ENSINO E APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIA: <br> experiências praticas em sala de aula

ENSINO E APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIA:
experiências praticas em sala de aula

Autores: Andréa Pereira Mendonça (Org.)

livro impresso
de R$ 52,90 por
livro digital
de R$ 52,90 por

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro apresenta um conjunto de experiências que integram tecnologias em dois contextos: (i) a projetos de aprendizagem desenvolvidos com alunos, e (ii) a formação inicial e continuada de professores. As experiências relatadas neste livro foram frutos de um planejamento de ensino meticuloso, realizado por alunos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) nas disciplinas “Ensino e Tecnologias da Informação e Comunicação” e “Aplicações da Tecnologia no Ensino”.
São experiências narradas de forma clara e contextualizada, fornecendo o passo a passo de como foram implementadas em sala de aula, tanto com alunos, quanto com professores, na formação inicial e continuada. Temas atuais envolvendo aprendizagem por projetos, ensino híbrido, programação, robótica educacional, plataformas adaptativas e editores para livros digitais são tratados de forma prática, integrando teoria a sua aplicação em um contexto educacional. Os exemplos práticos contidos neste livro têm potencial para inspirar docentes no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com tecnologias, considerando suas próprias realidades.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1127-8
DOI: 10.24824/978854441127.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO E APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIA: <br> experiências praticas em sala de aula

Autores

ANDRÉA PEREIRA MENDONÇA
Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua como professora da Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Na Pós-Graduação é professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

ADRIANA NOGUEIRA TAVARES
Possui graduação em Pedagogia (FSDB), Especialização em Supervisão Escola (GAMA FILHO) e Didática do Ensino Superior (UNIASSELVI). É servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre a formação continuada de professores na escola em TICs.

ADRIANA NEVES DE ALMEIDA
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (UEA) e atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM. É servidora efetiva do IFAM, atuando como pedagoga da Diretoria de Ensino do Campus Manaus Centro e investiga sobre a formação continuada de professores e a integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, enquanto uma possibilidade de inovar a prática pedagógica.

ALMIR DE OLIVEIRA COSTA JÚNIOR
Possui graduação em Licenciatura em Informática (UEA) e especializações em Informática na Educação (IFAM) e Metodologia do Ensino Superior (Universidade Nilton Lins). Atua como docente no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. É aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre a utilização da Robótica Educacional no ensino de Física na perspectiva de uma aprendizagem significativa dos conteúdos da cinemática.

ALZANIRA DE SOUZA SANTOS
Formada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase à Produção textual, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Professora Titular no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus-Centro, onde participa do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET), é aluna do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no qual desenvolve investigação sobre Literatura de Cordel, Interdisciplinaridade, Formação de Professores: articulações e possibilidades.

AUXILIADORA CRISTINA CORRÊA BARATA LOPES
Possui graduação em Química Licenciatura (UEMA) e Tecnologia em Alimentos (IFMA), Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (UNINTER). É servidora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (SEDUC/AM). É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre metodologias e recursos tecnológicos para o ensino da química.

CYNARA RODRIGUES BENARRÓS
Possui graduação em Processamento de Dados e especialização em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É instrutora de Informática no SENAI-AM. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre metodologias para favorecer a disseminação do Pensamento Computacional na disciplina de Informática de cursos profissionalizantes.

DANIELLE CRISTINA OLIVEIRA FERREIRA
Possui graduação em Pedagogia (UFAM), Licenciatura em Química (IFAM), Especialização em Psicopedagogia (UCDB). É servidora efetiva do IFAM, atuando como Pedagoga dos Cursos de Licenciatura do Campus Manaus Centro. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre a formação de professores para a pesquisa.

DARLEA ARAÚJO DE SOUZA ESTEU DA COSTA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras-Língua Inglesa (UFAM) e Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (UFAM). É servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Distrito, onde atua como docente de Língua Inglesa e Inglês Instrumental. Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e participante do Grupo de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino, onde desenvolve investigação sobre metodologias de ensino e aprendizagem baseadas nas habilidades socioemocionais mediadas pelo cinema e outras tecnologias.

HELEN REGIANE PARÁ ROCHA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é aluna do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), investiga a área de formação de formação de professores para utilizar programação de computadores para a aprendizagem de conteúdos de Ciências.

