Capa do livro: DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS:<br> outro olhar à educação do futuro

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS:
outro olhar à educação do futuro

Autores: Tarsis de Carvalho Santos - Joara Porto de Avelar dos Santos - Daniele Lima da Silva (Orgs.)

Os escritos que compõem Diálogos Contemporâneos: Um Outro Olhar à Educação do Futuro, tem como objetivo dialogar sobre a educação e a contemporaneidade, a partir do compromisso de uma educação, pautada na liberdade e possibilidades do devir, realizadas no Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB.

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1229-9
DOI: 10.24824/978854441229.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS:<br> outro olhar à educação do futuro

ANITA DOS REIS DE ALMEIDA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Pós-Graduação latu sensu em Coordenação Pedagógica pela Universidade Salvador (UNIFACS), em Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Psicopedagogia pela UCSal. Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF). Atualmente atua como formadora no Programa de Apoio à Educação Municipal (PROAM).

ARNAUD SOARES DE LIMA JUNIOR
Pedagogo, graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutor pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Psicanalista do Instituto Freudiano de Orientação Lacaniana (IFOL) – BA/SE.

CLEIDE SELMA ALECRIM PEREIRA
Licenciada em letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Língua e Literatura Vernáculas (UFBA). Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XXII) e leciona na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia. Atua no campo das seguintes abordagens: Ensino de Língua Portuguesa, Variação Linguística, Docência, Análise do Discurso, Letramento Literário, Leitura e Produção Textual.

DANIELA FERNANDA DA HORA CORREIA
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (FEBa) e em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Especialista em Desigualdade Racial e Educação pelo Centro de Estudos Afro Orientais (CEAO). Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Atualmente é Subcoordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador (SMED) e Coordenadora Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia.

DANIELE LIMA DA SILVA
Possui graduação em Letras Vernáculas com concentração na área de Estudos Linguísticos (Aquisição de Linguagem) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Fonoaudiologia  especialista em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Grande Fortaleza/ DF (FGF). Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/ UNEB) e pesquisadora do Geppe-rs/PPGEduC – UNEB (Grupo de pesquisa em educação, psicanálise e representação social). Membro da Comissão Executiva do Grupo de Pesquisa e Extensão
Duplo Nascer: Leituras da constituição e da psicopatologia da relação primordial mãe-bebê por meio de indicadores clínicos (UNEB). Professora Visitante nos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia (UNIFACS/ ACEB/ Athenas Cursos/ Grupo Gastão), Neuropsicologia (Camargo Pós-Graduação) e Graduação em Ciências Biológicas (UNEB/ EAD). Docente concursada e efetiva da Prefeitura Municipal de Salvador/BA.

DJANIRA RIBEIRO SANTANA
Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social. Professora do Município de Ibicuí e Iguaí - Bahia.

ENOILMA SIMÕES PAIXÃO CORREIA SILVA
Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). Licenciada em Matemática pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino da Bahia, atua como Especialista de Matemática do Projeto Gestar na Escola, lotada no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC-BA). Tem experiência no nível superior como professora de cursos presenciais de Cálculo e Geometria Analítica na Faculdade Área 1, com tutoria EaD em Cursos de Licenciatura em Matemática (UNIFACS e UNEB); orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); participação em banca de TCC em curso de Licenciatura em Matemática EaD (UFRB – Cruz das Almas). Tem prática com oficinas para Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e realiza formação para professores que ensinam matemática na educação básica. Participa do Grupo de Estudos em Educação Matemática EMFoco.

FABIANE SANTANA OLIVEIRA
Mestra em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (UNEB). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Possui Formação de Gestores da Educação Básica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Formação Pós-Construtivista do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização realizada pelo GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação - MEC/FNDE. É professora da Rede Municipal de Ensino, em Tucano -BA, tendo atuado como orientadora de estudos do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e orientadora de estudos do Pacto pela Educação - SEC/BA. Realiza estudos e pesquisas na área da alfabetização. É integrante do Grupo de Pesquisa Diverso - Docência, Narrativas e Diversidades.

