Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br> Teorias e Pesquisas em educação de ciências e matemática/organização

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
Teorias e Pesquisas em educação de ciências e matemática/organização

Autores: Maria Auxiliadora Vilela Paiva - Sandra Aparecida Fraga da Silva

Este livro apresenta uma coletânea de artigos sobre conhecimentos, saberes, desenvolvimento e a identidade profissional do professor desenvolvidos na disciplina de Formação de Professores, e divulgação de algumas pesquisas realizadas no Mestrado em Educação de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes na linha de formação de professores, no período de 2013-2015.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1237-4
DOI: 10.24824/978854441237.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:<br> Teorias e Pesquisas em educação de ciências e matemática/organização

MARIA AUXILIADORA VILELA PAIVA
Professora aposentada da UFES. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Educação de Ciências e Matemática – Educimat e Coordenadora Geral de Ensino do Cefor-Ifes. Possui licenciatura em Matemática pela UFES (1972), cursou mestrado em Matemática no IMPA (1980) e doutorado em Matemática na PUC-RJ (1999), com ênfase em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática no ensino fundamental, médio e superior e pesquisa nas linhas de Formação do Professor e Ensino e Aprendizagem da Matemática. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa GEPEM-ES e fundadora da SBEM-ES.

SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA
Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)/Campus Vitória, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática -e à licenciatura em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática – Grupem – e do Grupo de Estudo em Educação Matemática do Espírito Santo – GEEM-ES, desenvolvendo pesquisas na área de formação de professores que ensinam matemática e sobre laboratório de matemática.

 

SOBRE OS AUTORES

 

ALEX JORDANE
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat e à Licenciatura em Matemática. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Recursos Didáticos de Matemática - ReDiMa, desenvolvendo pesquisas na área de formação de professores que ensinam matemática e produção de recursos didáticos de matemática.

ALVARITO MENDES FILHO
Graduado em Letras - Inglês (1980) e em Comunicação Social - Jornalismo (1989), possui especialização em Estudos de Imagem e Mídia (2005) e mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática. Já atuou como professor de Inglês, jornalista, ator e instrutor de teatro. Pertence ao grupo de estudos e pesquisa GEPEM-ES. Atualmente, seus principais temas de pesquisa são: teatro como recurso didático-pedagógico, motivação, aprendizagem e Educação Matemática.

ANNA CHRISTINA ALCOFORADO CORRÊA
Mestra em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa Educimat, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Técnica em Assuntos Educacionais do Ifes. Professora Voluntária do Curso de Licenciatura em Matemática, do Ifes - Vitória. Integrante do grupo de pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (Grupem), vinculada a linha de formação de professores.

ANTÔNIO HENRIQUE PINTO
Graduado em Matemática, com mestrado em Educação (PPGE-Ufes) e doutorado em Educação (FE-Unicamp). Atua a mais de 30 anos na educação básica. Exerceu a coordenação do curso de Licenciatura em Matemática (Ifes) e atua como docente nos cursos de Licenciatura em Matemática (Ifes) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PPG-Educimat/Ifes). Exerce a coordenador do Subprojeto Pibid Matemática – Ifes.

ATHELSON STEFANON BITTENCOURT
Possui, pela UFES, graduação em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Ciências Fisiológicas e Pós-doutorado pela UNIFESP. É professor Associado II do Dept. de Morfologia da UFES, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia da UFES, e Prof. colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - IFES. Coordenador do Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida- MCV e do Laboratório de Platinarão da UFES.

CLOVIS LISBÔA DOS SANTOS JUNIOR
Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2014), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2007), Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia–UNEB (2004).Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Diversidades (IFES). Participa do Grupo de Pesquisa em Política, Gestão, Memória e Pesquisa em Educação na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/Teixeira de Freitas-Bahia. Professor efetivo do colegiado de matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X.  Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática com ênfase em História da Matemática, formação de professores, processos de ensino e aprendizagem.

CRISTIANE RAMOS TEIXEIRA
Professora da rede municipal de ensino de Cariacica, Espírito Santo. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Científica e Espaços de Educação Não Formal (Gepac/Ifes) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar (Ufes).

DILZA CÔCO
Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória, doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atua como docente em cursos de licenciatura, especialização e mestrados, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e o o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades. É integrante dos grupos de pesquisa em práticas pedagógicas de matemática (GRUPEM) e no grupo de estudos e pesquisas de educação cidade e humanidades (GEPEC), vinculada em ambos na linha de formação de professores.

