Capa do livro: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:<br>desafio da alfabetização na idade certa

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:
desafio da alfabetização na idade certa

Autores: Antonia Edna Brito - Raimunda Alves Melo

Este livro contém artigos sobre a formação continuada e sobre a prática de alfabetizadores, inspirando-se em experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC. Objetiva contribuir com o debate sobre as políticas de formação continuada de professores, analisando essa formação como uma das etapas do desenvolvimento profissional docente. Os estudos apresentados no livro resultam de relatos de experiências e de pesquisas empíricas desenvolvidas em colaboração com professores alfabetizadores que se encontram em formação continuada, sob as orientações do PNAIC. As experiências produzidas nos percursos da formação continuada, no chão das escolas e das salas de aulas afetaram os professores, ganharam consistência e resultaram em artigos, consolidados a partir da rememoração de práticas profissionais e de processos formativos, aguçando a curiosidade epistemológica (termo freiriano), a indagação de modo a colocar no centro das reflexões e das análises tanto o compromisso dos sujeitos que se formam, quanto das instituições formadoras com a formação profissional. A formação continuada é compreendida como importante lócus de construção da pessoa e do profissional, o que significa esperar que essa formação considere as necessidades formativas dos professores, considerando-os como capazes de intervir conscientemente em suas práticas e de tomar decisões. Esperamos que este livro seja objeto de discussão e de questionamentos no chão da escola para provocar a inquietação e a abertura para o conhecimento e para provocar o constante aprendizado.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1235-0
DOI: 10.24824/978854441235.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:<br>desafio da alfabetização na idade certa

ADÉLIA MEIRELES DE DEUS
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Esta­dual do Piauí. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora da Rede Municipal de Teresina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada, Narrativa, Prática Pedagógica.

ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA
Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Gra­duada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Possui experiência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior. Com trabalhos e pesquisas sobre a formação de professores, educação infantil, prática pedagógica e alfabetização.

ANTONIA EDNA BRITO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1983). Especialista em Alfabetização e Planejamento Educacional (UFPI). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e Doutorado em Edu­cação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professora da Universidade Federal do Piauí, Classe Professor Associado, Nível I. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Expe­riência docente na Educação Infantil, na alfabetização, no Ensino Fundamental e Ensino Médio (Educação Básica). Membro da CPA/UFPI e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização docente em Pedagogia (NUPPEd). Coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/UFPI. Temas de interesse: Formação de professores, Prática pedagógica, Saberes Docentes, Alfabetização e Narratividade.

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Piauí e Coordenadora – Associada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, Práticas Pedagógica e Estágio Supervisionado. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado e Formação Continuada.

DALVA DE OLIVEIRA LIMA BRAGA
Graduada em Pedagogia e Mestre pela Universidade Federal do Piauí. Professora aposentada pela UFPI, atualmente professora da Universidade Estadual do Piauí do curso de Pedagogia e Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Pesquisas, estudos e extensão em alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos (NUECJA) da UESPI. Tem experiência na área da educação com estudos e pesquisas em supervisão escolar, alfabetização e Educação de jovens e adultos.

ELMA PEREIRA BRITO
Graduada em Letras-Português (UESPI), Especialista em Língua Portu­guesa (UESPI). Professora do Instituto de Ensino Superior São Judas Tadeu. Orientadora de Estudos do PNAIC-Parnaíba. Professora Efetiva da rede municipal de Parnaíba-PI.

FRANCISCA DAS CHAGAS CARDOSO DO NASCIMENTO SANTOS
Doutoranda e Mestra em educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, especialista em Psicopedagogia Institucional – Universidade Cândido Mendes – UCM. Possui experiência no ensino básico e no ensino superior. É professora efetiva na rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC/Teresina e na rede estadual de ensino da Secretaria da Educação do Estado do Piauí - SEDUC-PI. É membro ativa do NUPPED - Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionaliza­ção em Pedagogia-UFPI. Formadora de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/UFPI.

FRANCISCA DE LOURDES DOS SANTOS LEAL
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universi­dade Estadual do Piauí(1990) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, prática pedagógica, leitura e escrita, educação de jovens e adultos e didática.

FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA
Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí e em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora da Prefeitura Mu­nicipal de Teresina e de José de Freitas e Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo - NUFAGEC. Tem experiên­cia na área de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Pesquisa sobre formação de professores, prática educativa e saberes docentes com foco na Alfabetização e no Letramento.

HOSTIZA MACHADO VIEIRA
Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, graduada em Licen­ciatura Plena em Pedagogia pela UFPI. Atualmente exerce função técnica na Secretaria Municipal de Educação de Teresina -SEMEC, atua como formadora no âmbito do Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa – PNAIC/ UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, prática pedagógica e alfabetização.

JEANE KEIDE MELO DOS SANTOS
Licenciada em Pedagogia – Magistério (UESPI-PI) e em Português e Suas Literaturas (FGF / UFC –Fortaleza- CE). Possui Especialização Latu Sensu em Docência do Ensino Superior e Supervisão Escolar (IESM-PI). É professora, poetisa e ficcionista. Autora da obra: “JK de Corpo e Alma” (2009), prosa/ poesia. Orientadora de Estudos do PNAIC/Parnaíba; Pedagoga Hospitalar e Ouvidora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA. Exerceu os car­gos de Professora Contratada da UESPI (Período Especial - 2003 à 2005). Participou como delegada da Educação Infantil na elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação – PME/Parnaíba-2008. É coordenadora da Feira de Livro de Literatura Piauiense.

