Autores: Tânia Maria Hetkowski - Maria Altina Ramos (Orgs.)
Esta obra é um encontro dialógico e reflexivo, de pesquisadores Brasileiros, Portugueses e Espanhóis, consolidado nos últimos anos e, que envolve Universidades e Secretarias de Saúde e de Educação, enleados por uma complexa rede de saberes e de compromissos com os processos inovadores potenciais à Educação. A partir desta convergência, o objetivo desta coletânea é abordar práticas inovadoras sinérgicas às TIC, como processos coletivos desenvolvidos por grupos escolares à criação de novas percepções de futuro, perspectivas de vida e de trabalho, pois a inovação requer engajamento, intervenção, trabalho e mobilização valores culturais, sociais, educacionais e humanos.
Nesse sentido, as práticas inovadoras são embasadas em princípios de colaboração e de implicação à gênese da inteligência coletiva escolar, onde cada participante é um imigrante da subjetividade, desenvolvendo habilidades para lidar com diferentes realidades, respeitando as particularidades de cada escola e de cada sujeito, pois os laços sociais, nos diferentes tempos e espaços de saberes, mobilizam os sujeitos da escola, ética e colaborativamente (HETKOWSKI, 2014). Nas dinâmicas escolares coexistem elementos subjetivos e objetivos, nos fazeres e saberes de alunos e professores, superando a ideia de que existe um apartheid entre os pressupostos teóricos e as atividades práticas, pois o espaço da escola é dinâmico, vivo e experenciado por indivíduos ou coletivos, permeado por ações que orientam os fazeres desses sujeitos e, consolidam os cenários educacionais. Estas dinâmicas, mobilizados por sujeitos alunos, professores e pesquisadores, desvelam práticas inovadoras prenhes de possibilidades.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1126-1
DOI: 10.24824/978854441126.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 286
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ÁDILA FARIA
Doutora em Estudos da Criança. Esp. em Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Professora de Escolas de Vale D’ Este, Barcelos, Portugal. Pesquisadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da UMinho, desenvolve investigação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Pesquisa: Multiliteracias e no desenvolvimento de redes e comunidades de prática online.
BENTO DUARTE DA SILVA
Doutor em Ciências da Educação. Esp. em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Professor do Instituto de Educação da UMinho. Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Mestrado e de doutoramento na área de Tecnologia Educativa. Investiga: concepção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDICE (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação).
CAMILA PORTO PESSOA
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil. Doutoranda em Odontopediatria na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo (UNICSUL). Atua na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Pesquisa na área de qualidade de vida de crianças até 03 anos de idade e fatores de risco cardiovasculares em escolares.
CARINA SOLEDAD GONZALEZ
Doutora em Informática pela Universidade de La Laguna, Espanha. Professora do Departamento de Engenharia de Sistemas da Universidade de La Laguna. Linhas de investigação: interfaces inteligentes, adaptação e personalização, UX, acessibilidade, videojogos educativos, e-learning.
CELESTINO MAGALHÃES
Doutorando em Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa, Universidade do Minho, Portugal. Investiga a edição de vídeo na reflexão e compreensão de threshold concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis.
FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Professora da Rede Pública de Ensino de Salvador. Desenvolve pesquisa nas áreas de educação cartográfica, geotecnologias, jogos digitais, metodologias de ensino.
FERNANDA WARKEN ROSA
Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil. Professora do Departamento de Ciências da Vida I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua e pesquisa na área de: educação em saúde, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.
FRANCISCO JORGE DE OLIVEIRA BRITO
Doutor em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Professor no Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação na UNEB. Atua e pesquisa na área de: geoprocessamento, educação cartográfica, ensino de cartografia, lixo urbano.
HELENA FRAGA-MAIA
Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Professora da Universidade do Estado da Bahia. Desenvolve pesquisa no Instituto de Saúde Coletiva na UFBA. Atua e pesquisa na área de: Fisioterapia, com ênfase em saúde do trabalhador, saúde pública, epidemiologia e atenção básica.
