Capa do livro: EDUCAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS

EDUCAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS

Autores: Francisco Ari de Andrade, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim e Flávio Muniz Chaves (organizadores)

livro impresso
de R$ 62,90 por
livro digital
de R$ 62,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Eis uma coletânea sobre a educação, saberes e práticas. Aqui se reúnem artigos de estudantes, professores, pesquisadores e demais convidados em prol de um empreendimento bibliográfico dando conta de base epistemológica e empírica de artigos que lançam o desafio de problematizar saberes e práticas no exercício de ensinar, mas também em atividades letivas em espaços não escolares no Brasil

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1201-5
DOI: 10.24824/978854441201.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 320
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS

Autores

ÁDILA PRISCILLA GOMES RODRIGUES
Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área de Físico Química Inorgânica. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência nas áreas de eletroquímica, educação e propriedades magnéticas dos materiais cerâmicos.

ALBA PATRÍCIA PASSOS DE SOUSA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO; Mestranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (UFC) e Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ALEX MESSIAS MARQUES
Doutorando em Química pela UFRN. Mestrado em ensino de ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Experiência docente no ensino superior. Com experiência na área de corrosão, eletroquímica e ensino de química.

ANA MARIA MONTE COELHO FROTA
Professora da Universidade Federal do Ceará, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC. Doutora em Psicologia. Mestre em Educação. Psicóloga.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira - Faced/UFC, Linha de pesquisa: Avaliação Educacional - Eixo temático: Avaliação Institucional. Especialista em Coordenação Pedagógica – Fa7. Graduada em Pedagogia – UFC. Pesquisadora auxiliar do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) UFC/CNPq. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bolsista Capes/UAB.

ANAISA ALVES DE MOURA
Mestranda em Ciências da Educação - ULHT – Portugal. Área atual - Educação a Distância - Faculdades INTAEAD. Especialista em Gestão Escolar - Faculdades INTA (2009), Ciências da Educação - INTA (2013), Psicopedagogia e Educação Especial - UCAM - Rio de Janeiro (2014), Educação a Distância - UNOPAR (2015). Graduada em Pedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006).

ANTONIO DIEGO DANTAS CAVALCANTE
Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior – UNINTER (2012). Graduado em Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Área atual – Educação a Distância – Faculdades INTAEAD.

ANTÔNIO ROBERTO XAVIER
Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Membro Titular do Conselho Superior Universitário (CONSUNI). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE); Mestre em Planejamento em Políticas Públicas (UECE); Doutor em Educação (UFC). Pós-Doutorado (em andamento) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da UNILAB. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais), Vice-Líder do Grupo de Pesquisa HICUME (História, Cultura, Memória e Educação) ambos da/UNILAB/CNPq. Integrante do NHIME (Núcleo História e Memória da Educação)/UFC/CNPq.

CELECINA DE MARIA VERAS SALES
Professora do Curso de Graduação em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela UFC, com Pós-Doutorado em Ciências Sociais Pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal.

CELIA DE JESUS SILVA MAGALHÃES
Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professora da Universidade Regional do Cariri e diretora administrativa - Unidade de Missão Velha, da Universidade Regional do Cariri e Universidade Regional do Cariri - URCA.

CINTYA KELLY BARROSO OLIVEIRA
Doutoranda em Educação Brasileira (UFC); Mestre em Letras (UFC). Especialista n’O ensino de Literatura (UECE); Graduada em Letras (UFC), Graduanda em Pedagogia (FIC) e professora efetiva da rede pública de ensino do Governo do Estado do Ceará.

CLEYTON GOMES CARNEIRO
Graduando em Filosofia - UVA; Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica - INTA; Licenciado em Pedagogia - FATEBOV; Bacharel em Teologia - INTA e Professor de Filosofia na rede Estadual de ensino.

DENIZE DE MELO SILVA
Mestre em Educação Brasileira - Faced/UFC, Linha de pesquisa: Avaliação Educacional - Eixo temático: Avaliação Institucional. Graduada em Pedagogia – UFC. Pesquisadora auxiliar do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) UFC/CNPq. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como bolsista do PIBID durante a graduação no referido curso. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Fortaleza e no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) no mesmo município.

EDNA DE BRITO AMARAL
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFPI. Especialista em Saúde Mental pela FLATED (Faculdade Latino Americana de Educação). Psicóloga da Secretaria de Saúde da cidade de Cocal dos Alves/PI.  Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED da UFPI. Membro do Fórum de Medicalização da Educação e Sociedade – núcleo Piauí. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA
Pedagogo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI) e Educação Infantil (UESPI). Professor da Educação Básica. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia Educacional – PSIQUED.

EMÍLIA LIMA DA COSTA
Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará. Têm experiência na átea de Química, com ênfase em Ensino de Química, escolas do campo e deficiente visual.

FABRÍCIO FURTADO DA ROCHA
Especialista em Metodologia de Ensino da Língua portuguesa pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF. Atualmente é professor de Português da educação básica vinculado à Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

FAUSTON NEGREIROS
Professor adjunto III do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Sociologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia/ANPEPP. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). Graduação em Psicologia (Licenciatura, Bacharel e Psicólogo Clínico) pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Coordena o PSIQUED, Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPq.

FLÁVIO MUNIZ CHAVES
Doutorando em Educação pela Linha de Pesquisa de História e Memória da Educação (NHIME) da Universidade Federal do Ceará; Bolsista CAPES. Mestre em Educação – UFC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (convênio UFC/MEC/SEJUS). Pedagogo - UFC.

FRANCISCA LIDIANE ARAÚJO DE SOUZA
Doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela UFC. Graduada em Economia Doméstica pela UFC. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

FRANCISCO ELITOM RODRIGUES DA SILVA
Licenciado em Filosofia – UECE; Especialista em Educação de Jovens e Adultos - URCA e em filosofia da religião – UVA; Coordenador escolar do sistema municipal de ensino no distrito de Aracatiaçu - CE.

