Capa do livro: PISTAS PARA UMA (POSSÍVEL) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

PISTAS PARA UMA (POSSÍVEL) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Autores: Mônica de Ávila Todaro (Organizadora)

Certeau (1994, p. 199) nos conta que, em Atenas, os transportes coletivos se chamam methaforai, que quer dizer, “metáforas”. Ele explica que os relatos/narrativas são nossos transportes coletivos, ou seja, são nossas metáforas, que vão conduzir nossas travessias e deslocamentos.

Precisamos, portanto, dos relatos para nos situar diante do mundo. Assim, todo relato compõe uma prática de espaço, pois os relatos de experiência atravessam e organizam lugares.

O autor também explica que “[...] um lugar é a ordem (seja qual for) segundo a qual se distribuem elementos nas relações de coexistência” (CERTEAU, 1994, p. 201). Já o espaço vem a ser um lugar praticado.

Nesse espaço-livro e nesse tempo de estudante, os capítulos trazem textos que nos permitem compreender as visões de mestrandas e mestrandos acerca da didática no ensino superior, vivenciada por elas e eles na graduação e agora problematizada na pós-graduação stricto sensu.

Ao lerem o que aqui relatamos, talvez outras pessoas interessadas no tema encontrem pistas para uma outra didática possível, que não aquela na qual professores e professoras de graduação desconsideram a voz e os saberes de educandos. Abrir espaço para narrar a prática educativa vivenciada pode significar o início de uma reflexão profunda acerca da pessoa/profissional/docente que nos tornaremos quando obtivermos o título de mestre.

Impresso
de R$ 37,08 por
R$ 32,28
Digital
de R$ 37,08 por
R$ 25,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1194-0
DOI: 10.24824/978854441194.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PISTAS PARA UMA (POSSÍVEL) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

MÔNICA DE ÁVILA TODARO
Pedagoga, Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente convidada do curso de Mestrado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa nas áreas de Educação e Gerontologia. É líder do grupo de pesquisa “Pedagogia do corpo consciente” (Cnpq).

CAMILA RODRIGUES GARCIA
Bacharel em Gerontologia, aluna de mestrado em Gerontologia pelo Programa de pós-graduação em Gerontologia. Área de Concentração: Cuidadores de Idosos com Doença de Alzheimer. Possui experiência profissional em Promoção e Prevenção de Saúde e em supervisão de cuidadores no domicílio.

FELIPE REIS CAMPOS
Graduação em Marketing pela Each-USP. Especialização em Marketing digital. Mestrando em Sustentabilidade. Possui experiência profissional em Consultoria de marketing digital.

GLAUCIA MARTINS DE OLIVEIRA
Bacharel em Gerontologia, aluna de mestrado em Gerontologia pelo Programa de pós-graduação em Gerontologia. Área de Concentração: Processos Educativos no Envelhecimento. Experiência profissional em Gerontotecnologia, professora da Universidade Aberta à Terceira Idade – Idosos Online.

JOÃO MARCOS MOTT PAVANELLI
Graduação em Marketing pela Each-USP. Especialização em Planejamento de marketing. Mestrado em Sustentabilidade. Possui experiência profissional em gestão de marketing, gestão de comunicação integrada, pesquisa de marketing e marketing digital.

LAÍS DOS SANTOS VINHOLI E SILVA
Bacharel em Gerontologia, aluna de mestrado em Gerontologia pelo Programa de pós-graduação em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH|USP). Área de Concentração: Processos Educativos no Envelhecimento. Professora da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP.

LILIANE DE FARIA MARCON
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração – FMUSP. Mestranda em Gerontologia
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da Universidade de São Paulo (USP).
Docente do curso de fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Taubaté e São José dos Campos.

PATRÍCIA YOKOMIZO
Graduada em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Licenciatura Plena pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), em que foi professora de nível técnico nos cursos de Modelagem do Vestuário e Comunicação Visual. Atualmente, é estudante do mestrado em Gerontologia da USP e membro do grupo de pesquisas Envelhecimento, Aparência e Significados (EAPS), vinculado à instituição.

SABRINA ALMEIDA DA SILVA
Bacharel em
Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa referente a idosos em situação de rua.

TÁSSIA MONIQUE CHIARELLI
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda em Gerontologia pela USP, na linha de educação, com projeto de pesquisa referente às relações sociais dos idosos no contexto do Facebook. Organizadora do curso de capacitação digital oferecido para empreendedoras a partir de 50 anos de idade, o qual foi vencedor de duas premiações em 2015.