Capa do livro: LÍNGUAS, C(C)ULTURA(S) E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

LÍNGUAS, C(C)ULTURA(S) E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores: Daniel de Mello Ferraz e Micheline Mattedi Tomaz

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Sinopse

Neste livro encontramos estudos muito bem desenvolvidos sobre a diversidade linguístico-cultural que vivenciamos nos dias de hoje e que se encontra, a meu ver, em um momento de grande embate com “forças centrípetas”, conforme Mikhail Bakhtin, que teimam em puxar as reflexões sobre língua e cultura para um centro conservador, na maioria das vezes, bastante reacionário. Assim tem se dado em discussões sobre línguas e suas variações, sua heterogeneidade constitutiva. Forças centralizadoras teimam em querer afirmar normas e padrões para as línguas, imaginando, sempre, uma homogeneidade e uma estabilidade para elas. Assim, também, tem se dado em reflexões sobre a diversidade cultural e o conjunto de forças que desejam sobrepor culturas, mantendo ou criando hierarquizações, especialmente a partir de categorias modernas como progresso, evolução, civilidade, estrutura, ordem e organização. No âmbito dessas forças centralizantes, existiriam estruturas linguísticas superiores, formas linguísticas mais corretas do que outras, e, dentro da mesma lógica, expressões culturais mais desenvolvidas, evoluídas, acabadas, ética, cognitiva ou esteticamente [...] Os trabalhos aqui apresentados tomam partido, o partido da diversidade linguístico-cultural, o partido do plurilinguismo, do multi/transculturalismo, das trans-escalas, da laicidade que possibilita um diálogo entre religiões diversas, o partido dos multiletramentos e de uma educação crítica, que lê o mundo, como propõe Freire, e só depois lê a palavra. O mundo antecede a palavra. E se o mundo é plural, a palavra também o é, porque, na cola de Bakhtin e Voloshinov (2013), ela reflete e refrata o(s) mundo(s).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1190-2
DOI: 10.24824/978854441190.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LÍNGUAS, C(C)ULTURA(S) E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

CAMILA OLIVEIRA FONSECA
Camila Fonseca possui graduação em Letras - Português/Inglês com Bacharelado em Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000). Atualmente é aluna do programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo - Mestrado em Estudos Linguísticos. Área de pesquisa: Linguística Aplicada - Educação crítica por meio das línguas estrangeiras. Participante do GEEC/LE - Grupo de Estudos em Educação Crítica - Língua Estrangeira. Experiência na área musical, com ênfase em Composição Musical.
 
JANNY APARECIDA BACHIETE
É professora de Inglês da rede pública desde 2007 atuando nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. Possui formação em Letras Português/Inglês pela Unilinhares, especialização em Alfabetização e Linguística pela UAB e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo na área da Linguística Aplicada com foco no ensino de língua inglesa para alunos surdos e ouvintes. Participa de grupos de pesquisas relacionados a ensino crítico de línguas (GEEC), Linguística Aplicada (GEPLA) e estudos bakhtinianos (GEBAKH), os quais perpassam suas pesquisas e publicações.

ADRIANA GOMES BANDEIRA
É tradutora intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras - na Universidade Federal do Espírito Santo desde 2014. Atua nessa área desde 2009 como intérprete de Libras na Educação básica. Possui graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - polo UFES, especialização em Educação Especial pelo Centro de Estudos Avançados e em Pós-Graduação e Pesquisa. Mestranda em Estudos Linguísticos na área da Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participa do Grupo de Estudos Bakhtinianos – GEBAKH.

JULIANE NOGUEIRA DE SÁ
É mestra em estudos linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes e atualmente leciona na rede pública de ensino para alunos de nível técnico. No decorrer do mestrado, desenvolveu sua pesquisa-ação em turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual com o objetivo de aliar e incentivar a prática de produção textual, leitura e análise linguística por meio do gênero carta do leitor e da ferramenta didático-metodológica sequência didática.

PEDRO MORENO
Graduado em Letras-Inglês pela UFES. Professor de inglês na rede pública estadual – Espírito Santo SEDU.

JACKSON GOMES REDER
Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu (CCHN/PPGEL), da Universidade Federal do Espírito Santo, onde pesquisa sobre o uso do Teatro Lido como estratégia de ensino de Inglês. Pós-graduado em Educação Ambiental e Gestão Ambiental pela Faculdade Saberes (2007). Possui graduação em Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), e Bacharel em Música-Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (1994). Atualmente é professor de inglês do Ensino Médio na EEEFM Néa Salles Nunes Pereira (SEDU), e de Inglês do Ensino Fundamental II da Escola São Camilo de Lellis.
 
RAIMUNDO ÍCARO VIEIRA DA SILVA
Graduado em Letras-Inglês pela Saberes. Professor de inglês da rede pública estadual – ES.

KEILA MARA SCHNEIDER
É mestranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pesquisa na linha de estudos analítico-descritivos da linguagem, focalizando a descrição de estruturas para Processamento Automático de Linguagem Natural (PLN). É licenciada em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atuou como professora de instituições públicas e particulares com turmas de Ensino Médio. Além disso, realizou o estágio em docência nas turmas de Morfologia e Laboratório de Práticas Culturais de Morfologia no curso de Letras Português. Atualmente, dedica-se à pesquisa de mestrado fomentada pela CAPES e é professora de Língua Portuguesa para educação básica na rede pública estadual de ensino.

KARINA FADINI
É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da UFES. Licenciada em Letras - Português/Inglês (FICAB), e especializada em Ensino de Língua Inglesa (UFMG) e Ensino de Língua Espanhola (FIJ), é mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (CCHN/PPGEL), da Universidade Federal do Espírito Santo, onde pesquisou sobre formação de professores de inglês para o uso de tecnologias digitais no ensino. Possui experiência no ensino de Inglês em cursos de idiomas, ensinos fundamental, médio, técnico e superior. Atualmente, é professora de Inglês e Espanhol, e coordenadora de extensão no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
 
MARIANNE VIEIRA GUIMARÃES

Mestranda em Estudos Linguísticos pelo PPGEL-UFES. Professora de inglês.
 
FERNANDA PIETROLUONGO
Formou-se em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996).  Foi professora de inglês voluntária no Programa de Inglês para estrangeiros (mulheres árabes) na West Virgina University (1999). Atualmente é professora de inglês na rede privada de ensino e mestranda em Estudos Linguísticos na UFES , na área da Linguística Aplicada, onde atua, principalmente, nos temas: Ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional e Educação Crítica.
 
LUCIANE FERREIRA LACERDA
Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (1996), especialista em Estudos Linguísticos e em Educação Profissional Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e aluna do mestrado em Linguística da UFES. Servidora efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, onde atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Centro de Formação e Educação a distância e como professora de Português Instrumental no curso Técnico em Administração e professora de Metodologia do Ensino de Português no curso de Complementação Pedagógica, ambos do Ifes.  Já atuou como professora de Língua Portuguesa para o ensino fundamental na rede municipal de Vitória – ES por 10 anos.
 
FRANCIELY CORRÊA DE FREITAS
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
 
UÉLITON JOSÉ DE OLIVEIRA
Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor e coordenador da rede estadual pública do ES.

MÁRCIO CLAUDIO DOS REIS
Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da rede estadual pública do ES.

DANIEL DE MELLO FERRAZ
É docente no Departamento de Línguas e Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. É Pós-doutor em Estudos linguísticos e literários em Inglês pela Universidade de São Paulo.

ANDRÉA COTRIM SILVA
Docente na Universidade Paulista. Mestre em Estudos linguísticos e literários em inglês e doutoranda em Estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo. E-mail: