Capa do livro: EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL:<br>entrelaçamentos e aproximações

EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL:
entrelaçamentos e aproximações

Autores: Maria Cristina Lima Paniago - Katia Alexandra de Godoi e Silva (Orgs.)

Este livro é uma produção de professores/pesquisadores que participam do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED). A origem da obra se dá no contexto de comemoração dos 10 anos do GETED, com o principal objetivo de socializar as pesquisas desenvolvidas por alguns professores/pesquisadores desse grupo.
Assim, foram convidados diversos autores que realizaram suas pesquisas relacionadas à formação de educadores e práticas docentes, na área da educação.
Das diversas produções que compõem esta obra, a seguir apresentamos os nomes dos autores dos capítulos: Adelina Silva (Universidade Aberta de Portugal); Ana Maria Ribas (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS); Ana Paula Gaspar Melim (UCDB); Arlinda Cantero Dorsa (UCDB); Blanca Martin Salvago (UCDB Virtual); Jeferson Pistori (UCDB Virtual); Dulce Márcia Cruz (UFSC); Edna dos Reis (IFES); Eduardo Luís Figueiredo de Lima (UFMS); Jany Baena Fernandez (UFSC); Joaquim Sergio Borgato (UFMS); João Otávio Chinem Alexandre Alves (UCDB); João Torres (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal); Katia Alexandra de Godoi e Silva (Capes/PNPD UCDB); Maria Cristina Lima Paniago (UCDB), Miguel Figueiredo (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal); Miriam Brum Argueiro (UFMS); Rosimeire Martins Régis dos Santos (UCDB Virtual).

Impresso
de R$ 50,28 por
R$ 43,08
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 35,20

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1222-0
DOI: 10.24824/978854441222.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL:<br>entrelaçamentos e aproximações

ADELINA MARIA PEREIRA DA SILVA
Possui licenciatura em Secretariado e Gestão (ISCAP), mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta) e doutorado em Antropologia, especialidade de Antropologia Visual (Universidade Aberta). Professora do quadro do Ensino Secundário da área de Educação Tecnológica. Formadora de Professores. Foi e-tutora da disciplina de Antropologia Geral (Universidade Aberta). Investigadora CEMRI/UAb no Grupo de Investigação Media e Mediações Culturais (Universidade Aberta) de temas relacionados com as tecnologias da informação e comunicação, particularmente das sociabilidades on e off-line, comunidades reais/virtuais, e-/b-learning, comunidades de prática e inteligência coletiva.

ANA MARIA RIBAS
Possui Pedagogia e Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Mestre em Educação (UCDB) , período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED (UCDB), cadastrado no CNPq. Membro do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso Do sul-Grupo de Trabalho Educação Superior. Formadora de professores pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais/NUTEC da Secretaria Municipal de Educação/Campo Grande-MS. Tem experiência na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e práticas docentes, tecnologia educacional, educação a distância e aprendizagem online.

ANA PAULA GASPAR MELIM
Graduada em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (2016) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente é Coordenadora e professora titular do Curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Assessora pedagógica para assuntos educacionais e Coordenadora adjunta dos cursos de Extensão em Educação Infantil do MEC/SEB/UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação de Professores e Alfabetização.

ARLINDA CANTERO DORSA
Doutorado em Língua Portuguesa-  PUC/SP; Mestrado em Comunicação e Letras. Mackenzie/SP; Graduação - Letras – FUCMAT- MS; Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação -Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local. Editora de Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local - UCDB-MS. Docente do curso de Direito, UCDB-MS.  Líder do Grupo de Pesquisa em “Patrimonio Cultural, Direitos e Diversidades” e Vice-líder do Grupo de Pesquisa GETED. Tem experiência na área de Análise do Discurso e Divulgação Científica, com ênfase em Cultura, Identidade e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso; linguagem; desenvolvimento local; produção textual; gêneros textuais acadêmicos; Tecnologias educacionais.

BLANCA MARTIN SALVAGO
Bacharel em Teologia pela Universidade de Granada (Espanha), Licenciada em Língua Espanhola pela Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande, MS), Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália). Coordenadora Pedagógica dos cursos de Graduação e Pós-graduação a distância da UCDB Virtual. Membro do GETED - Grupo de Estudos e Pesquisa de Tecnologia Educacional e Educação a Distância, da Universidade Católica Dom Bosco.

DULCE MARCIA CRUZ
Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (CED). Bolsista Produtividade CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq. Pesquisa na área de Educação e Mídias, na interface entre a Comunicação, a Educação e a Linguagem: Games e educação: produção e análise de narrativas digitais lúdicas; Formação docente para as mídias no ensino presencial e a distância; Letramentos, linguagens e narrativas na cultura digital. Graduação em Comunicação Social (RTV) pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).

EDNA DOS REIS
Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990/1), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Participa ativamente da UAB (Universidade Aberta do Brasil) como professora Especialista das disciplinas: Teorias de Aprendizagem no contexto digital e Metodologia de Pesquisa Científica. Ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para o Ensino Médio Integrado e de Metodologia do Trabalho Científico para o Ensino Superior e Pós-Graduação. Faz parte do grupo de Pesquisa de Pós-graduação em Informática na Educação (EDUTEC). Pesquisa na área de Novas Tecnologias da Educação (TIC). Atualmente Diretora de Implementação do Campus Avançado Viana. Professora do Mestrado de Física pela SBF - Polo Cariacica - Espírito Santo e professora do Mestrado profissional em Letras - (ProfLetras) Polo Campus Vitória.