JUVENAL SEVERINO BOTELHO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE) e advogado. Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação (FACED-UFAM). Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) / Campus Manaus-Centro e aluno do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) onde desenvolve investigação em Atividades Didáticas Para o Ensino de Solo na Disciplina Geografia.

LANA BARROS DE MATOS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas e especialista em Docência do Ensino Superior (CIESA). Atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), tem interesse e investiga a área de formação docente, gestão escolar, recursos e processos educativos no ensino de Botânica.

LETICIA ALVES DA SILVA
Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Amazonas e especialista em Gestão de Política Ambiental (ADCAM). Atualmente é professora de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro efetivo do IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira e aluna do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), tem interesse e investiga a área de Ensino de História para populações indígenas, Educação Escolar Indígena, formação de professores para o ensino de História e Multiculturalismo na educação.

LIANA FABÍOLA DE JESUS
Possui graduação em Pedagogia (FSDB) e Especialização em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Gestão Educacional (Instituto Galileo) e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (em curso), (FSDB). Atualmente Instrutora de LIBRAS - DETRAN - AM. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (IFAM) e investiga Formação de Professores de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, especificamente para alunos Surdos.

LÍLIAN FREIRE NORONHA
Possui graduação em Ciências Contábeis e Administração (em curso), ambas, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), no qual, também, é servidora pública. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (IFAM) e investiga sobre a inclusão educacional.

LUCIANI ANDRADE DE ANDRADE
Possui Graduação em Administração (UFAM), Especialização em Gestão Ambiental Empresarial (UFAM) e atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (IFAM). É servidora efetiva do IFAM atuando como docente no campus IFAM/Pres. Figueiredo, e investiga sobre a aplicação da pedagogia de projetos na formação inicial de professores como uma possibilidade de formação a partir da proposta Aprender Investigando.

MARIA ERINETE REIS VILAS BOAS
Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas e em Pedagogia pela Universidade Faculdade Latino-Americana de Educação (FLATED). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Gestão Educacional com Ênfase em Supervisão Escolar, ambas pela Universidade Nilton Lins-AM. Atualmente é aluna do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

MONIQUE GUERREIRO BASTOS
Possui graduação em Desenho Industrial (UFAM) e Arquitetura (CEULM-ULBRA), e especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos e Marketing (ISAE-FGV). Atua como arquiteta, e possui experiência docente nos cursos de graduação de Arquitetura, Design de Interiores e Engenharias, sendo atualmente professora na área de formação técnica em Paisagismo (IFAM-CMZL). É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre metodologias para favorecer o ensino de Arquitetura, especialmente na construção de habilidades relacionadas ao ato de projetar.

NELMA LOUREIRO PEREIRA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia - Orientação Educacional e Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UFAM). Especialista em Gestão Escolar (FSDB). Atualmente é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (IFAM) e investiga o espaço social da Coordenação das Ciências Humanas para a formação continuada dos professores do Ensino Técnico no IFAM/CMC.

RAFAELA DE ARAUJO SAMPAIO LIMA
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (CEULM - ULBRA/Manaus) e Especialização em Arquitetura de Interiores (UNINORTE). É servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Zona Leste, onde atua como docente nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Paisagismo e Agroecologia e no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre metodologias para favorecer o ensino/aprendizagem da disciplina de Desenho Técnico.

ROSANGELA SANTOS DE OLIVEIRA
Possui Graduação em Pedagogia (UFAM), Especialização em Informática Aplicada à Educação (UNINORTE), Gestão Escolar (UFAM) e em Gestão e Avaliação da Educação Profissional (UFJF/CAEd e Centro Paula Souza). Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - (MPET/IFAM). É servidora efetiva do IFAM, atuando como Coordenadora Pedagógica dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Pró-Reitoria de Ensino e investiga o contexto de desenvolvimento do Ensino Médio Integrado no IFAM.

TATIANE SABINO DA SILVA DE ANDRADE
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ) e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e Instituto A Vez do Mestre (UCM­-IAVM/RJ). Atualmente é participante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET) e aluna do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) com a investigação sobre os Processos Formativos de Professores em Revistas Científicas.

YNA HONDA DE SOUSA
Possui graduação em Letras - Língua Inglesa (UFAM) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNINORTE). É servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, onde atua como docente de Língua Inglesa e Inglês Instrumental. É aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM e investiga sobre metodologia de ensino pautada no ensino híbrido e na utilização de plataformas adaptativas para a aprendizagem de idiomas.