Capa do livro: PIBID:<br> experiências inovadoras do diálogo entre a universidade e a educação básica

PIBID:
experiências inovadoras do diálogo entre a universidade e a educação básica

Autores: Maria do Socorro Castro Hage (Org)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

PIBID: Experiências inovadoras do diálogo entre a Universidade e a Educação Básica trata de fundamentos e práticas do PIBID em diferentes espaços. São textos produzidos por educadores universitários, acadêmicos de graduação e pós-graduação, não apenas na condição de pesquisadores e estudiosos da área da educação, mas principalmente na condição de profissionais e futuros profissionais comprometidos com os avanços da formação dos professores, baseadas na relação entre a teoria e prática, tendo como base o diálogo entre a universidade e a educação básica.
Nesse sentido, trata-se aqui de apresentar as experiências desenvolvidas neste programa em escolas públicas de diferentes Instituições de Ensino Superior, considerando que a
iniciação à docência é importante na formação dos educadores em todo país e já tem apresentado resultados satisfatórios e expressivos, por oportunizar  a inserção dos acadêmicos  de licenciatura no cotidiano da  escola pública, possibilitando a estes o exercício de uma práxis pedagógica, ainda que inicial, mas que vai amadurecendo no processo à medida que eles interagem com a realidade do ambiente escolar.
Ao mesmo tempo, os textos aqui apresentados apontam para a necessidade de se redimensionar a formação inicial dos professores, pois trata-se
de um esforço coletivo no sentido de provocar uma investigações mais ampla acerca das ações do PIBID como algo que pode impactar de forma positiva e direta na qualificação dos profissionais da educação e em outras dimensões da esfera social. Que a sua leitura contribua para um repensar crítico e contextualizado da realidade das escolas públicas.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1250-3
DOI: 10.24824/978854441250.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PIBID:<br> experiências inovadoras do diálogo entre a universidade e a educação básica

Autores

ALDA LÚCIA PAIVA BORGES
Especialista em Educação em Ciências e Matemática com ênfase na educação infantil pela Universidade Federal do Pará (UFPA 2007), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 2004). Professora efetiva da rede pública de Moju-PA, Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Dilza da Cunha Gordo e integrante do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um Enfoque Interdisciplinar – GPEFORP, e Supervisora escolar do PIBID – Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência – no Município de Moju-PA.

ADLÂNDIA DO NASCIMENTO DIAS
Graduada em Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia), campus VII, tem experiência na área de Educação e trabalhou durante um ano como educadora de Jovens e adultos. Foi bolsista de iniciação à docência do PIBID, do qual teve como temática: “Experimentando Possibilidades na Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas do Campo Multisseriadas” durante dois anos (2014 a 2016). Defendeu seu TCC com o mesmo tema.

CARLA DANIELY DUARTE DE SOUZA
Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Campus Caicó. Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto de Física/PIBID – EDITAL MEC/CAPES/061/2013.

EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA
Doutora e Professora Adjunta do Departamento de Educação do Campus XIV – Conceição do Coité da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora Permanente do Mestrado Profissional de EJA (MPEJA)/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa de Educação do Campo e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional – GEPALE/UNICAMP. Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Território do Sisal da Bahia.

EMERSON BATISTA GOMES
Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFPA (2003), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/UFPA (2005) e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM-REAMEC/UFMT/UFPA (2014). Professor de Metodologia e Prática do Ensino da Matemática (UEPA), Coordenador do Grupo Colaborativo de Educação Matemática (GCEM) e do PIBID UEPA de Matemática no Campus de Igarapé-Açu. Atuando com os temas: Formação de Professores; Experiência, Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente de Professores que ensinam Matemática.

EULA REGINA LIMA NASCIMENTO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1993). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2014). Doutorado Sanduíche pela Universidade de Valencia-Espanha/Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Efetiva da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal. Membro do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade, Membro do Fórum Paraense de Educação do Campo. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

FRANCO DEYVIS LIMA DE SENA
Atualmente cursando Mestrado Acadêmico em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, como bolsista CNPq. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará- UEPA, Campus de Igarapé-Açu (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela UNINTER. Atuante pelos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores – GPEFORP na Universidade do Estado do Pará, Campus de Igarapé-açu; Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática – PEAMAT na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi bolsista da Universidade do Estado do Pará pelo programa PIBID. Atuante também no grupo de pesquisa em Educação Estatística e Educação Financeira na Escola Básica” coordenado pela Profª. Drª Cileda Coutinho.

HELEN LOBATO QUARESMA
Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (campus Moju). Experiência no exercício de atividades pedagógicas com crianças Down. Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Com o subprojeto: Qualificação e redimensionamento das práticas pedagógicas de professores que atuam na Educação Infantil no município de Moju-PA. Integrante do Grupo de pesquisa GPEFORP.