INAIÁ BRANDÃO PEREIRA
Mestre em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Professor da Rede Pública de Ensino da Bahia. Desenvolve pesquisa nas áreas de geotecnologias, educação geográfica e cartográfica.
ISA BEATRIZ DA CRUZ NEVES
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Atua e pesquisa na área de: educação na cultura digital, jogos digitais, gamificação, m-learning, educação especial, classes hospitalares e domiciliares e tecnologias digitais móveis, tecnologias assistivas.
ISA COUTINHO
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Gestora pública em Centro de Educação Infantil. Desenvolve pesquisa nas áreas de educação e saúde, cultura digital, práticas educativas, docência universitária e pesquisa.
IVANA FERREIRA
Especialista em Psicomotricidade Clínica e Educacional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Atua na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Investiga fatores de risco cardiovasculares em escolares.
JOSÉ ALBERTO LENCASTRE FREITAS BORGES DE ARAÚJO
Doutor em Ciências da Educação. Esp. em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Docente do Depto. de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Pesquisa: educação on-line, E-learning, blended learning, technology-enhanced learning e usabilidade, flipped learning, game based learning, e mobile learning.
JOSE LUIS EGUIA
Doutor pela Universidade Politécnica de Cataluña, Espanha. Professor da Universidade Politécnica de Cataluña. Atua e pesquisa na linha de game based learning, game studies.
JOSEMEIRE MACHADO DIAS
Doutora em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Professora do Depto.de Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Desenvolve pesquisa em design, tecnologia e gestão do conhecimento, jogos eletrônicos.
KARINE PINHEIRO DE SOUZA
Doutora em Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa, Universidade do Minho, Portugal. Foi pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMI) - Open University, Reino Unido. Atua na formação docente na Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Brasil. Áreas de interesse: inclusão digital, gestão de ambientes virtuais, design instrucional, empreendedorismo e TIC.
LLUIS SOLANO ALBAJES
Doutor em Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Politécnica de Cataluña. Pesquisa e atua na área de game based learning.
LYNN ALVES
Doutora em Educação, Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora e pesquisadora do SENAI – CIMATEC e da Universidade do Estado da Bahia. Coordena o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais. Atua e pesquisa na área de educação, jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação.
MARCO ALEXANDRE CARVALHO BENTO
Doutorando em Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa, Universidade do Minho, Portugal. Investiga os dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura.
MARIA ALTINA RAMOS
Doutora em Estudos da Criança. Esp. em Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Professora do Instituto de Educação da UMinho. Pesquisadora que atua e possui interesse nas áreas de: integração curricular das TIC, TIC nos processos de aprendizagem, metodologia de investigação, análise de dados qualitativos com Nvivo, TIC, educação e formação de professores e TIC e literacia digital e multimodal na infância.
MARY VALDA SOUZA SALES
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora da graduação e pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação, TIC, Educação à Distância e Currículo.
NATANAEL REIS BOMFIM
Doutor em Educação pela Universidade do Quebec, Montreal. Professor da Universidade do Estado da Bahia. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Representações, Educação e Sociedades Sustentáveis.
RUTH S. CONTRERAS ESPINOSA
Doutora pela Universidade Politécnica de Cataluña, Espanha. Professora da Universidade de Vic - Universidade Central de Cataluña e do Instituto de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona. Atua e pesquisa na área game based learning e game studies.
SILVIA LETÍCIA COSTA PEREIRA CORREIA
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Coordenadora pedagógica e professora na Prefeitura de Salvador. Pesquisa processos tecnológicos e aprendizagem, docência no ensino, representações socioespaciais e formação continuada de professores.
TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTECT/UNEB).
TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Pesquisador nas áreas de: práticas pedagógicas, tecnologias da informação e da comunicação, geotecnologia, história e memória.