e Coordenadora do Estágio Integrado dos Cursos de Letras
LEONARDO DOS SANTOS NEVES
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Mestre em Educação (2006) e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). É professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando no curso de Pedagogia e no programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Didática e Gestão Educacional
ANA CLÁUDIA GONÇALVES DE SÁ JARDIM
Mestre em Gestão de Instituições Educacionais, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM, 2015). Pós-graduada em Educação a Distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG, 2013). Possui especialização em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (FAZU) e especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de docência, com atuação em cursos de Administração e Gestão Pública. Possui atuação na área de Geociências e Administração de Empresas. Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (2011-Atual)
AMÉDIS GERMANO DOS SANTOS
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professor de Antropologia, Sociologia e História da Educação nas Graduações do Centro Universitário de Caratinga – UNEC-MG (1991–2012); Professor de Metodologia de Ensino Superior do Mestrado em Ciências da Reabilitação e Saúde - UNEC (2006-2010), Professor de Metodologia e Editoração do Mestrado em Educação e Linguagem – UNEC (2008–2011), Professor do Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade – UNEC (2005-2011), Professor da Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia – UNEC (2011-2012), Professor Adjunto I da UFVJM a partir de 2012 e Professor do Mestrado Profissional em Educação e Gestão de Políticas Públicas da UFVJM – Campus Diamantina
RIVALDO ALFREDO PACCOLA
Licenciado em Letras – Português e Inglês, pela ITE/Botucatu; e Pedagogia, pela UNIFAC/Botucatu; Bacharel em Direito, pela FKB/Itapetininga; Especialista em Formação de Professores, pela USC; Mestre em Comunicação, pela UNESP/Bauru; Especialista em Gestão Escolar, pela UNICAMP; Doutor em Educação, pela UNESP/Marília; Professor Adjunto da UFVJM/Diamantina – graduação e pós-graduação – onde orienta alunos de mestrado profissional do PPG em Educação e do PPG Ensino em Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem e gestão educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: princípios da educação, história da educação, avaliação; leitura; texto-imagem; cinema e imaginário; comunicação
VINÍCIUS SAMPAIO DA COSTA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. Professor licenciado da Universidade Vale do Rio Doce. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. É membro do Conselho Municipal de Direitos Humanos em Governador Valadares/MG. Professor no CEFS (Curso Especial de Formação de Sargentos) da Polícia Militar de Minas Gerais
FLÁVIO CÉSAR FREITAS VIEIRA
Professor Adjunto III da Universidade Federal dos Vales do Jequiti-nhonha e Mucuri - Campus JK. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Coordenador do LIFE_UFVJM. Professor do Programa em Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Programa em Pós-Graduação em Ensino em Saúde (PPGENS) da UFVJM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Sociologia da Educação, e outros temas: Didática, Formação de Professores, Gestão e Políticas Educacionais