Capa do livro: A CONDIÇÃO HUMANA E SUA PROBLEMÁTICA UNIVERSAL<br>Volume II

A CONDIÇÃO HUMANA E SUA PROBLEMÁTICA UNIVERSAL
Volume II

Autores: Vanessa Steigleder Neubauer - Ieda Márcia Donati Linck - Angelita Woltmann

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Sinopse

As tradições medieval e moderna constituem-se em momentos de buscas por respostas definitivas para questões fundamentais da existência humana. Uma das buscas inquietantes refere-se às tentativas de definir a natureza humana: a parte humana da natureza ou a parte da natureza que é humana em termos teóricos e práticos; definir o ser humano: a parte do ser que é humana ou a parte do humano que é ser; definir a existência humana: como definir a parte humana da existência ou a parte da existência que é humana. Kant constrói uma argumentação paradoxal para a antropologia, que se torna o estuário do pensamento contemporâneo, ao afirmar que: se pretendermos construir uma reflexão da totalidade do que seja o humano, cairemos numa metafísica; se aceitamos uma reflexão parcial permanecemos num infinito inacabamento teórico ao modo das ciências empíricas. Heidegger radicaliza, no âmbito da linguagem, a tese kantiana de que o “ser não é um predicado real”. O ser é transcendental, condição de possibilidade de mover-se e relacionar-se consciente no mundo, sendo impossível, também o ser humano, de ser objetificado, pois “o ser não é de nenhuma maneira objetivável e que se a objetividade tem o ser por fundamento, o ser não acha nenhum fundamento na objetividade” (Waelhens).

As argumentações dessa obra buscam entrar na complexa condição comum humana não mais nos termos de uma natureza humana e, em boa medida, arriscando-se na interpretação no contexto atual que “assume a forma amedrontadora de uma fuga da liberdade” (Gadamer), está em “fuga ante o pensar” (Heidegger), manifesta um “desejo de fuga da prisão terrena” e um “desejo de fugir à condição humana” (Arendt). Ao refletir contemporaneamente sobre o humano sem termos onde reclinar a cabeça, onde encostar a palavra e por não sermos de “arrame rígido” é “que podemos duvidar do que estamos fazendo e, por conseguinte, também de como conduzimos a nossa vida. [...] trata-se do caminho que devemos tomar na vida, e o característico dos humanos parece ser que isso nunca é óbvio(Tugendhat).

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0976-3
DOI: 10.24824/978854440976.3
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 592
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A CONDIÇÃO HUMANA E SUA PROBLEMÁTICA UNIVERSAL<br>Volume II

Autores

ADALBERTO NARCISO HOMMERDING
Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (1993), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e pós-doutorado em Direito pela Universidad de Alicante, Espanha (2012). Atualmente é professor da URI – Universidade Regional Integrada, de Santo Ângelo, na graduação e pós-graduação, inclusive Mestrado; professor palestrante nos cursos de preparação para Magistratura e Ministério Público na escola da AJURIS – Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul – e da Escola da FSMP – Fundação Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, respectivamente; professor palestrante convidado nos cursos de pós-graduação do IESA – Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo/RS e da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Também é professor convidado nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO, FAPLAN/Anhanguera e Universidade do Contestado (Caçador/SC). É Juiz de Direito na Comarca de Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Processo e Teoria da Legislação, atuando principalmente nos seguintes temas: processo, jurisdição constitucional, Teoria da Legislação, Constituição, hermenêutica filosófica e direito das coisas.

ADRIANE MÖBBS
Professora do Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2005); Mestre e Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009/2015); Participa do grupo de pesquisa Ética e Ética Aplicada, na linha “Correntes Contemporâneas de Ética e Metaética” da Universidade Federal de Santa Maria e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) buscando a vinculação entre a Filosofia e a Educação. Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Autora do livro “O mal sofrido em Paul Ricoeur – um estudo 572 sobre o sofrimento do justo” publicado pela Editora NEA. Entre os temas de interesse e pesquisa destacam-se: Ética, ética aplicada, metaética, fenomenologia e hermenêutica, Direitos Humanos, Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação. 

