Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO:<br>olhares transversais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO:
olhares transversais

Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes, Maria das Graças Correia Gomes, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva (Org.)

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Sinopse

Vivemos em tempos difíceis, tenebrosos e incertos. Para os/as que trabalham na área educacional a situação é agravante. Tais tempos denotam poucas perspectivas de mudanças. As demandas do tempo presente nos instigam a pensar as políticas públicas de educação. Há quase duas décadas tínhamos uma gestão que, em certo aspecto, focalizava sua atenção na área da educação: democratização da educação pública, políticas afirmativas para as populações historicamente destituídas do saber e promoção à convivência com a diversidade cultural. Hoje, não, assim, mais o é. Fazer o que? Dançar um tango argentino. Mas, temos dúvidas se sabemos o suficiente para tanto. Parece-nos que os/as brasileiros/as só dançam samba. O que desconfiamos. O certo é que, professore/as, gestores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e a população, em geral, precisam compreender as políticas públicas, desde sua formação até a sua implantação no sentido de promover uma organização política a favor da qualidade social da educação. É, pois, este o nosso objetivo com o presente livro: disseminar a cultura do debate acerca das políticas públicas de educação. Universalizar uma proposta de discussão pública e coletiva quanto às políticas educacionais e seus propósitos nitidamente voltados para a lógica da acumulação desmedida do capital. Em outros termos|: lutar por um novo projeto de educação para o Brasil tão brasis. Pensamos que as políticas públicas de educação implantadas a partir da redemocratização e da reforma do Estado brasileiro estão inconclusas e outras já estão sendo sobrepostas a que ainda não se consolidou. Em tal sentido, compete-nos à compreensão desse contexto por meio das pesquisas científicas, visto que o conhecimento só tem razão de ser quando nos auxilia na perspectiva da transformação social. É isto que o/a leitor/a aqui encontrará: um convite ao conhecimento e à luta por uma escola pública de excelente qualidade, plural, rica em sua diversidade e verdadeiramente autônoma.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1173-5
DOI: 10.24824/978854441173.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 380
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO:<br>olhares transversais

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
Tenho um profundo orgulho de ter iniciado minha carreira no campo educacional atuando no nível de ensino infantil (Primeiro nível da educação básica, conforme prescreve a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96. Posteriormente, assumi a disciplina de História no nível fundamental e médio da educação básica (LDBEN Nº 9394/96). Fui diretora do Colégio Olegário Abreu Memória (eleita democraticamente) em Nova Russas/Ceará. Atuei como assessora técnica na área de gestão democrática e de planejamento da Secretaria de Educação Básica do estado do Ceará. Fui conselheira escolar do Colégio Municipal Filgueiras Lima, em Fortaleza. Atuei como presidente do Conselho municipal dos direitos das crianças e adolescentes no Ceará. Também trabalhei em vários cursinhos de Fortaleza lecionando História do Brasil e do Ceará. Concluí o Estágio de Pós-Doctor em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob a supervisão da Profa. PhD Maria Ozanira da Silva e Silva, líder do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas direcionadas à Pobreza (GAEPP). O doutorado foi desenvolvido no mesmo programa, na área de Políticas Públicas, sobre a reforma do ensino médio no Brasil e no Ceará (A orientadora foi a mesma do Pós-Doctor). Finalizei o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a reforma do ensino fundamental no Brasil e no Ceará, sob a orientação da profa. PhD. Alba Maria Pinho de Carvalho. Graduei-me em História pela UFC e atuei como professora da educação básica nas redes pública e privada do município de Fortaleza-CE. Atualmente sou professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Adjunto IV, lotada no Centro de Educação (CEDU), curso de Pedagogia, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFAL. Tenho atuado, igualmente, no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Sou líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Sociais e Educação (GEPE) cadastrado e certificado no CNPq. Também sou líder do; Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Educação e Emancipação Paulo Freire. Ambos certificados pelo CNPq. Coordeno o Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa sobre Estado, Cultura e Educação (NUECE). Estudo as seguintes temáticas: políticas públicas, avaliação de políticas públicas, políticas públicas de educação, avaliação de políticas públicas de educação, gestão educacional, gestão democrática e participativa, ensino fundamental e médio, educação em direitos humanos, história da educação, gestão no campo da educação formal e não formal, organização e gestão dos processos educativos, Estágio Supervisionado em Gestão, Estado, sociedade civil, terceiro setor e formação docente. Para finalizar: sou apaixonada por literatura em todos os gêneros. Não nego: sou fanática por poesia. Desta matéria compus e componho a minha existência.

MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1992). Pós graduação em educação escolar e mestrado em Educação pela mesma universidade. Atualmente, atua como técnica pedagógica na Secretaria municipal de educação de Maceió e professora assistente da Universidade Estadual de Alagoas, campus V. Tem experiência na área de Educação, como professora da educação infantil, ensino fundamental (1ª a 4ª série), e do curso normal, bem como na coordenação pedagógica. Possui estudos nas áreas de gestão educacional, avaliação e políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática e gestão participativa, avaliação da aprendizagem e institucional, educação e transformação social e projeto político pedagógico. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas nos biênios 2009-2011 e 2011- 2013 – campus II. Aprovada em 2013 no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. É membro e coordenadora da comissão de mobilização e divulgação do Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas (FEPEAL). Vice-líder do grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPP), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participante do Grupo de Pesquisa Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação, da Universidade Federal de Pernambuco.

