Autores: Renata Machado de Assis - Vivianne Oliveira Gonçalves (Orgs.)
O livro Educação Física e Educação: práticas, saberes e discursos reúne textos originados de estudos e pesquisas desenvolvidos por docentes das áreas de Educação Física e de Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí e Regional Goiânia, e da Universidade de Castilla La Mancha (UCLM), na intenção de contribuir com o debate específico dessas áreas, a partir de diferentes abordagens, concepções e realidades, procurando manter um elo de ligação a partir da temática apresentada.
São apresentados dez textos, com diferentes autorias, e o convite para mergulhar em um volume de informações e provocações fica evidente ao se perceber os títulos disponíveis no sumário. São abordados temas sobre formação de professores, escola, prática pedagógica, gênero, estética, inclusão e deficiência.
A expectativa dos autores é contribuir com as reflexões e ações daqueles que buscam o aprimoramento constante de sua prática profissional nos diferentes contextos de intervenção educativa; bem como incitar à busca por novas informações e desenvolvimento de investigações sobre temas relativos à Educação Física e à Educação.
Espera-se que a leitura do conteúdo do livro possa contribuir para a ampliação de profícuas reflexões, incitando a construção de outras práticas, saberes e discursos no campo da educação e da Educação Física.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1195-7
DOI: 10.24824/978854441195.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ANGELA RODRIGUES LUIZ
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Docente nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec – Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, vinculado ao CNPq
CÁTIA REGINA ASSIS ALMEIDA LEAL
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec - Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, vinculado ao CNPq
CHAYSTHER DE ANDRADE LOPES
Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Docente nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, coordenador do curso de licenciatura. Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec – Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, vinculado ao CNPq
JANAÍNA MAGDA PINTO DE MELO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
JESSICA REZENDE SOUZA
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
JOÃO PAULO DOS SANTOS SILVA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
JUAN PARRA MARTÍNEZ
Doutor em Ciências da Educação, pela Universidade Nacional de Educação à Distância UNED-Madri. Docente no Curso de Graduação em Ciências do Esporte e nos seguintes programas de Pós-Graduação: Mestrado Universitário em Investigação em Ciências do Esporte e Mestrado Universitário em Professor de Educação Secundária, da Faculdade de Ciências do Esporte, Universidade de Castilla – La Mancha, Campus Toledo (Espanha)
KARINE SÂNYA DUTRA SILVA
Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Professora efetiva da rede estadual de educação de Goiás. Psicopedagoga da Subsecretaria Regional de Educação de Jataí, Goiás
LETÍCIA LEMOS AYRES DA GAMA BASTOS
Doutoranda pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Membro do diretório do grupo de pesquisa em Estilo de Vida e Saúde – GPES, vinculado ao CNPq
LUÍS CÉSAR DE SOUZA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec – Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, e Nevida – Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte, vinculados ao CNPq
MICHELE SILVA SACARDO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. Coordenadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e docente nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec – Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, e do grupo de pesquisa Análise da Produção do Conhecimento em Educação (PPGE/UFSCar), EPISTEF Nordeste/Paideia/Unicamp, vinculados ao CNPq
NESTOR PERSIO ALVIM AGRÍCOLA
Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Docente nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
RAPHAEL ASSIS CARDOSO SOUSA
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí
RENATA MACHADO DE ASSIS
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec – Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, e do grupo de pesquisa Multidisciplinaridade e Saúde, vinculados ao CNPq
TADEU JOÃO RIBERIO BAPTISTA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia
VANDERLEI BALBINO DA COSTA
Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – São Paulo. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa do CNPq – NuFOPE, com estudos voltados à formação de professores, gestão da educação, políticas educacionais e trabalho docente
VÂNIA RAMOS RODRIGUES
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Monitora do Projeto de Acessibilidade 2016 – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec – Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, vinculado ao CNPq
VIVIANNE OLIVEIRA GONÇALVES
Doutora em Ciências do Esporte pela Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), Campus Toledo, Espanha. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Educação Física – modalidade licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Membro do diretório do grupo de pesquisa Nesec – Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Cultura, e do grupo de pesquisa Multidisciplinaridade e Saúde, vinculados ao CNPq.