IVEUTA DE ABREU LOPES
Doutora em Letras – área de concentração em Linguística – pela Uni­versidade Federal de Pernambuco; Mestre em Linguística, pela Universidade de Brasília; Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí; Estágio Pós-Doutoral – Linguística – com pesquisas em leitura, pela Universidade de Brasília; Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Piauí; Professora do Mestrado Acadêmico de Letras - área de concentração em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal do Piauí; Desenvolve pesquisas e tem publicações nas áreas de Sociolinguística, Letramento e Ensino de Língua Portuguesa.

JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd. Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de educação básica e superior, supervisão escolar e gestão. Estuda os seguintes temas: formação, trabalho docente, práticas pedagógicas, gestão escolar, participação e cidadania.

JULIANA BRITO DE ARAÚJO CAVALCANTE
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Fede­ral do Piauí. Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, em São Raimundo Nonato-PI. Atuou como Professora Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes campos: Alfabetização, letramento e prática pedagógica.

MARCELLA DE OLIVEIRA ABREU FONTINELE
Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí e em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí e em Me­todologias para o Ensino da Matemática pelo Instituto de Teologia Aplicada. Professora da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí e da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí. Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC/UFPI. Tem experiência na área de: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Pesquisa sobre for­mação de professores, com ênfase na prática pedagógica do professor numa perspectiva lúdica.

MARIA AUXILIADORA SILVA VIEIRA
Graduada em Pedagogia pela FAP – Faculdade Piauiense, qualificação profissional em Psicologia Aplicada à Educação pela UESPI, Especialista em Supervisão e Coordenação Pedagógica (FAP) e Alfabetização e Letramento (FIC). Professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/UFPI; Orientadora de Estudo dos professores da Educação Infantil e do 1º Ano (PNAIC) na Secretaria Municipal de Educação de Tere­sina. Tem experiência na área da educação na rede privada e pública, atuando principalmente como professora do Ensino Fundamental menor (ciclo de al­fabetização), Coordenação pedagógica e professora formadora de professores alfabetizadores no programa do PROFA.

MARIA DA GLÓRIA SOARES BARBOSA LIMA
Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1980), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

MARIA DO CARMO LIMA FONTELENE
Especialista em Administração de Organizações Educacionais e Meto­dologia do Ensino Superior (UFPI – Universidade Federal do Piauí e INTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada); Graduada em Pedagogia UFPI; Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI; Profes­sora Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Parnaíba e professora substituta da Universidade Estadual do Piauí –UESPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: formação continuada de professores e prática pedagógica.

MARIA LEMOS DA COSTA
Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2012), graduada em Licenciatura Plena em Normal Superior pela Univer­sidade Estadual do Piauí - UESPI (2005) e graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação - FLATED (2013). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Monte Negro - FAM (2008). Atualmente é professora efetiva da Secretaria Munici­pal de Educação e Cultura (SEMEC) do município de Teresina desde 2006 e da Secretaria da Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI) desde de 2001. Tem experiência na área de Educação como Coordenadora Pedagógica com ênfase no Ensino-Aprendizagem. É membro ativa do NUPPED - Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia da UFPI desde 2010. Atua como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) desde 2013.

MARINALVA VERAS MEDEIROS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, es­pecialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí-PPGED/UFPI. Atuou como professora da educação básica, nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental no período de 1991 a 2002, foi professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI no biênio 2013-2014. Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, professora titular do curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica do Piauí-FAEPI. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professor, atuando principal­mente nos seguintes temas: supervisão escolar, alfabetização, perfil pessoal e profissional, processo (auto) formativo, prática reflexiva e formação docente.

NÁLDIA PAULA COSTA DOS SANTOS
Mestre em Educação - UFPI, Especialista em Matemática para o Ensino Médio - UFPI e Gestão da Aprendizagem - Com área de concentração em Ciências da Natureza - Universidade Católica de Pernambuco, Graduada em Matemática - UESPI. Professora da SEDUC- PI, atuando na Vigésima Ge­rência de Educação em Projetos Multidisciplinares de Mediação Pedagógica. Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC / UFPI. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino e Formação de Professores de Ciências. Atuante em disciplinas que compõem o Ensino Superior nos Cursos de Matemática, Física, Administração, Ciências Contá­beis, Pedagogia, Psicologia. Possui experiências em Formação de Professores, Práticas Docentes, Currículo, Alfabetização Matemática.

RAIMUNDA ALVES MELO
Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí. Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Curso de Licenciatura em Educa­ção do Campo (UFPI) e Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI). Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação do Campo, Currículo, Alfabetização, Prática Docente e Políticas Públicas.

ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), atuando com as Disciplinas Pedagógicas nos cursos de Licenciaturas e Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo de Pesquisa, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPEd. Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes campos: Formação de Professores, Práticas Docentes, Currículo, Alfabetização.

TELMA CRISTINA RIBEIRO FRANCO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (FAESPI) e Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFPI. Integra o Núcleo o de Estudos em Educação Especial e Inclusiva do Piauí - NEESPI/UFPI).

TERESA CHRISTINA TORRES SILVA HONÓRIO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem publicações na área de Educação, com ênfase em For­mação de Professores, discutindo temas principalmente ligados às seguintes áreas: docência, aprendizagem, avaliação, educação infantil, alfabetização e letramento, didática e currículo. É Procuradora Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFPI. É pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil e Alfabetização (NEPEEIA), do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia (NUPPED) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Sobre Formação de Professores e Práticas Educativas (NEFORPE)da UFPI.