EDUARDO LUÍS FIGUEIREDO DE LIMA
Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde atua na Educação a Distância desde 2009. Graduado em História e mestre em Letras por essa instituição é Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco e integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo em Tecnologia Educacional e Educação a Distância – GETED desde 2011. Seus interesses de pesquisa são as tecnologias de mediação digitais para o ensino na modalidade a distância, com ênfase nos ambientes virtuais de aprendizagem e em dispositivos digitais como instrumentos de leitura. É, desde 2016, Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil, UAB, para a UFMS.

JANY BAENA FERNANDEZ
Graduação em Letras/espanhol (2001) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialização em Planejamento e Tutoria em EAD (2009) pela UFMS, Tecnologia em Educação (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) e Gestão e Docência em EaD (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Estudos de Linguagens (2016) pela UFMS. Atuou como gestora do setor da alimentação escolar - Secretaria de Estado de Educação, nos anos de 2011 e 2012. Recentemente, professora formadora da Secretaria Municipal de Campo Grande (MS) com experiência na área de Educação, com ênfase no letramento digital, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, formação continuada de professores, aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

JEFERSON PISTORI
Jeferson Pistori é bacharel e licenciado em Matemática Aplicada e Computacional, iniciando sua caminhada na pesquisa científica aplicada no programa de iniciação científica PIBIC/CNPq. Mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina, propondo uma arquitetura distribuída para uso em Bibliotecas Digitais. Doutor em Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é docente da Universidade Católica Dom Bosco, ocupando o cargo de Diretor de Educação a Distância (UCDB Virtual), é membro do Comitê de Gestão do consórcio UNIVERS-IUS - Instituições Salesianas de Educação Superior EAD e da Rede de Instituições Católicas do Ensino Superior RICESU, que coordenou de 2008 a 2010. Atua na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e no uso de Tecnologias para a Educação a Distância.

JOAQUIM SÉRGIO BORGATO

Graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e doutorando em Educação pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é responsável pelo Laboratório de Produção Audiovisual da EAD/UFMS, professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de Artes Visuais. Tem experiência na área de Comunicação e Design, com ênfase em Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, design, linguagem, comunicação, tecnologia digital da informação e comunicação, produção de material didático digital e ensino a distância.

JOÃO OTÁVIO C. A. ALVES
Graduando do curso de Direito (10º semestre) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Estagiário da Procuradoria Especializada junto ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Formado no curso de Inglês pela escola de língua estrangeira CNA São Francisco; Líder de sala do curso de Direito - UCDB (2012-2016); Presidente da Comissão de Formatura do curso de Direito - UCDB (2012-2016); Monitor de Estudo dos Clássicos - UCDB (2014-2016); Bolsista de Iniciação Científica pela UCDB (2013-2014); Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2014-2015); Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2015-2016); Voluntário de Iniciação Científica (2016-2017).

JOÃO VICTOR TORRES
É licenciado em de Matemática e tem mestrado em Educação, na especialidade de didáctica da Matemática. Tem estado ligado a projetos de integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino desde o final da década de 1990. Fez parte, durante dois anos, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) do Ministério da Educação e trabalha atualmente no Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. O seu trabalho está centrado, sobretudo, no apoio à utilização de linguagens de programação no ensino, integrando a equipa do projeto EduScratch, e nas questões relacionadas com a segurança dos jovens na Internet.
KATIA ALEXANDRA DE GODOI E SILVA
Pós-doutoranda do PPGEducação da UCDB, bolsista Capes/PNPD. Pesquisadora do GETED. Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP. Mestre em Design pela UFPR. Licenciatura em Educação Artística com ênfase em Artes Plásticas, pela Faculdade de Artes do Paraná. Bacharelado em Design pela FAAP. Membro da Comissão Científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) (2013-2016). Foi coordenadora adjunta dos cursos de formação do Programa Um Computador por Aluno do Estado do Tocantins (ProUCA TO) (2013-2014). Tem experiência na área de Educação (com ênfase em Tecnologias Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; processos de formação para a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais; educação a distância; na área de Design (com ênfase em Design de Sistemas de Informação, Interação Humano-Computador).

MARIA CRISTINA LIMA PANIAGO
Possui graduação em Letras - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral) Department of Family Social Science - Faculty of Human Ecology. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente. É líder do Grupo de estudos e pesquisas em Tecnologia Educacional e educação a distância (GETED). É representante da UCDB no Fórum Permanente de EAD - Conselho Estadual de Educação (FORPEMS). É membro editorial da revista Série-Estudos (PPGE- UCDB). É parecerista Ad Hoc do GT 16 ANPED (2016/2017) e coordenadora do GT 16 da ANPED - CO (2015/2016).

MIGUEL FIGUEIREDO
Licenciado em Matemática e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Professor adjunto do Departamento de Ciências e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), na qual foi subdiretor de julho de 2008 a fevereiro de 2016 e é membro do Conselho Técnico-Científico. Atualmente desempenha as funções de coordenação do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, sendo responsável pelo projeto EduScratch, onde trabalha na divulgação e formação de professores e alunos na área da utilização educativa do ambiente gráfico de programação Scratch.

MIRIAM BRUM ARGUELHO
Mestrado em Educação, área de concentração em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (PT). Pós Graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning, pela Universidade de Coimbra (PT). Atualmente é doutoranda (blosista Capes/PROSUP) em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educaional e Educação a Distância (GETED). Procuradora Educacional Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora de curso de graduação EAD do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

ROSIMEIRE MARTINS RÉGIS DOS SANTOS

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá. Integrante desde 2007 do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED).