Capa do livro: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA REDUZIR A INCERTEZA EM SITUAÇÕES COMPLEXAS DE DECISÃO

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA REDUZIR A INCERTEZA EM SITUAÇÕES COMPLEXAS DE DECISÃO

Autores: António de Oliveira Pena

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Sinopse

A publicação em versão brasileira de Estratégias de Comunicação de António Pena é particularmente oportuna. Resultado da tese de doutoramento do autor, especialmente revista para esta edição, a obra revela as melhores características do seu autor, quer do ponto de vista ético-político em que se coloca e que caracteriza o percurso de António Pena – militar ilustre – tendo sido responsável na Revista Militar,  empenhado no serviço à comunidade, mas também professor influente na Universidade Lusófona de Lisboa,  e, acima de tudo, a sua permanentemente vinculação com os valores humanos de solidariedade, diálogo e companheirismo. Estes valores estão presentes nesta obra, de maneira complexa, não afetando o seu caráter científico, mas criando balizamentos para a própria estratégia científica. De facto, para o autor não vale tudo, são precisas escolhas e decisões e delas somos responsáveis. É a sua noção lata de comunicação que permite uma boa articulação entre a dimensão valorativa e a dimensão científica. Trata-se assim de constituir um novo modelo de mediação, mas em que se procura dotar o mediador dos instrumentos analíticos necessários para interpretar a complexidade da vida contemporânea, bem como os desafios que se colocam às instituições e empresas, que a envolvem, como afirma o livro desde o início, em situações complexas e pejadas de riscos vários constituídos por inúmeros factores externos e internos,  colocando desafios de cuja resposta depende o seu desenvolvimento saudável ou o risco de puro e simples desaparecimento. Para António Pena os conflitos, diferendos e dissonâncias dentro de uma instituição, de certo modo inevitáveis, não podem por em causa o espaço de vida que cada uma delas constitui e de cuja sustentabilidade depende a participação de todos e de cada um. A mediação fundada nesta visão alargada de comunicação, surge assim como auxiliar à decisão, que também contribui para modelar, maximizando as respostas ao ambiente interno e externo das instituições, seja, elas públicas privadas, de ensino ou empresas, maximizando as potencialidades e minimizando os riscos. Nas atuais circunstâncias de crise, num contexto de globalização e frente à indiferença produzida pelo capitalismo, as propostas de António Pena revelam-se decisivas e atuantes.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1231-2
DOI: 10.24824/978854441231.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA REDUZIR A INCERTEZA EM SITUAÇÕES COMPLEXAS DE DECISÃO

Autores

ANTÓNIO DE OLIVEIRA PENA
Oficial do Exército Português (Coronel Técnico da Arma de Transmissões). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) – (23/01/2006); mestre em Ciências da Comunicação, FCSH/UNL (1997) e licenciado em Comunicação Social, FCSH/UNL (1993). Casado desde 1960, três filhos e cinco netos. Membro emérito do CIC.Digital (Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital), polo CICANT (ULHT); sócio efetivo da Revista Militar; membro da Comissão da História das Transmissões Militares; membro do Conselho Consultivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos e membro do Conselho Geral do Clube Desportivo de Paço de Arcos (mandato 2016/18). Carreira militar de 1954 (18 anos/2ºSarg) a 1996 (60 anos/Coronel). Três comissões de serviço no Ultramar (Índia Portuguesa, 1954/57; Angola 1966/68 e Guiné-Bissau, 1970/72). Distinguido com 21 louvores e 13 condecorações. Trabalho docente realizado no Grupo Lusófona dos 60 aos 78 anos. Coordenador e professor da unidade curricular (uc) Ética Socioprofissional) no curso de licenciatura Engenharia Informática (2008/14) no ISMAT (Portimão). Professor das uc Economia, Comunicação Interna e Motivação e Liderança na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Louvado pelo conselho do Departamento CCATI. Docente na Academia Militar, uc Media e Opinião Pública, mestrado Guerra da Informação/Competitive Intelligence (2003/08). Em aspectos sociais foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata da Câmara Municipal de Oeiras (07jun2016).
O autor nasceu em março de 1936 estando hoje envolvido nos assuntos relacionados com “Envelhecimento com Qualidade de Vida”, onde trabalha três temas: a importância em manter atividade profissional e social; o “eu” e o “outro” na afirmação sociocultural e metodologia de comunicação para valorizar a importância do prazer sexual. Na caminhada para aquele objetivo, das suas intervenções públicas realizadas desde 2010, salientam-se: Envelhecimento Ativo: realidade profissional e social a exigir novo paradigma de comunicabilidade; Revista de Comunicação e Cultura Caleidoscópio, 2013. Curso de Doutoramento em Ciências Militares; Revista Militar, 2010. Projeto MAE – Movimento, Arte, Experiência; Aprender a Envelhecer; 2016, FBP, Lisboa. 9º Congresso da SOPCOM, Coimbra, 12/13/14nov15, Comunicação e Transformações Sociais, Estratégias de Comunicação a desenvolver nos “mundos” da Igreja Católica – Processos de transformação social que permitam o acesso de mulheres ao Sacramento da Ordem e de padres e bispos ao Sacramento do Matrimónio, 2015.   7ª Conferência da Associação dos Pupilos do Exército, Estratégias de Comunicação a desenvolver nos mundos da idade maior, Lisboa, 2015. I Encontro Multidisciplinar do CASO/IASFA – Viver os Desafios da Idade Maior, Oeiras, 2014, Estratégias de Comunicação a desenvolver no mundo envolvente da Idade Maior