Capa do livro: DOCÊNCIA, SABERES E PRÁTICAS

DOCÊNCIA, SABERES E PRÁTICAS

Autores: Francisco Ari de Andrade - Alba Patrícia Passos de Sousa - Dayana Silva de Oliveira (Orgs.)

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Sinopse

Eis uma coletânea sobre a docência, saberes e práticas. Aqui se reúnem artigos de estudantes, professores, pesquisadores e demais convidados em prol de um empreendimento bibliográfico dando conta de base epistemológica e empírica de artigos que lançam o desafio de problematizar saberes e práticas no exercício de ensinar, mas também em atividades letivas em espaços não escolares no Brasil

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1259-6
DOI: 10.24824/978854441259.6
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DOCÊNCIA, SABERES E PRÁTICAS

Autores

ADRIANA FERREIRA MENDONÇA
Mestranda em Educação, ensino de Matemática, pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Coordenação e supervisão escolar. Graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação (IFCE).

ADRIANA VALÉRIA SANTOS DINIZ
Professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA) e do Mestrado Profissional em Políticas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior (MPPGAV), da UFPB. Doutora em Educação pela Universidade de Valência, Espanha.

ADRIANO FERREIRA DE PAULO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela mesma instituição. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduado em História pela mesma instituição.

ALBA PATRICIA PASSOS DE SOUSA
Mestranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui – UESPI. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO).

ALDECI FERNANDES DA CUNHA
Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professor substituto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisa temas relativos à Educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

ALLAN CARVALHO RODRIGUES
Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/FFP). Bolsista CAPES/DS. Membro do GT12 – Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Doutora em Sociologia pela UFPB. Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – DAIN/UERN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN.

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO
Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino – DTPE, da Faculdade de Educação E DO Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Educação Brasileira, na linha de pesquisa em Avaliação Educacional, pela UFC.

CÉLIA DE JESUS SILVA MAGALHÃES
Professora e diretora acadêmica na Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri em Missão Velha-CE. Graduação em História pela Universidade Regional do Cariri e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

DAYANA SILVA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação Brasileira – UFC, na linha História e Memória da Educação e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Educação Brasileira – UFC, na linha História e Memória da Educação (2015.1).

DEISE RAMOS DA ROCHA
Professora pedagoga e mestra, em educação formada pela Universidade de Brasília. Foi formadora de educadores da Educação de Jovens e Adultos (Incra/UnB), e professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

EDNA DE BRITO AMARAL
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFPI. Psicóloga da Secretaria de Saúde da cidade de Cocal dos Alves/PI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED da UFPI. Membro do Fórum de Medicalização da Educação e Sociedade – núcleo Piauí. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

EMANUELLA SAMPAIO FREIRE
Doutoranda em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Técnica em Educação pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Professora de Pós-Graduação da Faculdade do Vale do Jaguaribe e Faculdade Campos Elíseos.

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE.

ENAYRA SILVA SOUSA
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí, mestranda em pelo programa de Pós-Graduação em Agronomia/Produção Vegetal da Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em Fitopatologia, com foco em Micologia Agrícola.

ERINELDA DA COSTA PAIXÃO
Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista do Programa de Iniciação Científica – PIBIC da UFC.

FAUSTON NEGREIROS
Professor-pesquisador adjunto III do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Sociologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). É Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade.

FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutorando em Educação pela Linha de Pesquisa de História e Memória da Educação (NHIME) da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação – UFC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (convênio UFC/MEC/SEJUS) e Pedagogo – UFC. Fui professor substituto da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC – CE) no Centro de Medidas Socioeducativas Passaré. Bolsista CAPES.

FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
Professora do Departamento de Educação da UERN, com atuação no PPGE. Doutora em Educação. Realiza pesquisas sobre formação de professores, práticas pedagógicas e educação inclusiva.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Adjunto – DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE. Doutor em Educação Brasileira pela UFC. Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UFS.

FRANCISCA TATIANNI CARNEIRO CRUZ
Mestranda em educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Especialização em Atua como Diretora Escolar – EEEP Governador Waldemar Alcântara e professora contratada do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.

