Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:<br> estágio e pesquisa

FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
estágio e pesquisa

Autores: Rovilson José da Silva - Sandra Regina Ferreira de Oliveira (Orgs.)

A obra traz alguns resultados do trabalho desenvolvido na Área de Formação de Professores para os Anos Iniciais no período de 2011 a 2015, do curso de Pedagogia da UEL. Os docentes da referida área são responsáveis pela formação dos pedagogos nos aspectos relacionados às disciplinas que abordam as didáticas específicas das áreas de conhecimento que compõem o currículo dessa fase de escolarização, a saber: Alfabetização, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.

Na prática, o ensino, o estágio, a pesquisa e a extensão se entrelaçam para concretizar as diferentes ações desenvolvidas junto e em parceria com os discentes. Para este livro, optamos por socializar as experiências vivenciadas no desenvolvimento do estágio e nas pesquisas realizadas para a construção dos trabalhos de conclusão de curso.

Ao todo, são dez capítulos que alternam temáticas referentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: docência, estágio e suas possibilidades de reflexão e aprendizado para futuro docente; alfabetização; trabalho com a música; biblioteca escolar; investigação acerca do recreio, além da relevância de um laboratório destinado à pesquisa, ensino e extensão no âmbito dos anos iniciais.

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1184-1
DOI: 10.24824/978854441184.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:<br> estágio e pesquisa

CARLOS TOSCANO
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles/SP, Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina/Pr. Líder do Grupo de Pesquisa Escola e Formação (UEL/CNPQ) e Pesquisador do Grupo AULA: Trabalho docente na Formação Inicial (UNICAMP-SP/CNPQ). Atua na formação inicial dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e pesquisa nas temáticas: ensinar, aprender e não aprender na escola; cotidiano do processo do ensino na sala de aula, aprendizado da docência.

MARI CLAIR MORO NASCIMENTO
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Câmpus Marília. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Educação da UEL na área de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na docência, coordenação pedagógica e gestão escolar na educação básica.  Estudos voltados à formação de professores e avaliação das aprendizagens.

JÉSSICA DE LOURDES PRETI
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – (UEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

RÚBIA RENATA DAS NEVES GONZAGA
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Pedagoga. Docente e Supervisora de Estágio dos Anos Iniciais do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina

THALITA PRETTI DIAS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

ADRIANA PEINADO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

FRANCIELLE TOMAZ PEREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

MAGDA MADALENA TUMA
Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina , mestrado em educação pela universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas  e pós-doutorado em Educação na Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina onde atua no departamento de educação nas disciplinas: didática do ensino de história e estágio curricular nos anos iniciais. Realiza estudos e pesquisas na área de educação com ênfase em história, ensino de história e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: história, ensino de história, formação de professores, saberes e práticas docentes.

MARLIZETE CRISTINA BONAFINI STEINLE
Graduada em Pedagogia pela  Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Educação Especial – UEL . Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – UNOPAR (1999). Mestre em Educação – UEL e Doutoranda em Educação UNESP (2014 – 2018). Atualmente Docente do Curso de Pedagogia - UEL petencente a Área dos Anos Iniciais.

JACQUELINE DANIELE FRANÇA DE ALMEIDA
 Graduada em Pedagogia (2015) pela  Universidade Estadual de Londrina – UEL.

EDNÉIA CONSOLIN POLI
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialista em Avaliação pela Cátedra UNESCO,  professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Educação. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Avaliação em Larga Escala, Didática do Ensino de Matemática e Estagio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

JULIA KFOURI SILVA
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), na linha de Docência: Saberes e Práticas. Especialização em Gestão e Organização Escolar pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Assessora Pedagógica do Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP) e tutora eletrônica do curso de Pedagogia Unopar. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Organização do Trabalho Docente.

ALINE AMANDA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Pós Graduada em Gestão escolar pela Faculdade Catuaí (ICES). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Londrina. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

BEATRIZ CARMO LIMA DE AGUIAR
Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), Mestre em Educação pela UNESP de Marília /SP, Graduada em Pedagogia e em Ciências Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como professora titular no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina ministrando a disciplina de Alfabetização. Atuou como pesquisadora na Educação Infantil. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

QUITÉRIA APARECIDA BATISTA
Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista do PIBID, 2012 - 2013.  Participa do Grupo História e Ensino de História.

SANDRA REGINA FERREIRA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Socialies FLACSO, Buenos Aires. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora associada do Depto. de Educação da UEL; professora no Programa de Mestrado em Educação; membro da equipe de gestores do PIBID/UEL  e pesquisadora do Grupo História e Ensino de História. Trabalha com o Ensino de História e Educação com experiência, especialmente, nos temas: ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; livro didático, ensino e aprendizagem; cultura escolar e interdisciplinaridade.

ANA CAROLINA DA SILVA
Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Londrina.

ROVILSON JOSÉ DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Campus de Marília e pela Universidade Autônoma de Barcelona. Pós- doutor em Ciência da Informação UNESP).Mestre em Letras, na área de Literatura, licenciado em Letras, habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa, ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Adjunto do Departamento de Educação da UEL na área de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, responsável pela disciplina Didática da Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura, formação de leitor, biblioteca escolar, educação e literatura infantojuvenil.

LUCIANA STUTZ DOS SANTOS CALSAVARA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Cursa Especialização em Gestão Escolar. Professora de Educação Infantil na rede privada de ensino.

ANDREIA MARIA CAVAMINAMI LUGLE
Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia .Professora Adjunto do Departamento de Educação da UEL, na área de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente exerce o cargo de Diretora de Apoio à Ação Pedagógica na Universidade Estadual de Londrina. Dedica-se a pesquisa com ênfase na Formação de Professores nas temáticas: linguagem oral e escrita e Ensino de Matemática.