Capa do livro: EDUCAÇÃO CORPORAL:<br>entre anúncios e denúncias<br>Volume 17

EDUCAÇÃO CORPORAL:
entre anúncios e denúncias
Volume 17

Autores: Daniel Carreira Filho, Walter Roberto Correia (Orgs.)

Nossas alegrias e tristezas, nossos medos e coragens, nossas dores e alívios, nossas fomes e saciedades, nossas possessões e sublimações, nossas patologias e nossas curas, todas, invariavelmente, se consubstanciam inexoravelmente pela nossa condição corporal. Nesse sentido, considerando a fluidez e volatilidade moderna das orientações, normas e valores balizadores das condutas e dos sentidos do viver, o corpo tem emergido como território ou símbolo de saberes e poderes. Símbolos e poderes com versões e contraversões, movendo-se vigorosamente no seio da diversidade humana, portanto, na desigualdade e nas potencialidades das corporeidades masculinas e femininas, dos extratos sociais populares e de elite, nas “liturgias” étnicas e raciais. Na liquidez do mundo atual, a emergência das práticas e técnicas corporais podem ter, subliminar e inconscientemente, anseios diversos na busca por uma ancoragem com a vida simbólica nessa jornada que chamamos de Vida!
Destarte, ousamos de forma impertinente, sugerir que muito além dos “dogmas” do materialismo, do consumismo e da competitividade liberal, a corporeidade é uma das mais importantes mitologias do nosso tempo e das cenas contemporâneas.
Portanto, os trabalhos expressos neste livro podem ser tomados como propostas de conversações independentes sobre o corpo tanto nas suas dimensões institucionais (esporte, lazer, cultura, educação etc.) como nos diferentes ciclos e “estações da vida” (infância, adolescência, adultescência, velhice e gozando da saúde). Nessa mesma direção, estamos convictos da importância em se pensar uma pedagogia das corporeidades, a partir e sobre as que nos permitem viver e conviver nesse mundo demasiadamente humano.

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1082-0
DOI: 10.24824/978854441082.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO CORPORAL:<br>entre anúncios e denúncias<br>Volume 17

WALTER ROBERTO CORREIA
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1987) e Pedagogia pela Universidade São Marcos (1992). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994). Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Formação em Psicanálise pelo CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos (2010). Mestre Qualificado em Ving Tsun/Kung Fu (Arte Marcial Chinesa) pela International Moy Yat Ving Tsun Federation (2010). Tem experiência na área de Educação Física com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação Física Escolar; Educação Física no Ensino Médio; Dimensões Socioculturais do Movimento Humano. Atualmente é Professor Doutor da EEFE-USP.

MILDRED APARECIDA SOTERO
Atua na educação básica desde 1992, tanto na rede pública de ensino, quanto na rede particular. Professora convidada da pós-graduação da FMU e da Estácio de Sá Licenciada em Educação Física, com mestrado na área de Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Pesquisadora e autora na área da Dança e da Educação Física. Vencedora do Prêmio Destaque no XII Seminário de Educação Física Escolar, realizado pela EEFE-USP, em 2013 e do Prêmio Melhores Trabalhos no XIII Seminário Educação Física Escolar, também realizado pela EEFE-USP, em 2015. Atualmente é professora de Educação Física do Colégio Santa Cruz e da Escola Nossa Senhora das Graças (Escola Gracinha).

OSVALDO LUIZ FERRAZ
Licenciado e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Pós-Doutorado no Department of Education and Curriculum Studies - School of Education, University of Massachusetts, UMass-Amherst, 178 Estados Unidos. (Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES). Assessor junto ao Ministério de Educação e Cultura do Governo Federal (MEC) para elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, na área de educação física de primeira à quarta série, em 1997.

ANA CRISTINA ZIMMERMANN
Professora da Escola de Educação Física e Esporte/USP, com formação em Educação Física (UFSM/UFSC) e doutorado em Educação (UFSC). Desenvolve pesquisas acerca de aspectos socioculturais e filosóficos do movimentar-se.

SORAIA CHUNG SAURA
Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado e Doutorado em Antropologia do Imaginário pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (2008). Professora Doutora no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (2010). Orientadora nos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Cultura, Organização e Educação) e da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Estudos Socioculturais do Movimento Humano) Desenvolve pesquisas na área do movimento humano (lazer, atividade física e esporte) com ênfase em filosofia e antropologia e na área dos Estudos do Imaginário. Idealizadora e Coordenadora, do Projeto Cinema e Corpo (EEFE, CINUSP e Pro Reitoria de Cultura e Extensão da USP) e do Grupo de Estudos PULA.

GUILHERME ROCHA SAVAREZZI
Mestrando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Licenciado em Educação Física pela mesma Universidade, tendo recebido a Láurea Acadêmica ao final do mesmo pelo desempenho acadêmico demonstrado durante o curso. Além disso, participa do Grupo de estudo do Comportamento Motor (GECOM), tendo sua linha de EDUCAÇÃO CORPORAL: entre anúncios e denúncias pesquisa voltada às Representações Sociais que permeiam o universo da Educação Física Escolar e suas implicações nos processos motivacionais do aluno. Atualmente é Professor de Educação Física da rede municipal de Campo Limpo Paulista - SP.