ALLAN DIEGO DE ARAUJO
Bolsista da Capes e Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2014-16). Integrante do Grupo de Pesquisa de Filosofia Contemporânea da UFPA registrado pelo CNPq. Em 2012-13 teve bolsa de Pesquisa de Iniciação Científica (Pibic) de Mobilidade Nacional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR com orientação do prof. Jorge Luiz Viesenteiner, no qual fez seus estudos em Nietzsche e Platão com coorientação do prof. Ernani Chaves da UFPA. Em 2011 concluiu a Especialização em Filosofia Pela PUC-PR, com o tema Nietzsche e a consideração moral da verdade. De 2010 a 2013 cursou Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduou-se em Filosofia em 2009 pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente na discussão dos seguintes autores e temas: Platão, Freud e Nietzsche, antiplatonismo, inversão do platonismo, impulso à verdade, vontade de poder, impulsos, consciência moral, sentimento de culpa, morte de Deus, Niilismo.

ALVARO DA COSTA PARANHOS TEIXEIRA
Acadêmico do curso de Direito da Unicruz.

ANDRÉIA MOSER KEITEL
Graduação em FACULDADE DIREITO pela Universidade de Cruz Alta (1995), Pós Graduação em Ciência Política e mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é professora titular da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Processual Civil.

ÂNGELA SIMONE PIRES KEITEL
Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/SAN. Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUC-RS. Professora do Curso de Direito da UNI¬CRUZ. Coordenadora do Núcleo em Ação Pró-Direitos Humanos – NAPDH. Coordenadora do Programa Rede Escola de Governo na UNICRUZ. Coordenadora do Núcleo de TCC do Curso de Direito. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa – GPJUR.

ANGELITA WOLTMANN
Autora e Organizadora. Doutoranda em Direito (PPGD – UNISINOS) pela Linha “Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização”. Orientanda do Prof. Dr. Vicente de Paulo Barreto e doutoranda em Ciências Jurídicas Universidade de Buenos Aires (UBA). Mestre em Integração Latino-Americana pelo Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Direito da Integração. Especialista em Direito Constitucional aplicado pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora do Curso de Direito e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH), do Grupo de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Cidadania e Democracia (GPJUR) e coordenadora/colaboradora de projetos de pesquisa e extensão da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professora do Curso de Direito da Faculdade Metodista do Sul (FAMES) – Santa Maria.

BÁRBARA TATIANE MARTINS VIEIRA NOGUEIRA
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (2007). Mestra em Geomática na área de Tecnologia da Geoinformação pela Universidade Federal de Santa Maria / RS – UFSM (2010). Atualmente é arquiteta e urbanista na Prefeitura Municipal de Cruz Alta. Professora do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICRUZ.

BRUNA FACCIN CAMARGO
Contadora, atualmente professora do curso de graduação em ciências contábeis na Faculdade de Santo Augusto, Mestre em Desenvolvimento – Unijui – 2016, Bacharel em Ciências Contábeis – Unicruz – 2014.

CARISE TACIANE CECCHETTO
Atualmente é acadêmica da Graduação e bolsista da Universidade de Cruz Alta, bem como, trabalha em empresa de transportes rodoviários. Tem experiência na área de transporte, logística e Arquitetura e Urbanismo, com principal interesse nas áreas do curso de graduação, nos seguintes temas: sustentabilidade e educação ambiental; construções e materiais sustentáveis; confortos acústico, lumínico e térmico; patrimônio arquitetônico; e agentes patológicos incidentes em edificações.

CARLA ROSANE DA SILVA TAVARES ALVES
Professora da Universidade de Cruz Alta. Doutora em Letras – Estudos Literários/Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Curso de Letras da UNICRUZ. Coordenadora Institucional do PIBID-UNICRUZ. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação (GEPELC) da UNICRUZ. Coordenadora Adjunta do Mestrado Acadêmico em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ.

CAROLINE LEONHARDT ROMANOWSKI
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na Linha de Pesquisa 3 – Educação Especial.

