Capa do livro: DIVISÃO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAZONAS:<br> um novo e velho debate

DIVISÃO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAZONAS:
um novo e velho debate

Autores: Wendell Teles de Lima - Ana Maria Libório de Oliveira (Orgs).

A criação de novos territórios e estados se constitui na produção de novo espaço geográfico, produto da ação política. É necessário conhecer de fato a intenção dessas divisões e a ocorrência em longo prazo que justifiquem a necessidade de dividir o Estado do Amazonas.

Impresso
de R$ 64,68 por
R$ 55,08
Digital
de R$ 64,68 por
R$ 45,28

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1211-4
DOI: 10.24824/978854441211.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DIVISÃO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAZONAS:<br> um novo e velho debate

WENDELL TELES DE LIMA
Professor Efetivo do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR -2015). Mestre em Geografia, Especialista em Turismo e Gestão Territorial pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, Bacharel em Geografia e Licenciado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. É líder do Grupo de Estudos Geográficos Certificado pela Universidade do Estado do Amazonas onde trabalha com a linhas de Pesquisa Território e Política e Ensino de Geografia, Desenvolvimento Sustentável e Questões Ambientais Fronteiriças. É professor Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da Linha de Pesquisa Ambiente e Sociedade.

ANA MARIA LIBÓRIO DE OLIVEIRA
Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua na Formação dos docentes dos Cursos de Engenharia, Tecnologia e Licenciatura, promovendo as Tendências no Ensino da Matemática em Modelagem, Etnomatemática e Tecnologia, assim como Matemática Aplicada. Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional de Colômbia - UNAL/CO (2010), Título revalidado pela Universidade Federal do Amazonas equivalente ao Título de Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Especialista em Docência do Ensino Superior, Licenciada em Matemática. Pesquisadora, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade - NEPECS/CNPQ certificado pelo Instituto Federal de Goiás e membro do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos - GPEG/CNPQ.

MARCELO LACORTT
Graduado em Matemática e Mestre em Engenharia. Professor de matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

CLEUTER TENAZOR TANANTA
Graduado no Normal Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Especialista em Didática do Ensino Superior- Instituto Superior de Educação do Amazonas-2008.

JEFFERSON RODRIGUES DE QUADROS
Mestre em Direito Ambiental e Mestrando em Direito das Relações Internacionais. Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu, Especialista em Direito Penal e Empresarial. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Tec. em Meio Ambiente. Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS (2009-2012). Presidente da Comissão de Direito de Águas da OAB/AM. Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Amazonas (CERH). Professor do Curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

MARCOS MENDONÇA DANTAS
Mestre em Economia UFRGS; Pós-graduado em Comunicação e Marketing institucional; Gestão e organização escolar e Graduado em Administração. Capacitação em EAD.

ZEQUIAS RIBEIRO FILHO
Licenciado em Matemática e Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Docente da Universidade Estadual do Amazonas.

FRANCILENE DOS SANTOS CRUZ
Mestre em Engenharia de Processos, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática, atualmente é Docente do Curso de Matemática no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - UEA atuando na sub área de Álgebra e Geometria, assim como em áreas do Ensino de Matemática e desenvolvendo atividades voltados para o ensino e aprendizagem de Matemática através de intervenções e pesquisas voltadas a área de geopolítica na Amazônia, além de atuar em pesquisas sobre a formação de professores.

ARTEMÍZIA RODRIGUES SABINO
Docente no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-CSTB pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Mestre em Engenharia de Processos Industriais, Especialista em Educação Matemática. Coordenadora de área de Matemática no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, números inteiros, modelagem matemática, jogo e aprendizagem.

RITA DÁCIO FALCÃO
Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia - MPGAP. Especialista em Educação Inclusiva (com ênfase em Educação Especial). Graduada em Geografia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Estudos Geográficos, atua nas linhas de pesquisa Ensino de Geografia e Território e Política e Grupo de Pesquisa Endemias em Áreas Indígenas da Amazônia Brasileira - INPA, atuando na linha de pesquisa EtnoEpidemiologia e Etnoecologia indígena. Docente de Geografia no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas - CESTB/UEA.

ELIUVOMAR CRUZ DA SILVA
Licenciado em Pedagogia, Especialista em Didática do Ensino Superior e Metodologia do Ensino da Matemática, Mestre na Área de Ciências da Educação e Doutorando em Ciências da Educação. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e da rede estadual de ensino no município de Tabatinga-AM. Em sua experiência profissional trabalhou com os professores em Formação Superior da Organização Geral de Professores Indígenas Bilíngues do Alto Solimões-OGPTB, pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, na aldeia de Filadélfia em Benjamin Constant-AM.