GABRIELA DE AGUIAR CARVALHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (2014). Atualmente é professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

GABRIELLE SILVA MARINHO
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira Faced/UFC, Linha de pesquisa: Avaliação Educacional ? Eixo temático: Avaliação Institucional. Graduada em Pedagogia – FChristus. Pesquisadora auxiliar do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) UFC/CNPq. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

GEORGIANA MAIA BARRETO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como ludoeducadora no Centro de Estudos sobre Ludicidade e Lazer, bem como na brinquedoteca e Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO). Possui interesse nas áreas de estudos sobre Educação, Direitos Humanos e Feminismo.

JANICE DÉBORA DE ALENCAR BATISTA ARAÚJO
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Docência na Educação Infantil – UFC. Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza.

JERIANE DA SILVA RABELO
Pedagoga. Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM.

 

JOÃO ANTÔNIO DE SOUSA LIRA
Graduado em Pedagogia Pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA, especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia Pela Universidade Cândido Mendes. Professor da Educação básica no Município de Nova Iorque- MA.

JOSÉ CARLOS BERNARDINO DE CARVALHO MORGADO
Doutor em Educação: Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal. Bacharelato em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal.

JUAN MARTINS DE MEDEIROS
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Professor de matemática da rede estadual de ensino.

JULIANA SILVA ARRUDA
Mestrado em Educação Brasileira, pelo Programa de Po?s-Graduac
?a?o em Educac?a?o da FACED/UFC. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada e Licenciada em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceara? – UFC, com formac?a?o cli?nica com Osvaldo Dante Di Loretto SP. Especialista em Psicopedagogia pela UFC. MBA em Gesta?o Empresarial pela Fundac?a?o Getu?lio Vargas FGV-RJ.

KAMILA COSTA DE SOUSA
Doutoranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela UFC. Graduada em Economia Doméstica pela UFC. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

KARLANE HOLANDA ARAÚJO
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Linha de Avaliação Educacional. Mestra em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF). Professora de sociologia da rede de ensino do Ceará desde 2004. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

KAYLENE DE SOUSA LOPES
Possui Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI).

LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ
Professor Assistente I do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, junto a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação (2010-2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Especialização em Gestão Educacional (2010-2011) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Graduação em Pedagogia (2005-2009) pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE).

LILIANE MARIA RAMALHO DE CASTRO SIQUEIRA
Mestrado em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de Sa?o Paulo - USP. Graduada em Contabilidade pela UECE. Especializada em Financ
?as pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Graduada em Contabilidade pela UECE.É Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis da UFC e professora em EAD na UECE.

LUCIMEIRE ALVES MOURA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (UFC), Especialista em Planejamento Educacional e Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES).

LUISA NAYRA DA SILVA GOMES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED da UFPI. Membro do Fórum de Medicalização da Educação e Sociedade – núcleo Piauí. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Pós-doutorado (em andamento) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Avaliação e Gestão Educacional. Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professor Associado da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE).

MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE DA SILVA
Graduada em Pedagogia (UFAC), com Mestrado e Doutorado em educação (UFC). Professora Associada na UFC/FACED. Colaboradora da Pós-graduação em Educação (UFC). Coordenadora de área do PIBID/Pedagogia/UFC.

MARIA LUCIJANE GOMES DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE). Especialização em andamento em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Design Instrucional pelo Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional. Design Instrucional no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC).

MARIA NERICE DOS SANTOS PINHEIRO
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário UniChristus. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

MARILDE CHAVES DOS SANTOS
Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI. Mestre em Educação pela (UFPI). Licenciada em Pedagogia, Especialização em Psicologia Educacional e em Supervisão Escolar. Professora da Universidade Federal do Piauí/CAFS.

MARIZA MARIA BARBOSA CARVALHO
Professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS). Doutoranda em Ciências da Educação com especialidade em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Unicatólica de Quixadá. Especialista em Processos Educacionais na Saúde. Especialista em Educação na Saúde para preceptores do SUS pelo IEP/HSL. Especialista em RPG/Reposturarse pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor temporário na Universidade Regional do Cariri-URCA e professor-formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

PAULO MEIRELES BARGUIL
Analista de Sistemas, Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (). Professor Associado I da UFC, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da UFC. É membro do eixo temático Aprendiz, Docência e Escola, da linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM.

RAIMUNDO HÉLIO LEITE
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFC. Foi reitor da Universidade Federal do Ceará no interstício de 1987 a 1991.

RODERIC TERENCE GONÇALVES DE SZASZ
Graduado em Letras e Língua Inglesa (UFC); revisor textual e professor de Literatura e de Língua Inglesa da rede particular de ensino de Fortaleza, Ceará.

RUI MARTINHO RODRIGUES
Professor aposentado da UFC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE, da Faculdade de Educação (UFC). Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1972), graduado em administração (1981) e Direito (2001) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1990). Doutor em História pela Universidade de Pernambuco - UFPE (2001).

SANDRA MARIA RODRIGUES
Professora de Matemática da rede estadual de Ensino do Ceará – Secretaria da Educação (SEDUC). Especialista em Coordenação Pedagógica pelo Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Ensino de Matemática - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação Plena em Matemática – Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SUYANE DA SILVA FLORINDO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Linguística e Ensino pela UESPI. Professora da rede municipal de ensino de Teresina/PI. Pesquisadora na área de formação e práticas pedagógicas.

TIAGO BRUNO AREAL BARRA
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação de Jovens e Adultos para o Sistema Prisional (UFC). Graduado em Pedagogia (UFC). Consultor Pedagógico de Projetos Sociais.