CLAUDIA MOSCARELLI CORRAL
Graduada em Psicologia – Universidade Católica de Pelotas (1990) e Mestre e Especialista em Saúde Pública – Universidad Nacional de Rosario (2005) Argentina. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Saúde Mental Coletiva, pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), com formação em Psicopedagogia Clínica pela E.Psi.BA (Argentina). Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) atuando no Curso de Pedagogia/Bagé e docente bolsista do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD- Parfor-Capes) na Unidade Universitária Cruz Alta da Uergs. Professor Assistente da URCAMP no curso de Psicologia; coordenadora do Curso de Pós-graduação em nível de especialização, Psicologia Social: política, políticas públicas, práticas sociais e movimentos sociais da URCAMP, pesquisadora com ênfase nas temáticas da área de Psicologia Escolar/Educacional, tais como, bullying e violência escolar. Autora do livro: Bullying, um fenômeno sem rosto.

CLEITON LIXIESKI SELL
Acadêmico do curso de Direito da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito da Socio biodiversidade (GPDS) da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, registrado no Diretório de Grupos do CNPq. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UNICRUZ.

DANIEL KNEBEL BAGGIO
Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI – 2005), Mestrado em Contabilidade e Finanças – Universidad de Zaragoza (2007) e Doutorado em Contabilidade e Finanças – Universidad de Zaragoza (2012) revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da UNIJUI. Investigador pela Universidad de Zaragoza, integrando o Grupo de Investigación en Economia Financiera (GIECOFIN) e o Grupo de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento (GPCOM/UNIJUI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Mercado de Capitais, Fundos de Investimentos, Empreendedorismo, Jogos Empresariais e Governança Corporativa.

DENISE TATIANE GIRARDON DOS SANTOS
Doutoranda em Direito, linha de concentração em Direito Público, pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS. Mestra em Direito, linha de concentração em Direitos Humanos, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Integrante do Grupo de Pesquisa |BioTecJus| – Estudos Avançados em Direito, Tecnociência e Biopolítica. Integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos – GPJUR. Docente nos Cursos de Direito da UNICRUZ e das Faculdades Integradas Machados de Assis - FEMA. Advogada.

DIEGO ALÍPIO ROBINSON
Acadêmico do 5º semestre do curso de Direito da Unicruz.

EMERSON CIOCHETA ROBALLO
Mestre em Educação nas Ciências pela Unijui e professor do Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja.

EMERSON DE LIMA PINTO
Doutorando em Filosofia UNISINOS. Advogado. Especialista em História da Filosofia na UNISINOS (2014). Graduado p Diego Alípio Robinsonela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), Especialização em Ciências Penais pela PUC/RS (1996) e Mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Atualmente é professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Especialização em Direito. Leciona no Curso de Graduação em Direito no CESUCA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Ambiental, Direito Constitucional e Direito das Relações Internacionais. Pesquisador do CESUCA.

EVANDRO GONZALES
Acadêmico do 7º Semestre do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos – GPJUR/Unicruz, com ênfase na linha I – Estado, Direitos Humanos e Sociedade Contemporânea. Membro do Laboratório Filosófico “Sorge Lebens” – o conhecimento implicado ao cuidado com a vida. Monitor da Disciplina de Filosofia Jurídica do Curso de Direito. Estagiário da 2 Vara Criminal e Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Cruz Alta-TJ/RS. Técnico em Transações Imobiliárias (Faccentro – Cruz Alta). Perito Avaliador de Imóveis Urbanos e Rurais (Conselho Nacional de Avaliadores de Imóveis). Professora Universitária. Mestra em Direito Público pela UFBA. Especialista em Direito Público pelo Curso JusPodivm. Graduada em Direito pela UEPB e em História pela UFCG. Blog: www.ezildamelo.blogspot.com.

FAGNER CUOZZO PIAS
Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Pós-Graduando em Direito Penal e Processual Penal, pela Verbo Jurídico. Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade de Anhanguera. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade de Cruz Alta. Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos – GPJUR Integrante do Laboratório de Estudos e Práticas Socioculturais Interdisciplinares – LEPSI do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ. Integrante do Grupo de Estudos Linguísticos – GEL-UNICRUZ. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano – GIEEH – UNICRUZ. Docente do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta.