IVAN LUIZ NOVAES
Doutorado em Educação (PhD) - Université de Sherbrooke - Canadá, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador. Realizou estudos de pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Foi coordenador fundador e, atualmente, professor do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professor do Programa de pós-graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), ambos vinculados ao Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF), com cadastro no CNPQ. Desenvolve estudos, atividades técnicas e pesquisas nos campos da gestão escolar e universitária, planejamento educacional e avaliação institucional. Assessor Especial do Gabinete da Reitoria da UNEB e coordenador da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI).

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS
Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral - GRAFHO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, identidade, discurso, formação de professores, histórias de vida, ensino da Língua Portuguesa, educação do campo, diversidade, pesquisa (auto)biográfica.

JOARA PORTO DE AVELAR DOS SANTOS
Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Docência Superior (UGF) e em Alfabetização e Letramento (Estácio). Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência em Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Formação de Professores, Coordenação Pedagógica e Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas a Educação. É pesquisadora Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED/CNPq). Participa do Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação e Currículo (UNEB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

LAÍS REIS RIBEIRO
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, bolsista CAPES. Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB. Licenciada em Pedagogia – UESC. Desenvolve pesquisa na área de interculturalidade, narrativas autobiográficas e ensino de histórias e culturas indígenas.

LIANA GONÇALVES PONTES SODRÉ
Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, criança, desenvolvimento infantil, formação do professor e brincar.

LIEGE MARIA SITJA FORNARI
Graduada em História. Possui Especialização em Filosofia Contemporânea. Possui Especialização em História do Brasil. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduc- UNEB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória, experiência, subjetividade, práticas formativas, formação humana, processos formativos e elaboração de artigo.

LUÍS GERALDO LEÃO GUIMARÃES
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Especialista em Ensino Fundamental e Médio pela UNEB/Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – DCHT/Campus XVII e Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisador nas áreas de Educação Ambiental, Educação do Campo, Formação de Professores(as).

MARIA DA SOLEDADE CARDOSO LANDIM BATISTA
Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais - Polícia Militar da Bahia (2002) e Pedagogia (em curso), pela Universidade Salvador. Atualmente é Funcionária Pública - Polícia Militar da Bahia. Tem experiência na área de Letras, Literatura Brasileira e Lingu
ística Textual, Comunicação Social com ênfase em Ouvidoria e Políticas, Gestão da Segurança Pública e Educação Policial Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança, violência policial, políticas públicas, educação, linguística e análise do discurso.

MARYÂNGELA RIBEIRO DE AQUINO
Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e graduação em Letras Licenciatura Plena pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP). Pós-graduada em Direito Público e Direito Privado e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, ministrando as disciplinas de Direito Civil. Exerceu, no período de 08 dezembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013, a função de Coordenadora do Colegiado do Curso de Bacharelado em Direito – UNEB.

MARY VALDA SOUZA SALES
Doutora em Educação - FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar/Empresarial - FEBA, Licenciada em Pedagogia pela UCSAL. É pesquisadora nas áreas de educação a distância, currículo, formação de professores, tecnologia da informação e comunicação, mediação e autoria, com ênfase nas abordagens metodológicas. Tem experiência com gestão e construção de sistemas de EAD, produção de material didático e elaboração de cursos, além de formação de formadores e gestão pedagógica de cursos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

MICAELA BALSAMO DE MELLO
Mestre em Educação (UFBA - 2015), especialista em Educação Inclusiva (UNIME - 2007) e Gestão Pública (UNEB - 2013), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente é membro do grupo de pesquisa de “Política e gestão da educação “, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, é coordenadora pedagógica em unidade de educação infantil do município de Salvador. Possui experiência na área de Gestão da Educação, no campo das políticas públicas cujas intervenções favoreçam o acesso, permanência e aprendizagem de estudantes da Educação Pública.

