Capa do livro: FENOMENOLOGIA E FORMAÇÃO

FENOMENOLOGIA E FORMAÇÃO

Autores: Adão José Peixoto (organizador)

A fenomenologia surgiu num contexto de revisão de verdades tidas como cientificamente inabaláveis, num momento em que as ciências assumiam um distanciamento do homem, em que tudo era reduzido ao mundo da experiência, ao mundo empírico, realidades que podiam ser testadas, comprovadas, experimentadas; tudo reduzido a uma explicação de causa e efeito. Com a fenomenologia, Husserl propõe o caminho para fundamentação e reumanização da ciência e da filosofia, buscando captar a essência mesma das coisas, a sua especificidade.

É possível identificar na Fenomenologia de Husserl um projeto de refundação da filosofia e das ciências. Refundação significa aqui restabelecer, recuperar, retomar o sentido que foi perdido. Husserl, em A crise da humanidade europeia e a filosofia, dedicou-se a analisar a crise vivenciada pela filosofia, pelas ciências e pelo homem europeu. Uma crise de civilização; crise espiritual do ente europeu; crise da Europa como ente cultural. Crise negadora do ente europeu. É uma crise da identidade europeia. Essa identidade em crise de que Husserl fala não é uma identidade restrita à Europa. Ela surgiu na Europa. É, portanto, uma crise europeia, mas também uma crise da civilização ocidental.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1206-0
DOI: 10.24824/978854441206.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

FENOMENOLOGIA E FORMAÇÃO

ADÃO JOSÉ PEIXOTO
Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia, Educação e Formação Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia e Educação; Fenomenologia e Educação; Filosofia, Ética e Educação; Filosofia, Educação e Cidadania.

CLÁUDIO PIRES VIANA
Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociedade, política, ensino-aprendizagem, Organização do Trabalho Pedagógico, cultura, Filosofia da Educação, Fenomenologia.

ENILDA RODRIGUES DE ALMEIDA BUENO
Possui Graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, cultura, educação, gestão/organização. Membro Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFT, do Núcleo Docente Estruturante no Curso de Letras da UFT.

LÚCIA DE FÁTIMA RIBEIRO VALENTE
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pelas Faculdades Associados do Ipiranga, graduação em Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor efetiva da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia para curso de licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, cultura, educação, gestão/organização, diagnóstico, qualidade, justiça, ética, solidariedade e fenomenologia, alteridade, ética.

PATRÍCIA MEDINA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins e Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e Docência pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras. Professora Federal do Tocantins - UFT desde maio de 2003 vinculada à área de Planejamento e Gestão. Pesquisadora da linha Gestão, cidades e sustentabilidade do curso de Administração da UFT. Coordenadora do Programa Educação Não Escolar: Sujeitos, contextos, caminhos; Docente de disciplinas de didática do ensino superior em programas de pós-graduação da UFT e do Mestrado Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT-ESMAT; Docente do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.