Autores: Antonio Escandiel de Souza
A chave de leitura desta obra coletiva é dada pela interdisciplinaridade. O conjunto de textos reunidos invoca as ciências, as artes e a filosofia. Isso é o primeiro dos muitos caminhos feitos pelos autores em busca do ponto de encontro de diferentes saberes. A perspectiva interdisciplinar não põe fronteiras. Ao contrário, trabalha buscando a convergência de diferentes áreas ou campos do saber para um ponto onde, cada uma a partir do que lhe é próprio, contribua para construir novos conhecimentos e saberes.
A aproximação entre teóricos da linguística, da literatura, da pedagogia, da psicologia, da antropologia, da análise do discurso, da história e de outras simboliza a tentativa de encontrarmos caminhos mais produtivos para práticas sociais construtoras da cidadania plena.
A presença de Bakhtin como referência em mais de um texto é um exemplo interessante para o processo interdisciplinar instalado na obra. As formulações do filósofo soviético feitas ainda na década de 20 do século passado continuam fundamentais para os analistas das práticas sociais. Nada tão atual quanto buscar, a partir de análises literárias, os discursos dos períodos ditatoriais dos povos latino-americanos e as relações ideológicas que trazem implícitas. Mas também tentar dissecar, no movimento da dança, o corpo que baila e produz um ato dialógico entre a arte e a ciência; tentar encontrar no lúdico as relações entre brincar e aprender; as relações entre sociologia e linguística aplicada e as tentativas de avançar metodologicamente com novas tecnologias para o ensino de línguas, trazem fazeres teórico-práticos perpassados por questões básicas da obra do filósofo: o dialogismo e a interação.
A interdisciplinaridade se instala exatamente aí onde aos saberes da fisiologia humana se amalgamam os da filosofia -estética e político - e possibilitam a constituição de um significante aberto à multiplicidade de sentidos; se instala onde o professor coloca a história da escravidão por um viés da cultura do espetáculo ou então com relevância para direitos humanos ou economia. A história, o político e a linguagem tornam possível uma ou outra abordagem, mas o fio que identificará cada foco conduzirá ao ponto de encontro que é lugar interdisciplinar da construção de um novo saber ou da constituição de uma nova posição acerca de questão afro-brasileira.
As abordagens estão na direção de situarem as coafetações entre sociedade, educação e cultura. A discussão que permeia alguns dos textos estabelece pontes para compreendermos a relação das condições sociais com os produtos culturais que determinam a identidade de grupos de trabalhadores ou estudantes. As referências básicas como Manuel Castells, Raimond Aron, Jacques Rancière, Michel Pêcheux e Maurice Tardif retomam também, quando colocadas em relação suas ideias, a interdisciplinaridade na constituição de diferentes identidades dos envolvidos nas práticas sociais. Eles dão aos autores desta obra e aos leitores da transversalidade dos textos múltiplas possibilidades de fazerem dialogar teorias para produtivos resultados nesse universo acadêmico das ciências sociais e da comunicação. A proposta dos autores configura, portanto, uma bem sucedida tarefa de aproximar, de fazer conversar autores e teorias em busca de avanços para a compreensão dos processos sociais, educacionais e culturais.
Elizabeth Fontoura Dorneles
Reitora da Universidade de Cruz Alta
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-099-9
DOI: 10.24824/978858042099.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Antonio Escandiel de Souza (Org.)
Possui graduação em Letras e Especialização em Linguísticatextual pela Universidade de Cruz Alta, Mestrado em Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Doutorado em Estudos da linguagem/Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é docente e pesquisador da FAPERGS, CAPES e CNPq, líder do Grupo de Estudos Linguísticos – GEL – da Universidade de Cruz Alta, RS, atuando também como Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da mesma universidade.
Aristeu Castilhos da Rocha
É graduado
Berenice Geshwind Basso
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Cruz Alta, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e exerce, atualmente, a função de coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade de Cruz Alta. É também docente e pesquisadora CAPES e CNPq, integrante do Grupo de Pesquisa
Carla Rosane da Silva Tavares
É graduada em Letras e Direito pela Universidade de Cruz Alta, Especialista em Leitura pela Unicruz e Supervisão Escolar pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui, Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atua como docente, coordenadora do GEPELC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação, pesquisadora da FAPERGS, CAPES e CNPq e coordenadora do Curso de Letras na Universidade de Cruz Alta.
Elizabeth Fontoura Dorneles
É graduada em Letras pela Universidade de Cruz Alta, Especialista em Leitura e produção textual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre e Doutora em Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É docente e pesquisadora na Universidade de Cruz Alta sendo, atualmente, reitora desta universidade.
Ermelio Rossato
Cursou seus estudos superiores
Fabiana Iser
É bacharel
Maria Aparecida Santana Camargo
É bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, especialista
Rubiane Falkenberg Zancan
Licenciada em Dança e Especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens pela Universidade de Cruz Alta, RS. Mestre
Sirlei de Lourdes Lauxen
É graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professora e Vice-Reitora de Graduação da Universidade de Cruz Alta, RS, atuando ainda como pesquisadora FAPERGS e CNPq, integrante do Grupo de Estudos Humanos e pedagógicos.
Vânia Maria Oliveira de Freitas
Possui graduação em História pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Cursou mestrado e doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Historiadora, professora e coordenadora do Curso de História da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Pesquisadora CNPq, integrante do Grupo de Estudos, Ensino em Pesquisa em História da mesma universidade.
Veronice Mastella da Silva
É bacharel