FÁTIMA BARASUOL HAMMARSTRÖN
Mestre em Desenvolvimento pela Univesidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012). Pós-Graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil (2005). Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (2004). Bolsista e Pesquisadora da CAPES. Docente no curso de Graduação em Direito e da Especialização em Direito Civil e Processo Civil da Universidade de Cruz Alta, onde ministra as disciplinas de Direito Civil, Processo Civil, Direito do Consumidor, Ética e Estágios Supervisionados. Ex-docente do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, campus Carazinho, onde coordenou os Estágios Supervisionados em Prática Jurídica e Ministrou disciplinas de Processo Civil e Direito Civil e Estágios Supervisionados. Atua como colaboradora nos Cursos Preparatórios para Concursos e a prova da OAB, ministrando as disciplinas de Direito Civil e Direito Processual Civil, sendo eles: Futuro (Cruz Alta), Nair Albuquerque (Ijuí), Garra (Passo Fundo) e Einstein10 (Carazinho e Ijuí). Atua como Advogada em Escritório de Advocacia próprio.

GABRIELA HOCHMÜLLER DA COSTA
Estudante do 10º Semestre do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

GIANCARLO MONTAGNER COPELLI
É mestre em Direito (Área de Concentração em Direitos Humanos) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, especialista em Ética e Filosofia Política pela AVM Faculdades Integradas e bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Participa do Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, vinculado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, elaborando, entre outras atividades, sinopses de apoio aos debates promovidos pelo Núcleo, através das obras dos pesquisadores convidados. É associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, avaliador ad hoc de periódicos científicos de suas áreas de interesse e proficiente em Língua Inglesa e em Língua Espanhola pelo Departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Durante o Mestrado, realizado com bolsa de estudos da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, entidade mantenedora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, integrou o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, atuando na linha de pesquisa Globalização, Interdependência e Direitos Humanos.

IEDA MÁRCIA DONATI LINCK
Autora e Organizadora. Professora titular da UNICRUZ. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Norte. Mestre em Letras – Estudos Linguísticos pela UPF. Especialista em Docência no Ensino Superior, Leitura e Produção Textual, e Estudos da Linguagem pela UNICRUZ. Graduada em Letras – Habilitação Português/Inglês pela UNICRUZ. Doutoranda do PPGL da UFSM, na área de Linguística. Integrante do Grupo de pesquisa jurídica da UNICRUZ – GPJUR. Coordenadora Proenem/Unicruz.

ISABEL MARCO SANJUÁN
Professora Titular de Economia Financiera y Contabilidad, Doctora en Ciencias Económicas y Empresariales por la Universidad de Zaragoza, Institución que le concedió el Premio Extraordinario de Doctorado en el curso académico 2001-2002. Professor titular do programa de doutorado em contabilidade e finanças na Universidade de Zaragoza.

JOSEANE MARIÉLE SCHUCK PINTO
Advogada. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS. Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela mesma instituição. Membro do grupo Núcleo de Direitos Humanos UNISINOS (NDH). Bolsista Fundo de Apoio Padre Milton Valente Unisinos.

JULIENE BIAZZI PIEREZAN
Acadêmica do Curso Arquitetura e Urbanismo, UNICRUZ.

LAILA LETÍCIA FALCÃO POPPE
Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Especialista em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Internacional. Professora no Centro Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RS.

LEILA ROCHA MEDRADO
Possui Pós-graduação em Relações Públicas, pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), Graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da União Metropolitana de Educação e Cultura (2013) e Graduação em Administração pela Universidade Salvador (1989). Atualmente é Chefe de Serviços da Chefia de Gabinete da Presidência no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e Professora da Faculdade Ruy Barbosa – DeVry Brasil. Tem experiência na área de Direito Público e Direito Civil Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Conduta, Direitos Fundamentais, Direito da Personalidade, Direito das sucessões, Norma, Hermenêutica Jurídica, Lei da Anistia e Corte Interamericana de Direitos Humanos.

LEOCIR BRESSAN
Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professor do Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Borja. Coordenou 0 Curso de Pós-graduação em Proeja entre o período de 2012 à 2014. Também coordenou o Programa Mulheres Mil no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja durante o ano de 2014. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia.