EDMAR REIS THIENGO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, mesmo programa em que cursou seu mestrado. Professor titular do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Vitória/ES. Líder do Grupo de pesquisa “Educação Matemática, História e Diversidades”, no qual desenvolve pesquisas analisando e discutindo políticas e práticas relacionadas a alunos com necessidades educativas especiais, tais como surdez, cegueira e deficiência visual, déficit de atenção, transtorno global de desenvolvimento, altas habilidades, bem como questões de gênero, etnia, cultura, além de políticas anti-homofóbicas.

EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA
Doutor em Educação pela UFBA e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (Programa EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES/VITÓRIA). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização Científica e Espaços de Educação Não Formal (GEPAC/IFES) e a linha de pesquisa Espaços Educativos Não Formais: Cultura, Política e Memória. Trabalha com pesquisas em Política, Gestão e Ensino na Educação Básica. Atua na interface entre diferentes os processos socioculturais, com interesse na mediação dialógica, crítica, ética e cidadã, fundamental no processo de interlocução dos saberes.

EULÉSSIA COSTA SILVA
Professora de Matemática no ensino médio e ensino superior. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo-IFES. Mestre em Educação em Ciência e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação e Educação em Ciências e Matemática do Ifes.

JOSÉ CARLOS THOMPSOM DA SILVA
Doutorando em Educação em Linguagens Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Membro do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas de Matemática (GRUPEM-IFES). Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo (GEEM- ES/UFES). Desenvolve pesquisas na área da Educação e da Educação voltada para a formação de professores, ensino, aprendizagem e avaliação. Atua como professor de matemática desde 2001 com turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e turmas do ensino médio nas modalidades Regular, Técnico e EJA. Atuou como Professor Supervisor do Pibid com licenciandos em matemática e como Formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

JOSILENE ERLACHER WERNECK MACHADO
Professora da rede Estadual de Educação, SEDU/ES, Geógrafa, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Educação em Ciências e Matemática IF-ES. Como pesquisadora, atua na área de espaços educativos não formais, entre eles os museus, na elaboração e instalação de projetos expositivos, com enfoque na sua parceria educativa com as escolas no desenvolvimento da Educação Científica. Desenvolve trabalhos voltados para a formação de professores da educação básica.

LYDIA MÁRCIA BRAGA BAZET
Pedagoga. Graduada em Pedagogia, especialista em gestão educacional, todos pela UFES e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), membro do GEEM-ES (desde 2012). Atua como Pedagoga do Ifes Campus Serra.

LISANDRA SENRA AVANCINI BENDINELI
Graduada em Pedagogia (com habilitação em Supervisão Escolar, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil), especialista em Planejamento Educacional e mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo IFES. Atua como professora de Anos Iniciais e Supervisora Escolar no município de Colatina.

MARIA DA GLÓRIA MEDICI DE OLIVEIRA
Graduação em Filosofia, Universidade Federal de São João Del Rei; Especialista em Ensino Religioso, pela Universidade de Brasilia; Especialista em Proeja, Instituto Federal do Espírito Santo; Mestre em Educação Matemática, pelo programa EDUCIMAT - Instituto Federal do Espirito Santo. Função: Professora aposentada da Rede Particular de Ensino. Atualmente Professora Voluntária, de Filosofia, do Instituto Federal do Espírito Santo, na modalidade Eja; Coordenadora de Tutoria do curso de Pós-Graduação Proeja, na modalidade EaD, do Instituto Federal do Espírito Santo; Pesquisadora do grupo GEPEM (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, do Instituto Federal do Espirito Santo).

MARIA LUIZA DE LIMA MARQUES
Licenciada em Geografia Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Mina Gerais – PUC (1985). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Científica e espaços de Educação Não Formal – GEPAC e também do Grupo de Alfabetização Científica do Contexto da Sustentabilidade Socioambiental. Atualmente exerce atividades de docência em Geografia e Coordenação de Ensino na Prefeitura Municipal de Vitória, Espírito Santo. É pesquisadora na área de formação de educadores na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, no contexto da integração dos diferentes espaços educativos, buscando contribuir para uma educação reflexiva, dialógica, cidadã, transformadora e emancipatória.

MARINA CADETE DA PENHA DIAS
Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo IFES. Graduada em Ciências Biológicas e Graduanda em Pedagogia pela UFES. Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Serra. Professora colaboradora e orientadora do Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Educação e Divulgação em Ciências do IFES. Pesquisadora e Bolsista do Museu de Ciências da Vida da UFES.

