Capa do livro: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIOCULTURAL EM DIFERENTES CONTEXTOS

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIOCULTURAL EM DIFERENTES CONTEXTOS

Autores: Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Fábio José da Costa Alves (Orgs.)

O livro “Educação, diversidade e inclusão sociocultural em diferentes contextos” apresenta artigos com resultados de pesquisas no âmbito internacional, nacional e local, isto é, na Amazônia Paraense. Aborda questões sobre a diversidade e a inclusão social em ambientes escolares e socioeducativos, envolvendo o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior, além de debater temas da diversidade (gênero, juventude, etnia, surdez), história, políticas e pesquisa no campo da educação.
Os textos desafiam os leitores a pensar os espaços educacionais como lócus de diversidade cultural, cujo desafio é viabilizar a inclusão socioeducacional, para que todos(as) tenham o direito de exercer a cidadania. Além disso, o trato das políticas públicas em diferentes tempos e contextos possibilita a reflexão crítica sobre as escolhas e tomadas de decisões históricas que precisamos fazer em termos da política, para termos de fato uma educação pública de qualidade e uma educação cidadã para a inclusão social de diferentes segmentos sociais.
No campo da pesquisa educacional a grande contribuição do livro é para a possibilidade de pesquisas que interpretem as realidades socioculturais da Amazônia.

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1124-7
DOI: 10.24824/978854441124.7
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIOCULTURAL EM DIFERENTES CONTEXTOS

ALBÊNE LIS MONTEIRO
É doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Titular do Departamento de Educação Geral, da Universidade do Estado do Pará. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA. Pesquisa na área de Educação sobre os temas: Formação de professores; Avaliação do processo ensino-aprendizagem, entre outros.

ANA D’ARC MARTINS DE AZEVEDO
Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Adjunto e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. UEPA.

BENEDITA DAS GRAÇAS SARDINHA DA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Possui especialização em Matemática do Ensino Básico e em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Professora de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Abaetetuba.

DENISE GISELE DE BRITTO DAMASCO
Professora substituta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Professora aposentada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

DENISE DE SOUZA SIMÕES RODRIGUES
Doutora em Sociologia. Professora Titular de Sociologia do Centro de Ciências Sociais e Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará/UEPA.

EMMANUEL RIBEIRO CUNHA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

 

FÁBIO JOSÉ DA COSTA ALVES
Doutorado e Mestrado em Geofísica, Licenciado em Matemática, Engenharia Civil e Professor da Universidade do Estado do Pará e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Professor do Mestrado profissional em Ensino de Matemática e Professor Titular da Universidade da Amazônia.

FRANCISCO PERPETUO SANTOS DINIZ
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Pará, em 2012. Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia.

ISABELL THERESA TAVARES NERI
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e educadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação Currículo, pela PUC-SP e UNAM-UAM- Iztapalapa – México. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará.

LUCÉLIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Professora Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Pará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Doutora em Planejamento Urbano e Region/al (UFRJ/2002), com Estagio de Pós-Doutoramento em Sociologia Ambiental (ICS/PT), professora do Centro de Ciências Sociais e Educação e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Líder do Grupo de pesquisa em Educação e Meio Ambiente – GRUPEMA (CNPq).

MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO CARDOSO DA SILVA
Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo – USP. Professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará – UEPA/ Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE e Universidade da Amazônia – UNAMA.

MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA
Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEPE).

MARTA GENÚ SOARES
Pós-Doutora em Educação, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar — Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em Educação Física. Pesquisadora na Rede Internacional de investigadores em Motricidade Humana — RIIMH. Pesquisadora convidada do grupo de pesquisa em Práticas Educativas em Movimento/GEPEM/UFRN e pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE.

MERIANE CONCEIÇÃO PAIVA ABREU
Mestranda em Educação, da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Membro estudante do Grupo de Pesquisa Ressignificar — Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em Educação Física.

OZIVAN PERDIGÃO SANTOS
Intérprete de Libras e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará – UEPA/Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE. Linha de pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia.

PEDRO FRANCO DE SÁ
Possui Licenciatura Plena em Matemática, especialização em ensino de ciências, especialização em Matemática e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, onde atua nos cursos de Licenciatura em Matemática, Especialização em Educação Matemática, Mestrado Acadêmico em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática. Também atua como docente no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC desde sua criação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática por atividades, resolução de problemas e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

SILVIA SABRINA DE CASTRO DE MACEDO
Mestre em educação: pela Universidade do Estado do Pará- UEPA, Professora do Ensino Fundamental I e Líder do Projeto Escola de Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC -PA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Infância, Cultura e Educação.

TÂNIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Pós-doutora pela PUC-Rio, Doutora em Educação pela PUC-SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

THAMY SARAIVA ALVES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, Licenciada em Letras – habilitação em Língua Portuguesa, Professor da Universidade do Estado do Pará e Universidade da Amazônia.