IVÂNIA PAULA FREITAS DE SOUZA SENA
Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão Pública Contemporânea pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia-Campus VII- Senhor do Bonfim. Coordenou o Curso de Especialização em Educação do Campo e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial do DEDC – VII. Experiência na área de Educação Escolar e não escolar, na militância em ONGs e Movimentos Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: Estágio e prática docente, Educação do Campo, Educação Contextualizada no Semiárido, Gestão Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas contextualizadas; Mobilização Social; Educação e Desenvolvimento territorial.

JAINI PEREIRA XAVIER SOUZA
Graduanda em Pedagogia na UNEB (Universidade do Estado da Bahia), campus VII (2011- 2016). Foi Bolsista de iniciação à docência do PIBID, do qual teve como temática: “Experimentando Possibilidades na Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas do Campo Multisseriadas” durante dois anos (2014 a 2016). Tem experiência na área de Educação e trabalhou durante 8 meses como professora da Educação básica.

JOÃO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1992). É especialista em História da Educação na Amazônia pela UFPA e Doutor em Filosofia pela Universidade do Porto – Portugal. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Latino Americana e Antropologia Filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Filosofia, Utopia, Globalização, Libertação e Ética. Na administração é Coordenador Geral do Campus Universitário de Castanhal da UFPA.

JOEL DIAS DA FONSECA
Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Castanhal. Integrou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Sexualidade (NEPES) entre 2011 e 2013. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia/Castanhal. Atualmente é mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA), na linha Educação, Cultura e Sociedade; e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).

JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha. Licenciada em Geografia. Especialista em Supervisão Escolar e em Avaliação. Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Líder do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Coordena o subprojeto de Geografia “Formação docente e Geografia escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES na UNEB, Campus XI. Sócia efetiva e secretária adjunta da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph.

LETÍCIA DOS SANTOS FONSÊCA
Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Campus Caicó. Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto de Física/PIBID – EDITAL MEC/CAPES/061/2013.

LUCIANA OLIVEIRA LAGO
Mestra em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB – campus I). Professora da EJA da rede do Estado da Bahia e da Faculdade de Ciência, Tecnologia (FACITE) e Educação. Membro do Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Território do Sisal da Bahia.

LUCIANE SOARES ALMEIDA
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Campus Caicó. Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física, Coordenadora de Estágio Supervisionado e Coordenadora de Área do Subprojeto de Física/PIBID – EDITAL MEC/CAPES/061/2013.

MANUELA EVANGELISTA DA SILVA
Graduanda do curso de Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha. Membro do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores. Bolsista de Iniciação à Docência no subprojeto de Geografia “Formação docente e Geografia escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES na UNEB, Campus XI.

MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/S com Pós-Doutorado em Educação no Programa de Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação Pela PUC/SP. Licenciada, em Pedagogia pela Universidade do Estado do Para – UEPA. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará – UEPA – Líder do Grupo GPEFORP – Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (PUC-SP). Coordenadora do subprojeto do PIBID/UEPA/Pedagogia Campus X- Igarapé-Açu.

 

MARISTELA ROCHA LIMA
Professora de Geografia na Educação Básica nos municípios de Barrocas e Conceição do Coité, no semiárido baiano. Licenciada em Educação Ambiental. Mestranda em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores e do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Bolsista de Supervisão no subprojeto de Geografia “Formação docente e Geografia escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES na UNEB, Campus XI. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph.

RAIMUNDO SERGIO FARIAS JUNIOR
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Mestre em Educação pela UFPA (2007) e Doutor em Educação pela UFPA (2014). Professor efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA), nos cursos de graduação e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UEPA), atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e filosofia da educação, fundamentos da educação, didática, Escola de Frankfurt, Adorno, educação e esclarecimento, políticas públicas educacionais estudos de comunidades, populações de baixa renda, trabalho docente e ensino superior, trabalho docente, saúde e adoecimento, educação infantil, fracasso escolar e educação ambiental.

RENILTON CRUZ
Possui graduação em Pedagogia (1999) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. É membro da Coordenação do Fórum Nacional de Educação do Campo onde representa o Fórum Paraense de Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo na Amazônia; Trabalho e Educação.

RUBERVAN DA SILVA LEITE
Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, Campus de Igarapé-Açu (2013), Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela UNINTER. Atualmente cursando Mestrado Acadêmico em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, como bolsista CNPq. Atuante pelos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores – GPEFORP na Universidade do Estado do Pará, Campus de Igarapé-açu; Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática – PEAMAT na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi bolsista da Universidade do Estado do Pará pelo programa PIBID. Atuante também no grupo de pesquisa em Tecnologias e educação matemática: investigações sobre a fluência em dispositivos, ferramentas, artefatos e interfaces coordenado pelo Professor Dr. Gerson Pastre de Oliveira.

SERGIO ROBERTO MORAES CORRÊA
Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Desenvolvimento, Educação e Trabalho na Amazônia (GEPDETAM). Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA. Pesquisador-colaborador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ), vinculado ao ICED-UFPA.