RAIMUNDO MENDES DE SOUZA
Licenciado em Filosofia e História. Especialista em Gestão Escolar. Especialista em Tecnologia Educacional. Gestor da Escola Estadual Marechal Rondon, Tabatinga-AM (2005-2008). Professor de Ensino Fundamental e Médio (1990-2009). Professor de Ensino Superior na Universidade do Estado do Amazonas, Tabatinga-AM (2010-2013). Participou como membro integrante de comissão do evento sobre Mudanças Climáticas, através da palestra & quot ; De Estocolmo ao Rio+20: Brasil e a Questão Ambiental, Tabatinga-AM(04/04/2013).

MARIA EULINA ARAÚJO CORDEIRO
Licenciada em Matemática. Atualmente ministra aulas na PLATAFORMA FREIRE, Professora do Ensino Médio - Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino -SEDUC e Professora Especialista da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Mestranda do curso de Pós-graduação Strictu Sensu Mestrado Profissional em Ciência e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, tem experiência na área de Física, com ênfase no Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico, ensino, matemática e dinâmica populacional, equação de terceiro grau, Introdução à Computação.

ENILDO BATISTA LOPES
Docente especialista da Universidade do Estado do Amazonas. Secretário Municipal de Educação de Tabatinga-AM. Mestre em Engenharia de Processos Industriais.

ROCILANGE SALLES CABRAL
Especialista em Ensino da Língua Portuguesa. Licenciada em Letras. Docente, no quadro efetivo da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Membro da Comissão de Estágio Curricular Supervisionado do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga.

ROSIVALDO BANDEIRA CARVALHO
Licenciado Plena em Educação Física. Especialista em PSICOMOTRICIDADE.  Docente da Universidade do Estado do Amazonas. Atua nos seguintes temas: qualidade de vida, crianças e adolescentes e treinamento desportivo.

RAINEY FERREIRA DO NASCIMENTO
Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Docente da Universidade Federal do Amazonas.

ADRIANA APARECIDA DAS NEVES DE QUEIROZ
Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela Associação para o desenvolvimento Coesivo da Amazônia, Brasil (2008) FISCAL DA CASA DO ESTUDANTE da Universidade do Estado do Amazonas. Docente da Universidade do Estado do Amazonas.

MARÍA DEL PILAR DÍAZ DE GARCÍA
Doutora em Ciências Biológicas (Botânica). Mestra em Ciências Biológicas (Botânica). Graduada em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas. Curadora e Diretora de herbário (AMAZ). Docente de Nível Superior e de campo: Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP); Universidade Federal do Amazonas (UFAM) -Manaus-Brasil; Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) -Manaus-Brasil. Atual Docente da Universidade do Estado do Amazonas do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-UEA/CESTB-Amazonas-Brasil. Atua nas seguintes áreas: Morfologia e Anatomia Vegetal, Taxonomia dos Vegetais Superiores, Etnobotânica, Botânica Econômica, Ecologia Vegetal (Interação planta-animal, Frugivoria - frutos), Educação Ambiental, Ecologia, Ecologia Amazônica, Biologia de Criptógamos, Micologia (Fungos macroscópicos), Conservação de Recursos Naturais. Experiência em Nível de Pós-graduação Mestrado e, nível de Pós-graduação-Especialização. Experiência na Formação de Professores Indígenas do Alto Solimões (OGPTB). Na formação de professores de 1a e 2a Licenciatura no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Coordenadora do projeto AMAZÔNIA -CAPDA - Encomenda Vertical de Projeto de Pesquisa - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Financiadora de Estudos e Projetos-Ministério da Ciência e Tecnologia - FINEP - CVTAS - Centro Vocacional Tecnológico do Alto Solimões - Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-Universidade do Estado do Amazonas (CESTB-UEA). Atualmente é Coordenadora Local do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB-UEA). Atuando em projetos de pesquisa e como orientadora de alunos de Pós-graduação, especialização e graduação. Orientadora de projetos de Iniciação Científica - (PAIC-FAPEAM). Revisor de periódico. Consultora Ad hoc: FAPEAM -2014 até a data; e FACEP-2014 até a data.

DELONI DE MEIRA FREITAS BRAUN
Ensino Profissional de nível técnico em Técnico em Segurança do Trabalho pelo Centro Educacional de Niterói, Brasil (2011). Técnica em Segurança do Trabalho do SECRETARIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, Brasil.

ILMA MARQUES OBANDO
Docente da Universidade do Estado do Amazonas - UEA - Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - CSTB, na qual ministra as Disciplinas: Comunicação e Expressão; Língua Portuguesa I; Língua Portuguesa II; Língua Portuguesa V; Teoria e Prática de Leitura; Prática de Ensino da Língua e Literatura de Língua Portuguesa: Estágio Supervisionado I, II e III. Professora da Secretária do Estado do Amazonas - SEDUC na Escola Estadual Pedro Teixeira, na qual ministra as Disciplinas Língua Portuguesa e Ensino Religioso. Graduada em Letras. Pós-Graduação em Língua e Literatura pelas Faculdades Integradas de Cacoal-RO.