Capa do livro: ESCUTA COMPARTILHADA E CO-INSPIRAÇÃO:<br>formação de professores em um labirinto de perguntas

ESCUTA COMPARTILHADA E CO-INSPIRAÇÃO:
formação de professores em um labirinto de perguntas

Autores: Claudia Roberta Ferreira

Este livro é endereçado aos leitores interessados na temática da formação continuada de professores e no trabalho da coordenação pedagógica em contexto escolar. Em especial, aos leitores que buscam nesta leitura a possibilidade de uma experiência de escuta compartilhada e de inspiração.

No encontro dialógico com a autora podemos acompanhá-la em seu labirinto de perguntas e (re)conhecê-la a partir das marcas e referências que a orientam e nas lições de sua experiência.

Essas referências são os princípios que a autora defende a favor de uma formação de professores na e a partir da escola: a escola é espaço e tempo de trabalho e de formação de professores e coordenadores pedagógicos, isto é, de autoria de práticas; a criança, adolescente e jovem são o ponto de partida e de chegada de todas as ações de formação e intervenção; a formação se realiza nas ações cotidianas e em relações dialógicas capazes de nos fazer refletir e teorizar sobre nossos saberes-e-fazeres; a relação dialógica e alteritária entre os sujeitos, essencial na constituição de sua profissionalidade e pessoalidade, é marcada por uma atitude de escuta em que se busca compreender o compreender do outro; faz-se sempre necessário exercitarmos algum distanciamento, situando-nos fora da escola e de nós mesmos, para nos lançarmos a outras possibilidades; ao coordenador pedagógico cabe enfrentar os desafios de assumir-se professor-formador e constituir-se em sujeito-referência para promover uma gestão co-inspiradora e, na cons-piração, promover rupturas e quebras de rotina necessárias para provocar uma atitude de ver-e-transver o cotidiano.

O caminho da autora como professora-coordenadora-formadora-pesquisadora, no esforço de construir coletivamente uma formação na e a partir da escola, nos ensina que qualquer processo de formação em contexto escolar é singular, lento e requer, necessariamente, idas e vindas, avanços e recuos. Na escuta de sua experiência de trabalho e de pesquisa compreendemos que é do conflito, da tensão, negociação, acordos e desacordos, ex-posição, imposição, que a responsabilidade e o compromisso com a escola são exercidos e, essencialmente, postos em diálogo.



Profª. Dra. Renata C. O. Barrichelo Cunha
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Metodista de Piracicaba

 

Impresso
de R$ 88,76 por
R$ 68,28
Digital
de R$ 79,08 por
R$ 51,21

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1144-5
DOI: 10.24824/978854441144.5
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESCUTA COMPARTILHADA E CO-INSPIRAÇÃO:<br>formação de professores em um labirinto de perguntas

CLAUDIA ROBERTA FERREIRA
Professora. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Experiência Profissional de docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; atuação na gestão escolar nos cargos de orientação educacional, coordenação pedagógica e vice direção os níveis de ensino da Educação Básica, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos; experiência em assessoria e ações de formação continuada a profissionais da Educação Básica; professora universitária; pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Continuada (GEPEC) da Faculdade de Educação da UNICAMP.