Capa do livro: BAKHTIN PARTILHADO

BAKHTIN PARTILHADO

Autores: Maria Teresa de Assunção Freitas - Bruna Sola Ramos (Orgs.)

Os textos que compõem esse livro são o produto de um grande diálogo construído entre professores e alunos da pós graduação em educação de duas universidades mineiras em torno do pensamento de Mikhail Bakhtin.  Os autores pretendem prolongar esse diálogo partilhando com o leitor suas reflexões sobre os conceitos construídos por esse autor que vive na grande temporalidade

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1203-9
DOI: 10.24824/978854441203.9
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

BAKHTIN PARTILHADO

MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO FREITAS
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Professor associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora, aposentou-se em Setembro de 2011, mas atua voluntariamente no PPGE/UFJF na orientação de doutorandos, como professor convidado, sem vínculo empregatício com a instituição. É Professora Visitante Nacional Senior (PVNS-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEDU da Universidade Federal de São João del- Rei-UFSJ desde julho de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, trabalhando com o enfoque teórico da psicologia histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas socioculturais de leitura e escrita, letramento digital, tecnologias digitais, cinema e educação, formação de professores. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade de pesquisa nível 1D e foi pesquisadora do programa “Pesquisador Mineiro da FAPEMIG” durante os últimos anos. É autora e organizadora de vários livros envolvendo temáticas relacionadas à perspectiva histórico-cultural e aos objetos das pesquisas desenvolvidas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC-UFJF) que foi criado pela pesquisadora em 1995.

BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
Professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação (DECED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2011 coordena o GECDiP – Grupo de Estudos Críticos do Discurso Pedagógico, focalizando os campos da Educação-Linguagem, Crítica-Política, Formação-Prática docente, sob a égide do diálogo libertador das filosofias humanas de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. É membro do Núcleo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Educação – LINCE/UFSJ e Conselheira Municipal de Educação de São João del-Rei.

JOÃO WANDERLEY GERALDI
Gaúcho de São Luiz Gonzaga, iniciou sua carreira de professor universitário em Santo Ângelo (RS) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da qual foi demitido depois de dois meses de trabalho em função de suas posições políticas no auge da ditadura militar. Transferiu-se para Ijuí, donde saiu para realizar mestrado em Linguística na Unicamp no período de 1976-1978. A partir de 1980 é contratado em tempo integral pelo Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, onde faz toda sua carreira docente: doutorado (1990), livre-docência (1995), titularidade (2003). Aposentado, continuou trabalhando como professor convidado em programas de pós-graduação no Brasil (Unicamp, UFF, UFSC) e no exterior (Univ. de Aveiro, Univ. do Porto, Univ. de Siegen). Publicou vários livros dentre os quais se destacam O Texto na Sala de Aula, Portos de Passagem, A Aula como Acontecimento, Ancoragens: Estudos bakhtinianos. Continua em atividade participando de eventos, cursos e publicando em revistas especializadas.

MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
Doutora em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pelo Kings College, Londres, no campo dos novos estudos sobre letramento. É professora associada da Universidade Federal de São João del-Rei, cedida para a Universidade Federal de Pernambuco. É pesquisadora do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem), coordenadora do GPEALE (Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT
Graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1999) e na Universidade Federal Fluminense - UFF (2008), respectivamente, e pós-doutorado concluído na UFMG (2014). É professora adjunta da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU). Coordena o PIBID/Pedagogia e desenvolve pesquisas relacionadas aos processos de inclusão nos campos de intersecção entre Alfabetização e Letramento e entre Cinema e Educação. É membro do Núcleo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Educação - LINCE/UFSJ e do Núcleo de Pesquisa sobre a Condição e Formação docente - PRODOC/UFMG. Também participa da Rede KINO - Rede Latino-americana de Cinema e Educação.

ALINE APARECIDA ANGELO
Doutoranda em Educação na USP-SP, possui Mestrado em Educação pela UFSJ. Atualmente é professora designada na Universidade do Estado de Minas Gerais, campus de Ubá. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão na área de Educação do Campo com foco para a formação e o trabalho docente.

ANA PAULA MARQUES SAMPAIO PEREIRA
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pelo PPGE/UFJF. É membro do Grupo LIC/UFJF desde 2000, tendo diversos artigos publicados. Pesquisa tecnologias digitais e educação, com ênfase na formação de professores. Atualmente trabalha nas redes municipal e estadual de educação na cidade de Juiz de Fora. Tem experiência como gestora escolar, coordenação pedagógica e docência.

CLEUZILAINE VIEIRA DA SILVA
Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM (2007). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Patos de Minas –UNIPAM (2009). Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ(2016). Atualmente é professora efetiva de LIBRAS pela UFSJ. Atua como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE) e professora de LIBRAS pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD-UFSJ).

CRISTIANO JOSÉ RODRIGUES
Professor da Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Mestre em Multimeios pela UNICAMP e Doutor em Educação pelo PPGE/UFJF.Faz parte o Grupo LIC/UFJF. Pesquisa Cinema Documentário e suas fronteiras com outras expressões artísticas e com a formação de professores. Atua também como produtor de filmes documentários: “Urbe”, “Século”, “A poeira e o Vento” (vencedor do É Tudo Verdade 2011) e do longa metragem “Sopro”. Dirigiu os documentários: “Memória Movimento”, “Cidade Sumida”, “Deu Química. Reagiu!” e “ Além das Montanhas”. É autor do livro “Memórias Possíveis” sobre a televisão na cidade de Juiz de Fora.

DANIELA FERREIRA
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora da rede Estadual de Educação de Minas Gerais, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É integrante da equipe multidisciplinar de professores do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João del-Rei (NEAD/UFSJ) como Designer Instrucional Virtual em EAD.

FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei. Integrante do Grupo de Estudos Críticos do Discurso Pedagógico (GECDiP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Cultura e Educação (LINCE). Possui especialização em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o Ensino Básico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em Mídias na Educação e Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei, e especialização em Psciopedagogia pela Universidade Castelo Branco. Graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos. De 2008 até 2014, atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Prados, Minas Gerais.

JANAÍNA DE OLIVEIRA NUNES RIBEIRO
Jornalista, doutoranda em Educação e mestre em Comunicação, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como professora da Faculdade de Comunicação da UFJF, ministra módulos na especialização Mídias na Educação, da Universidade Aberta do Brasil, e já atuou como jornalista em veículos locais. É pesquisadora do Grupo LIC/UFJF. Sua pesquisa atual é sobre jogos digitais e aprendizagem, mas também se dedica a temas como tecnologias digitais e suas influências na comunicação e na educação, redes sociais, interatividade e novos formatos de mídia.

LUZIÂINE ANDRADE DO CARMO
Graduada em Letras e professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da educação básica. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência com ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas públicas de São João del-Rei. É integrante do Grupo de Estudos Críticos do Discurso Pedagógico (GECDiP/UFSJ) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Cultura e Educação (LINCE).