WELLYNGTON CHAVES MONTEIRO DA SILVA
Possui duas graduações: é Engenheiro Agrônomo (1990-1994) e Licenciado em Matemática (2007-2009). Concluiu o Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2004. Iniciou especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2003 (que não concluiu). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual de Alagoas, lotado no Campus II, em Santana do Ipanema. Atua na área da bioestatística, com ênfase em planejamento e análise de experimentos no curso de Zootecnia, e desenvolve pesquisas na área da educação nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Ocupou, de 22 de outubro de 2010 a 31 de agosto de 2015, o cargo de Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano da UNEAL, e de 30 de novembro de 2010 a 31 de agosto de 2015, assento no Conselho Superior da UNEAL enquanto Pró-Reitor, acumulando ainda a Presidência da Câmara de Legislação e Normas deste Conselho (CLN-CONSU/UNEAL); foi Coordenador Geral da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UNEAL), eleito como representante docente do Campus II da UNEAL durante o período de junho/2011 a dezembro/2014. Desde 1º de setembro de 2015 ocupa o cargo de Assessor de Governança e Transparência da Uneal. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE), da UFAL, participando do projeto de extensão: I Ciclo de estudos acerca da formação dos Estados-Nação nas Eras Moderna e Contemporânea do Centro de Educação da UFAL.
 

SOBRE OS AUTORES

ALEXANDRE FELIPE OLIVEIRA GOMES

Mestrando em Educação (UFAL).

CIRO BEZERRA
Prof. Dr. da UFAL.

CINTHYA MARIA DE OLIVEIRA
Aluna do curso de graduação em Pedagogia da UFAL. Bolsista PIBIC.

DANIELE COSTA DA SILVA
Graduada em Pedagogia.

DAYVID DE FARIAS SANTOS
Mestre em Educação.

EDNA CRISTINA DO PRADO
Profª Dra. da Universidade Federal de Alagoas.

EDVALDO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Doutorando em Educação (UFPE).

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
Profa. Adjunta IV da UFAL. Lotada na graduação em licenciatura em Pedagogia e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação.

ENI DE FARIA SENA
Doutora em Educação. Trabalha na área educacional como pesquisadora.

ERALDO FERRAZ DE SOUZA
Prof. Mestre da UFAL. Lotado na graduação em licenciatura em Pedagogia.

FABIANA MALTA
Mestranda em Educação.

FERNANDA VALERIA DO NASCIMENTO BORBA
Mestranda em Educação pela UFAL.

GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA
Licenciada em Pedagogia (CEDU/ UFAL). Mestranda em Educação (UFAL).

IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)

INALDA MARIA DOS SANTOS
Professora da Universidade Federal de Alagoas.

JANE MARINHO
Doutoranda em Educação (UFAL).

JANINE OLIVEIRA CARDEAL
Doutoranda (UFAL).

JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL).

JOANA D’ARC FERREIRA DE MACEDO
Mestra em Educação e professora do Instituto de Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira.

JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE
Mestre em Educação pela UFAL.

JOSÉ IGNACIO CRUZ OROZCO
Prof. Dr. da Universidade de Valença.

MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (2015) Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES
Profa. Doutoranda da Universidade Estadual de Alagoas.

MARIA FABIANA DA SILVA COSTA
Mestre em Educação pela UFAL Doutoranda em Educação pela UFAL. Professora assistente da UFPE.

MARIA JEANE BOMFIM RAMOS
Graduada em Pedagogia. Doutoranda em Educação pela UFAL.

MARIA JOYCE MAIA COSTA CARNEIRO
Doutora em Educação. Trabalha na Secretaria de Educação do Ceará.

NÉLIDA FERNANDA INÁCIO DA SILVA
Aluna do curso de graduação em Pedagogia da UFAL. Bolsista PIBIC.

RICARDO DA SILVA
Professor da UFAL.

ROSER GRAU VIDAL
Profa. Dra. da Universidade de Valença.

SANDRA GARCÍA DE FEZ
Prof. Dr. da Universidade de Valença.

SANDRA REGINA PAZ
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.
Professora da UFAL.

SIMONE COSTA
Mestra em Educação. Professora Substituta da UFAL.

SIMONE NATIVIDADE
Mestra em Educação (UFAL). É docente da Pós-Graduação em Educação na Faculdade Campos Elíseos- FCE, polo Neópolis/Sergipe e Maceió/Alagoas.

VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS
Mestranda em Educação (UFAL). Licenciada em Pedagogia (CEDU-UFAL). Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq) e também do Grupo de Pesquisa Sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira – GEPE.

WELLYNGTON CHAVES MONTEIRO DA SILVA
Professor Assistente da UNEAL/Campus.