MANUELLA VILLAR AMADO
Possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas pela UFES, doutora em Biotecnologia pela UFA e pós-doutora em Ensino de Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto- Portugal. Professora e coordenadora da Especialização em Educação e Divulgação em Ciências (EDIV) atua também no curso Técnico em Biotecnologia no IFES, Campus Vila Velha e professora e orientadora no mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) no IFES Campus Vitória.

NARDELY SOUSA GOMES
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce (2003). Possui especialização em Edu-cação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2010) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática –EDUCIMAT – pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação -Anpae-ES. Possui experiência na Educação Básica com a EJA, Ensino Fundamental e Médio na rede estadual e municipal dos Estados do ES e de MG. Suas pesquisas têm foco na EJA, no ensino de Ciências e na Formação Docente.

PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE
Licenciada em Arte e em Pedagogia, tem mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena, junto com Dilza Côco, o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação na Cidade e Humanidades (GEPECH).

RIVANA SOUZA BATISTA
Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo e é Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. É professora da Rede Estadual de Educação Básica do Espírito Santo e da Rede Sagrado Coração de Maria, onde atua na Coordenação de Ciências da Natureza. Atuou na supervisão do PIBID de Química da Universidade Federal do Espírito Santo junto às Escolas Estaduais.

ROBERTA RESURREIÇÃO SOUZA
Licenciada plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2016). Professora efetiva de Matemática da rede estadual do Espírito Santo desde 2008, atualmente na função de técnica da Superintendência Regional de Educação Carapina. Trabalhou na execução das ações da formação do Multicurso Matemática (2013) e do Plano de Correção de Fluxo/Ensinar e Aprender (2013-2014) e ministrou oficinas de geometria durante os Seminários Regional e Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014-2015).

RONY CLÁUDIO DE OLIVEIRA FREITAS
Doutor em Educação e Mestre em Informática, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo e com pesquisas no campo da Educação Matemática. Professor no Instituto Federal do Espírito Santo, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, ofertado em rede nacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Recursos Didáticos de Matemática – ReDiMa e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES. Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Espírito Santo. Tem focado suas pesquisas e trabalhos em recursos didáticos de Matemática em mídias diversas e práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Profissional e na Educação à Distância.

RÚBIA CARLA PEREIRA
Professora efetiva de Matemática da rede estadual do Espírito Santo desde 2008. Atua como técnica pedagógica na Unidade Central da Secretaria de Estado da Educação, na área de Formação de Professores de Matemática e em Tecnologias Educacionais, desde 2012. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e especialista em Logística de Produção Integrada pela Universidade Federal do ES (2005) e em Novas Tecnologias Educacionais pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá – RJ (2010), mestra em Educação Matemática pelo Instituto Federal do ES com a pesquisa Transposição Didática: interações entre o sexto ano do ensino fundamental e a disciplina de Teoria dos Números em licenciatura Matemática sobre o conceito de Divisibilidade.

SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE
É professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e leciona Química e Educação em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do IFES. É Bolsista de Produtividade Capixaba da FAPES dedicando-se às investigações sobre formação inicial e continuada de professores das Ciências da Natureza e diálogos entre espaços de educação formal e não formal, todos com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). É formado em Licenciatura em Química e Engenharia Química pela UFRJ. Possui diploma de Doutorado em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ e Estágio Pós-doutoral em Educação pela UnB e pela Universidade de Aveiro - Portugal. É membro da Associação Ibero-Americana CTS, ABRAPEC, SBPC, SBENBIO e SBQ (Divisão de Educação Química.

SIMONE DE MELO SESSA
Graduação em Letras e Pedagogia; Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Educacional; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa EDUCIMAT do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com pesquisa sobre a formação de professores que ensinam Matemática. Atua como pedagoga/área no Ifes - Campus de Alegre, tendo como área de atuação os cursos técnicos integrados ofertados pelo Campus. Leciona Educação Matemática, no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA).

VANUSA STEFANON MAROQUIO
Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Especialista em Matemática da área do conhecimento de ciências exatas e da terra em Pós-Graduação lato-sensu - FERLAGOS, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Iguaçu. Professora estatutária - Prefeitura Municipal de Cariacica. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atualmente atua como Secretária de Educação do Município de Cariacica (SEME/PMC) e Formadora de matemática (PNAIC/UFES/MEC 2014 e2015).

VILMA REIS TERRA
É professor Associada do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e leciona Química e Educação em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do IFES. É Licenciada em Quimica pela Universidade José do Rosário Vellano, e possui Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dedica-se às pesquisas sobre práticas pedagógicas de ensino de química com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). É membro da Associação Ibero-Americana CTS e ABRAPEC.