Capa do livro: CUIDAR DE QUEM CUIDA:<br>trabalhadoras e trabalhadores no acolhimento institucional

CUIDAR DE QUEM CUIDA:
trabalhadoras e trabalhadores no acolhimento institucional

Autores: Maria Ignez Costa Moreira, Ana Paula Carvalho Pereira Passos, Vicente de Paulo Almeida

A coletânea cuidar de quem cuida: trabalhadoras e trabalhadores no acolhimento institucional é composta por cinco capítulos. No primeiro maria ignez costa moreira apresenta e discute o processo de realização da pesquisa e salienta os resultados, enfatizando que uma prática essencial para a qualidade dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, é a formação continuada por meio de metodologias que permitam a participação ativa dos participantes das equipes das casas. O capítulo 2, de autoria de júnia aparecida ferreira, faz uma análise, a partir da perspectiva construcionista, das narrativas dos operadores da medida de acolhimento institucional, destacando os sentidos por eles produzidos para as suas práticas e as contradições entre o prescrito e o vivido.  Vicente de paulo almeida, no capítulo 3 trata da metodologia de oficina de dinâmicas de grupo e expõe a experiência realizada com os trabalhadores das casas de acolhimento institucional, por meio de um projeto de extensão universitária interdisciplinar realizado na puc minas. As oficinas foram organizadas em torno de temáticas geradoras indicadas por esses trabalhadores em um questionário previamente aplicado. As oficinas foram positivamente avaliadas. No capítulo 4, são discutidas, por maria dionísia do amaral dias, as implicações das atividades do cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com experiências de violência intrafamiliar, na saúde dos trabalhadores que atuam no contexto das casas de acolhimento institucional. O capítulo que encerra a coletânea é de autoria de dorian mônica arpini e destaca a importância o papel mediador dos educadores/cuidadores com as crianças e adolescentes acolhidos, para que se possa restaurar a possibilidade de fortalecer e criar vínculos afetivos e relações de confiança com os adultos significativos, a autora enfatiza que esta mediação envolve a afetividade

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1238-1
DOI: 10.24824/978854441238.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CUIDAR DE QUEM CUIDA:<br>trabalhadoras e trabalhadores no acolhimento institucional

ANA PAULA CARVALHO PEREIRA PASSOS
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professora Assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Supervisora e Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia do Campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Psicóloga Clínica.

DORIAN MÔNICA ARPINI
Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (RS), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Lisboa. Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM. Membro do GT ANPEPP A Psicologia Socio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social.

JÚNIA APARECIDA
Graduada em Psicologia pela PUC Minas, Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Assistente da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, atua na articulação institucional para encaminhamento e formalização de convênios, contratos e demais modalidades de parcerias afetas às ações de extensão universitária na PUC Minas.

MARIA DIONÍSIA DO AMARAL
Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC SP.  Docente do departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva FMB-UNESP e do Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade Faculdade de Saúde Pública-USP. Membro do GT/ANPEPP A Psicologia Sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social.

MARIA IGNEZ COSTA MOREIRA
Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia pela UFMG, Doutora em Psicologia Social pela PUC SP, pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas/Programa de Pós-graduação em Psicologia. Membro da GT/ANPEPP A Psicologia Sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social.

MARIA LÚCIA GULASSA
Graduada em Pedagogia com especialização em
Psicologia Social pelo Instituto Pichón-Riviere. Membro do NECA – Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente.

VICENTE DE PAULO ALMEIDA
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista na Área da Violência pela USP; Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Professor do curso de especialização em Psicoterapia de Família e do Casal do Instituto de Educação Continuada – IEC EC - PUC Minas.