NATANAEL REIS BOMFIM
Pós-Doutorado em Geografia, com ênfase na Educação e Turismo, pelo Instituto de Pesquisa em Turismo e Mobilidade Urbana, Universidade de Paris I, Sorbonne (2013). PHD em Educação pela Université du Québec à Montréal (2004), com ênfase na Didática da Geografia. Mestrado em Educação, na linha de Currículo, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Geografia Física pela Universidade do Centro Oeste (UNICENTRO, Guarapuava – PR). Graduado e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Atualmente, é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Educação - Salvador. É credenciado nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade e Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação e na Graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Turismo, atuando principalmente nas seguintes linhas temáticas: Aplicação didática das imagens, Educação Geográfica e Cartográfica: obstáculos no processo de ensino e aprendizagem, Sustentabilidade Local, Educação Ambiental e Educação Patrimonial: atitudes e valores, Representação SocioEspacial e Territorialidade, Educação, Cultura e Turismo. Coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sociedades Sustentáveis – GIPRES.

OBDÁLIA SANTANA FERRAZ SILVA
Possui graduação em Pedagogia e em Letras: Habil. Port./Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação e Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV e professora do PPGEDUC, Campus I. Atua como membro nos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Laboratório de Escritas e Autorias (LABEAU), da Universidade do Planalto Catarinense; Comunidades Virtuais (CV), do PPGEDuC/Campus I-UNEB. Tem experiência investigativa na área de Educação, com ênfase em Ensino, atuando, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, leitura, escrita, plágio, autoria, hipertexto, (multi)letramentos, trabalho colaborativo na Web e ensino de língua materna e formação de professor.

RONILDA RODRIGUES DA SILVA OLIVEIRA
Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atuou como Coordenadora de Laboratório de informática, sob orientação da Escola do Futuro (USP), tutora do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – Proinfantil. Atualmente é professora de Educação Infantil da rede Municipal de Vitória da Conquista e professora da Faculdade Maurício de Nassau. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação Infantil - GEPIEI/ UESB e do grupo de pesquisa Desenvolvimento Social/UNEB.

ROSANA UILDES FERREIRA BENICIO DA SILVA
Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/ UNEB). Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional, pela Fundação Visconde de Cairu. Possui graduação em Pedagogia para Educação Básica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente exerce a função de Designer Educacional, na área de Inovação e Tecnologias Educacionais (ITED) do SENAI-BA, com foco na revisão educacional de materiais didático-pedagógicos para os cursos técnicos na modalidade EaD.

ROSEMEIRE BARAÚNA MEIRA DE ARAUJO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/ FACED). Mestrado em Políticas e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano. Pesquisadora da área de Gestão e de Políticas Educacionais.

SIRLAINE PEREIRA NASCIMENTO DOS SANTOS
Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação a Distância e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Básica e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Multiletramento, Alfabetização, Mídias na Educação, Tecnologias Digitais, EJA, Gestão Democrática, Docência On-line, Avaliação e, Aprendizagem.

SUSIARA MOREIRA REIS COUTINHO
Mestra em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É especialista em Linguística e Produção Textual (UNEB - Campus V), em Ensino EaD (UNEB - Campus XI) e em Gestão Educacional (FAZAG - Valença-BA). Atuou como Articuladora Regional do Programa Ensino Médio Em-Ação, no Instituto Anísio Teixeira, no Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - EMITEC, no Instituo Anísio Teixeira. Atualmente, está como Técnica do NUPAIP Regional - NRE 26 da Secretária de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Educação e Gestão, Professora Formadora de Linguagens e Códigos nos Programas Proformação e Proinfantil.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB). Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia, História e Memória.

VERBENA MARIA ROCHA CORDEIRO
Possui graduação em Letras e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Doutora em Teoria da Literatura e Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro de corpo editorial da Revista Letronica (PPGL-PUCRS) Membro de corpo editorial da Revista Biograph. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPq Literatura e ensino: tecendo identidades, imprimindo leituras e coordenadora do projeto de extensão Rodapalavra da Uneb. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura, recepção, memória e constituição do leitor.