LEONARDO HESPER ROBINSON
Acadêmico do 5º semestre do curso de Direito da Unicruz.

LEONARDO MARQUES KUSSLER
Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2012), Mestre em Filosofia, pela mesma instituição (bolsista Prosup/Capes, 2012-2014) e Doutorando em Filosofia (Prosup/Capes, 2014-2018). É revisor, consultor de língua portuguesa e tradutor (inglês) de periódicos e livros há anos, com ênfase em textos acadêmicos. Participou dos projetos de pesquisa “Gadamer, intérprete de Platão: a atualidade da metafísica dialética na hermenêutica”, “Hermenêutica e[m] Filosofia e Literatura”; (CNPq) e “Filosofia, Jogo e Futebol”; (CNPq), na modalidade Pesquisador IC UNIBIC/UNISINOS, orientado pelo Prof. Dr. Luiz Rohden, por mais de três anos. As áreas contempladas em sua pesquisa, atualmente, são: Jogo, Gadamer, Platão, P. Hadot, M. Foucault, Filosofia como modo de vida, Literatura, RPG (Role-Playing Game), Cinema e Pensamento Oriental (Escola de Kyoto).

LIAMARA PASINATTO ISTAN
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta (2002), é especialista pela Universidade Castelo Branco em Educação Ambiental (2006/2007) e mestre pela Universidade de Passo Fundo em Engenharia- Área de concentração Infraestrutura e Meio Ambiente (2009/2011), dissertação “Sustentabilidade e Desenvolvimento Municipal: Diagnóstico e Diretrizes de Planejamento para Município de Pequeno Porte”. Foi professora da Universidade de Passo Fundo, atuando nas disciplinas de História, Projeto Arquitetônico, Projeto Urbano e Projeto de Interiores. Atualmente é Responsável Técnica da empresa Estruturas Metálicas Rosa, Arquiteta e Urbanista da Prefeitura Municipal de Alto Alegre e Professorado Curso de Arquitetura e Urbanismo e Agronomia da Universidade de Cruz Alta.

LIZANDRA ANDRADE NASCIMENTO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada – URI – Santo Ângelo (2004) licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da UERGS – Cruz Alta (2013), Mestrado em Educação nas Ciências – UNIJUÍ / Ijuí-RS (2008), Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – Pelotas/RS (2015). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – São Luiz Gonzaga, no Instituto Estadual de Educação Rui Barbosa – São Luiz Gonzaga e na Universidade Federal da Fronteira Sul – Cerro Largo/RS.

LUCI MARI LEONHARDT ROMANOWSKI
Licenciada em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), professora da rede estadual de educação.

LUIS FERRUZ AGUDO
Ph. D. in Financial Economics at the Faculty of Economics and Business Studies, Universidad de Zaragoza. Professor titular do programa de doutorado em contabilidade e finanças na Universidade de Zaragoza.

MAIQUEL RÖHRIG
Doutor em Letras pela UFRGS (2014), mestre em Letras pela UFRGS (2011) e Graduado em Letras – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Univates (2007). Tem experiência como professor de Literatura e Língua Portuguesa. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, dedicando-se, principalmente, ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Pesquisa a literatura contemporânea brasileira a partir dos vencedores do prêmio Jabuti dos últimos quinze anos, as teorias acerca da contemporaneidade, sobretudo Bauman, Jameson e Lipovetsky, e analisa a obra de José Saramago.

MARCELO CACINOTTI COSTA
Professor e Advogado. Graduado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2000). Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil (2010). Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai – URI (2011). Doutor em Direito pela Unisinos (CAPES 6), sob orientação do Prof. Dr. Lenio Luiz Streck, Tese defendida em dezembro de 2015. Atuação como Assessor de Desembargador unto ao Tribunal de Justiça do RS (2002-2005). Professor nas áreas de Processo e Prática Processual Civil, Processo Constitucional e Direito Civil. Vínculo com a Universidade de Cruz Alta-RS (UNICRUZ). Também, exerce a atividade de advocacia em diversas comarcas do RS. Tem experiência como integrante da Defensoria Pública Federal (dativo), POA/RS, e integrante de Núcleo de Prática Jurídica, atuação com ênfase principalmente em Processo Civil (mediação e conciliação), Direito Civil e Direito Público.