GEISON SIMPLÍCIO DE SOUSA
Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

HERMÍNIO BORGES NETO
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Pós-doutor em Matemática pela Université Paris Diderot, PARIS VII. Coordenador do Laboratório de Pesquisas Multimeios, atua nas áreas de Educação Matemática, Ensino assistido por computador e Tecnologia Educacional.

JANAÍNA BARROS SIQUEIRA MENDES
Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Agronomia e Produção Vegetal Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com experiência profissional junto à agricultura familiar, com ênfase em produção orgânica, organização social, comercialização, planejamento participativo e capacitação de técnicos em assistência técnica coletiva.

JOSELINA DA SILVA
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

JULIANA RIBEIRO DE VARGAS
Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA). Mestre e Doutora em Educação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Graduada em Pedagogia (UFRGS) e em Educação Física (UNISINOS).

JOÃO ANTÔNIO DE SOUSA LIRA
Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia Pela Universidade Cândido Mendes. Professor da Educação básica no Município de Nova Iorque-MA. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

JOSÉ MONTEIRO DA MOTA
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), mestre em Agronomia – Produção Vegetal pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, especialista em Educação, política e meio ambiente. Professor da rede estadual de ensino do estado do Maranhão. Com experiência em educação ambiental e fitopatologia.

LUISA NAYRA DA SILVA GOMES
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED da UFPI. Membro do Fórum de Medicalização da Educação e Sociedade – núcleo Piauí. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira – UFC. Especialista em Alfabetização (2006) pela Faculdade 7 de Setembro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2003). Supervisora Pedagógica da Prefeitura de Fortaleza e Coordenadora do Tempo Integral do Colégio Santa Cecília.

MÁRCIO MATOSO DE PONTES
Graduado em Letras pela FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS (FAIARA) e em Pedagogia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (FACED/UFC). Cursa especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Stella Maris (FACO). Atua como professor efetivo da rede municipal de Fortaleza-CE.

MARIA HELENA RIBEIRO MACIEL
Professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com atuação na Pró-Reitoria de Graduação. Doutora em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba.

MARIA NERICE DOS SANTOS PINHEIRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Universidade Federal do Ceará-UFC, na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança (LIDELEC) – eixo de Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2009). Psicopedagoga (2013) pelo Centro Universitário UniChristus.

MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA) e do Mestrado Profissional em Políticas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior (MPPGAV). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA
Mestra em Educação. Professora da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte – SEEC/RN.

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor temporário na Universidade Regional do Cariri-URCA e professor-formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

PAULO MEIRELES BARGUIL
Analista de Sistemas, Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (www.paulobarguil.pro.br). Professor Associado I da UFC, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFC. É membro do eixo temático Aprendiz, Docência e Escola, da linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br).

RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC); doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Educação pela UFC, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia.

RAFAEL MARQUES GONÇALVES
Professor da Universidade Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd). Bolsista CAPES/Proex. Membro do GT12 – Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

SILVANA MENDES SABINO SOARES
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC, na linha de pesquisa Avaliação Educacional – eixo: Avaliação do ensino-aprendizagem. Especialista em Educação Infantil, na área de docência e gestão institucional. Licenciada em Letras – Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Graduada em Pedagogia – licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001).

SIMONE DE FÁTIMA BRICHTA
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em Metodologias do Ensino das Artes e Gestão Escolar. Atuou na função de técnica na Secretaria municipal da Educação de Fortaleza. Assumiu a direção da Escola Municipal Hilza Diogo Cals em 2013. Tem produção de poemas premiados e publicados.

TÁSSIA FERNANDES FERREIRA
Mestranda em Educação Brasileira, na linha de pesquisa em História e Memória da Educação, no eixo História da Educação, Política e Sociedade Brasileira (UFC); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA); Pedagoga (UFC); Bolsista CAPES.

THALYTA VASCONCELOS DO NASCIMENTO
Mestranda em Educação, na linha de pesquisa em História e Memória da Educação (UFC); Pós-graduanda em Tecnologias Digitais da Educação (FA7). Graduação em Pedagoga (UFC). Bolsista CAPES.