Capa do livro: PENSANDO A EDUCAÇÃO:<br>desafios e possibilidades<br>Volume 1

PENSANDO A EDUCAÇÃO:
desafios e possibilidades
Volume 1

Autores: André Covre - Marcio Coutinho de Souza - Vândiner Ribeiro (Orgs.)

Nos propomos, nos (des)encontros, a pensar a educação com seus desafios sem querer traçar rotas ou recitar receitas, mas olhares que nos permitem criar outras possibilidades além das que já conhecemos, de nos arriscarmos por caminhos pouco ou nada conhecidos. Clarice Lispector nos inspira quando sugere: “Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. A nova vida. Tente”.
Assim, tentando, nem sempre o novo, mas, talvez de um outro modo, os textos que compõem este livro se caracterizam como desafios assumidos por cada um de seus autores, desafios de buscarem outros olhares, outras possibilidades, outros modos de pensar e compreender a educação.

       

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0746-2
DOI: 10.24824/978854440746.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PENSANDO A EDUCAÇÃO:<br>desafios e possibilidades<br>Volume 1

ANDRÉ COVRE
Professor Adjunto da Área de Linguagens e Mídias Sociais do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutorando e Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (IEL-UNICAMP). Graduado em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Experiência na área de Filosofia da Linguagem e Círculo de Bakhtin. Os temas de trabalho são: ciência, tecnologia, sociedade, linguagem e mídias sociais, aplicações web, inovação tecnológica e propriedade intelectual, discurso político

MARCIO COUTINHO DE SOUZA
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Vila Velha (2001). Atua como docente, na Graduação, nas disciplinas de: Administração de Materiais; Gestão de Compras e Suprimentos; Metodologia da Pesquisa Científica; Seminários de Monografia; Organização, Sistemas e Métodos (OSM); Empreendedorismo; Gestão de Projetos; Administração Orçamentária; Comércio Exterior. Na Pós-Graduação Lato Sensu : Marketing Pessoal; Gestão de Transportes e Logística; Gestão do Conhecimento nas Organizações. Na Pós-Graduação Stricto Sensu : Gestão tecnológica e de inovação da operação; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Marketing e Estratégica de Inovação Tecnológica. Atualmente, é Professor Adjunto e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no Município de Teófilo Otoni - MG

VÂNDINER RIBEIRO
Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM; coordenadora do GPECs: Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículos, Culturas e Sujeitos do Campo e da Cidade e vice-coordenadora do GPGIEd: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Gestão de Instituições Educacionais ambos vinculados à UFVJM

WÂNIER RIBEIRO
Psicóloga Clínica, Pedagoga, Doutora em Educação pela UNIMEP, Pós-Doutora em Educação pela UFMG, Professora do Curso de Psicologia da FEAD/B.H, das disciplinas Psicologia da Educação, Aconselhamento Psicológico e Tópicos em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. Orientadora no curso EAD no Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental para Agentes Comunitários e de Saúde e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica

WELLINGTON DE OLIVEIRA
Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FAE/UFMG. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Docente dos Programas de Pós-Graduação Ensino e Saúde e Gestão de Instituições Educacionais/UFVJM

FERNANDA HELENA MARQUES
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestra em Ensino em Saúde pela pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Professora substituta departamento de Educação Física da UFVJM

MIRTES RIBEIRO
Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Medicina da UFMG. Professora Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Docente do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde

TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) ambos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC)

ALICE FONTES FERREIRA
Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC). Analista Universitário da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com formação em Secretariado Executivo, está vinculada profissionalmente à Editora da Universidade do Estado da Bahia. Membro dos Grupos de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) e  Educação, tecnologias, difusão do conhecimento e modelagens de sistemas sociais (DCETM). Pesquisa principalmente os seguintes temas: gestão e difusão do conhecimento científico, tecnologias aplicadas à Educação e repositórios digitais

GILVANIA CLEMENTE VIANA
Graduada em Informática pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL); Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB); Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisa informática aplicada à educação, qualidade de software e gestão da informação 

MARIA CRISTINA RIBEIRO DE JESUS MOTA
Mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à educação - GESTEC – UNEB com a pesquisa sobre Música na Rede pública de ensino. Professora de disciplinas institucionais do Centro Universitário Jorge Amado, possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela UNEB, (2003); também em Canto pela UFBA - (2012). É especialista em Arte educação - FSLS - AJU. Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC)

MARLUCY ALVES PARAÍSO
Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG; Fundadora e atual coordenadora do GECC:Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do CNPq

MARLÉCIO MAKNAMARA
Professor Adjunto do Centro de Educação da UFRN, Diretor Regional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (2013-2015) e membro dos grupos de pesquisa “Ensino de Ciências e Cultura”/UFRN e “GECC” (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas)/UFMG

FLÁVIO CÉSAR FREITAS VIEIRA
Doutor em Educação (2009), Mestre em Educação (2004), Pedagogo (2001) (UFU). Atua na UFVJM nos cursos de Humanidades e Pedagogia e na Pós-Graduação Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e em Saúde (ENSA). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE_UFVJM) da UFVJM. Membro da SBHE

AMÉDIS GERMANO DOS SANTOS
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); Mestre em História da Ciência (PUC-SP); Graduação em Ciências Políticas e Sociais (FESP-SP); Graduação em Direito (Doctum-MG). Prof. de Metodologia e Editoração do MsC. em Educação e Linguagem;  – UNEC (MG); e Prof. de Sociologia da Ciência e do Mestrado do PPGIEd – UFVJM

RIVALDO ALFREDO PACCOLA
Licenciado em Letras – Português e Inglês, pela ITE/Botucatu; e Pedagogia, pela UNIFAC/Botucatu; Bacharel em Direito, pela FKB/Itapetininga; Especialista em Formação de Professores, pela USC; Mestre em Comunicação, pela UNESP/Bauru; Especialista em Gestão Escolar, pela UNICAMP; Doutor em Educação, pela UNESP/Marília; Professor Adjunto da UFVJM/Diamantina – graduação e pós-graduação – onde  orienta alunos de mestrado profissional do PPG em Gestão de Instituições Educacionais e do PPG Ensino em Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem e gestão educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: princípios da educação, história da educação, avaliação; leitura; texto-imagem; cinema e imaginário; comunicação