MARCELO DIAS JAQUES
Doutorando em Direito pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (CAPES 5), área de concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas. Mestre em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional pela Escola de Ensino Superior Verbo Jurídico. Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Membro do grupo de pesquisa (CNPq): Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PROSUP/CAPES. Advogado.

MARIA APARECIDA SANTANA CAMARGO
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa emEstudos Humanos e Pedagógicos (GPEHP) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Docente integrante do PPG Stricto Sensu em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado – da UNICRUZ.

MARIANE CAMARGO D’OLIVEIRA
Doutoranda, com concentração na linha de pesquisa Inclusão Social e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade FEEVALE. Mestre em Direito, com concentração na linha de pesquisa em Políticas Públicas de Inclusão Social, do Programa de Pós- Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Advogada. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos (GPEHP) e do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos (GPJUR), ambos da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Participa constantemente de Congressos e Seminários nos âmbitos do Direito, da Inclusão Social, da Educação e das áreas afins, inclusive com publicações em eventos, bem como artigos completos em revistas especializadas, nas temáticas dos direitos humanos, do movimento feminista, da cidadania, da inclusão/exclusão social, da democracia e das políticas públicas.

MOISÉS DE OLIVEIRA MATUSIAK
Mestre em Direito – Direitos Humanos (UNIRITTER), Especialista em Direito Penal e Processo Penal (UNIRITTER). Docente de Direito Penal e Processo Penal (UNICRUZ) e de Direito Penal (CESUCA – Faculdade INEDI).

MONIA PERIPOLLI DIAS
Possui graduação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002), foi Habilitada em Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, no exame 01/2003, sob o nº 56.957 atua como advogada desde 2003, com ênfase em Direito Penal e Execução Criminal, atua como Juíza Mediadora e Arbitral no Tribunal de Mediação e Arbitragem Seccional de Ijuí-RS, possui Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Gama Filho, possui Mestrado em Direitos Especiais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo-RS.

MÓNICA MONTANA MARTÍNEZ RIBAS
Doutora em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Brasília, Mestre em Integração Latino Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Hidróloga Subterrânea pela Universidade Oriental de Uruguai. Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela UFSM. Especialista em Educação Ambiental pela UFSM. Licenciada em Administração E. pela Universidad de San Buenaventura – Colômbia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais na Universidade Estadual da Paraíba – NEPDA; Pesquisadora do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e o Caribe – NECAR na Universidade Federal de Roraima (2010). Desenvolve estudos em Integração Regional, Hidropolítica, Segurança Hídrica e Ambiental e Desenvolvimento Regional. Integra o corpo de pesquisadores do Grupo de Hidrogeologia na Universidade Federal de Santa Maria, pesquisa em rede com UFAL e UFCG em interação com a Universidade Oriental de Uruguai UDELAR IMFIA. É membro do Conselho Editorial da Revista Acadêmica INTER AÇÃO vinculado ao Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área das Ciências Humanas e nas Ciências Exatas. Desenvolveu pesquisas entorno da Hidropolítica, a Integração e o Desenvolvimento Regional. Cursa atualmente Graduação em Relações Internacionais na UFSM.

PAMELA MAIARA CHAVES CANCIANI
Bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

RAFAEL VIEIRA DE MELLO LOPES
Professor da Universidade de Cruz Alta. Graduado em Direito. Pós-Graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí.

RAISSA PIMENTEL SILVA
Mestranda em Relações Sociais e Novos Direitos – Direito Ambiental – na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Direito Imobiliário pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2009). Especialista em Meio Ambiente na Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia. Advogada.

RAQUEL BUZATTI SOUTO
Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Pós-Graduada em Direito Constitucional Aplicado pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Desenvolvimento, linha de pesquisa Direito, Cidadania e Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Coordenado do Núcleo de Práticas urídicas do Curso de Direito da UNICRUZ. Líder do Grupo de pesquisa jurídica da UNICRUZ – GPJUR. Advogada.

RAQUEL FABIANA LOPES SPAREMBERGER
Pós-doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Direito pela UFPR. Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande –FURG, professora do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Professora convidada da UNESC – Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina- UNESC. Participante dos Advogados Sem Fronteiras. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Ambiental e Direitos Humanos, América latina e questões decoloniais. Professora pesquisadora do CNPq e FAPERGS. Professora participante do Grupo de Pesquisa em Antropologia Jurídica –GPAJU da UFSC e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Hermenêutica e ciências criminais e Direito e justiça social da Universidade Federal do Rio Grande. Responsável pelo Grupo de Estudos da FURG sobre o Constitucionalismo Latino-Americano. Advogada. Membro da Comissão de avaliação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Capes (2014).

RENATA CARNIEL
Possui Ensino-médio, Segundo-grau pela Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões (2009).

RENATA OLIVEIRA DE AMORIM
Acadêmica do 8º semestre do curso de Direito da Unicruz.

ROSANGELA CONCEIÇÃO GOMES NASCIMENTO
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). MESTRE em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Educação pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Graduada em Letras pela UNIJUI. Professora da Unicruz. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos. Bolsista da CAPES no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.

SAMARA SIMON CHRISTMANN
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UNICRUZ. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM.

SCHEILA LEAL RODRIGUES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Cruz Alta (2013) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill (2009). Atualmente é Professora da Escola de Educação Infantil Sementes do Amanhã. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

TARCISIO DORN DE OLIVEIRA
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Mestre em Patrimônio Cultural – Área de Concentração em Arquitetura e Patrimônio Material – Linha de Pesquisa em Preservação e Patrimônio Material pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICRUZ. Docente dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNIJUI. Realiza estudos sobre Arquitetura, Projeto Arquitetônico, Planejamento Urbano e Ambiental e Patrimônio Cultural.

THAIS LUZIA COLAÇO
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina sob a coordenação do professor Dr Antônio Carlos Wolkmer (1998), Pós-doutora em Direitos Indígenas pela Universidad de Sevilla sob a supervisão do professor Dr. Bartomé Clavero (2013), com bolsa da CAPES. Participou do comitê de área do direito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de Pós-Graduação em Direito, de Graduação em Direito e Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Antropologia Jurídica, História do Direito, Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos indígenas, antropologia jurídica, direito das minorias étnicas, metodologia da pesquisa e metodologia do ensino do direito. Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Jurídica (GEPAJU) da UFSC. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É consultora do CNPq e da CAPES. É membro da Comissão Assessora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, da Área do Direito/INEP. É membro da Red de Investigación en Desarrollo Rural, Desarrollo Regional, Pobreza y Pueblos Indígenas. É pesquisadora do GT Pluralismo Jurídico Latino-Americano – PRUJULA.

TIAGO ANDERSON BRUTTI
Doutor em Educação nas Ciências/Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com doutorado sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (UAM); bacharel em Filosofia e em Direito; professor no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado, na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

VANESSA STEIGLEDER NEUBAUER
Autora e Organizadora. Doutora em Filosofia UNISINOS. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI. Especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional pela UNICRUZ. Graduada em Artes – Especificidade Dança licenciatura pela UNICRUZ. Professora da UNICRUZ. Integrante do Grupo de pesquisa jurídica da UNICRUZ – GPJUR.

VINICIUS DE MELO LIMA
Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002) e Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (2010). Doutor em Direito Público pela Unisinos (2015). Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Ex-Professor da UNISC, Campus de Capão da Canoa (2013). Ex-Professor da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP), nas disciplinas de Processo Penal II e III. Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Penal da FMP. Professor do Curso de Direito da ULBRA, Campus Torres/RS.

WILLAME PARENTE MAZZA
Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS – RS), Mestre em Direito com ênfase em Tributário pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Especialização em Direito tributário e Fiscal, Especialização em Direito Público e Especialização em Controle na Administração Pública. Bacharel em Direito e Engenhara Civil. Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Estado do Piauí, Professor no curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí e FACID.