ROBERTO GIMENEZ
Possui graduação em Bacharelado Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Física por esta mesma Universidade (2006). Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho, professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, comportamento motor, pessoas com síndrome de Down, crianças com problemas de coordenação e inclusão na educação física escolar. Professor e Pesquisador do Programa do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

DANIEL CARREIRA FILHO
Graduado em Educação Física (1975), e mestrado em Educação Física (1987) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e doutorado em Saúde da Criança e Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo e droga na adolescência, corpolatria, lutas e administração nos esportes. Tem experiência em gestão acadêmica, de projetos e pessoas, tendo assumido cargos de Diretor, Pró-reitor e Reitor ao longo da carreira. Atualmente responde pela editoria da Revista Brasileira de Educação Física Escolar e coordena a edição da Coleção “Educação Física: formação para o cotidiano escolar”, coleção que contará com 30 títulos distintos na área da Educação Física Escolar, pela Editora CRV.

ADALBERTO DOS SANTOS SOUZA
Graduado em Educação Física pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano, e Pedagogia pela Faculdade Integradas de Osasco, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Participou da reestruturação curricular na área de Educação Física do Estado de São Paulo. É autor de livros e capítulos de livros e, atualmente, é professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Coordenador adjunto no curso de Gênero e Diversidade na Escola, organizado pela UNIFESP em parceria com a SECADI-MEC.

JORGE KNIJNIK
Docente da Western Sydney University (NSW-Australia), onde atua como professor da School of Education e pesquisador do Centre for Educational Research. Seus mais recentes livros são: Embodied Masculinities in Global Sport (com Daryl Adair, FIT Publishing), Gender and Equestrian Sports (com Miriam Adelman, Springer), Gênero e Esporte: Masculinidades e Feminilidades (Apicuri), Meninos e Meninas na Educação Física: Gênero e Corporeidade no Século XXI (Fontoura) e Handebol (Odysseus). Jorge recebeu prêmios por excelência em ensino universitário na Australia (OLT, 2014) e também foi o vencedor do prêmio do CNPq/UNIFEM, ‘Construindo a Igualdade de Gênero’ (2009).

ADILSON FERNANDES DE SOUZA
Professor de Educação Física formado em 1989 pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC – FEC. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Autor do Livro Integração SUAS/SINASE - O Sistema Socioeducativo e a Lei 12.594/2012. 1. ed. São Paulo: Veras Editora, 2012. v. 1000. p.143. Possui vasta experiência na implantação e coordenação de políticas públicas destinadas a públicos em situação de risco e vulnerabilidade social.

ROSANGELA DA SILVA DOMINGOS
Mestrado Profissional em Adolescente em Conflito com a Lei - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2014; Especialização (Lato Sensu) em Direito Educacional - Faculdade Associada Brasil, 2015; Adolescente em Conflito com a Lei - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2011; Fisiologia do Exercício e Treinamento em Exercícios Resistidos na Saúde, na Doença e no Envelhecimento - Universidade de São Paulo, 2002. Graduação em Educação Física - Universidade Metropolitana de Santos, 1997. Tem experiência na área da Educação Física no Sistema Socioeducativo, atuando (Fundação CASA) no cumprimento das diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) especificamente no atendimento aos adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e restrição de liberdade (semiliberdade). Autora da Produção Técnica: DOMINGOS, R. S.; Gonçalves, V. M. Caderno de Avaliação em Educação Física, 2015. 

PAULA TEIXEIRA FERNANDES
Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre (2001) e Doutora (2005) e com Pós-Doutorado (2010) em Ciências Médicas, área de Concentração Neurociências, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP, na área de Psicologia do Esporte e Neurociências (graduação e pós-graduação), aprovada em concurso público. É também Coordenadora Associada da Graduação da FEF/UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (cadastrado no CNPq). Professora e Membro Titular da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP. Foi professora da pós-graduação do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, do Programa de Pós-graduação em Divulgação Científica do Labjor/Nudecri/ UNICAMP e do Departamento de Neurologia - FCM/UNICAMP. Seu trabalho tem ênfase em Psicologia do Esporte e Neurociências, atuando principalmente nas seguintes áreas: avaliação psicológica, envelhecimento, avaliação esportiva, avaliação cognitiva, qualidade de vida, stress, cognição, depressão, ansiedade, habilidades sociais, emoções.

TALISSA RIBEIRO GUIMARÃES
Integrante Gepefan - Grupo de Estudo e Pesquisa em Adaptação Neuromusculares; Integrante GEPEN - Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências; Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

MARCO CARLOS UCHIDA
Professor Doutor do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada (Deafa) da Faculdade de Educação Física (FEF) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Líder pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Adaptações Neuromusculares (Gepefan); Pós-doutorado na área de Gerontologia pela Kyoto University, Japão; Doutorado em Ciências, Biologia Celular e Tecidual, Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) – Universidade de São Paulo; Mestrado em Ciências, Fisiologia Humana, ICB-USP; Graduação em Educação Física, Universidade de Santo Amaro (Unisa). 

NARA REJANE CRUZ DE OLIVEIRA
Docente da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, no Departamento de Ciências do Movimento Humano do Campus Baixada Santista. É Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás/ Universidade Estadual de Goiás – ESEFEGO/ UEG, Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Desenvolveu seu Doutorado pesquisando a educação corporal na Educação Infantil, tema sobre o qual possui vários trabalhos publicados. Atualmente, credenciada nos Programas de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde e Interdisciplinar em Ciências da Saúde, ambos na UNIFESP, mantém o interesse na Educação Infantil como campo de investigação, abarcando também a questão da educação e saúde na infância.

ARNALDO LUIS MORTATTI
Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela FCM/UNICAMP, Mestre em Educação Física, pela FEF/UNICAMP (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fisiologia do Crescimento, Desenvolvimento e Desempenho Motor (GEPEFIC).

MARIA LUIZA DE JESUS MIRANDA
Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. É docente, também, no mestrado em Ciências do Envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando princi¬palmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; edu¬cação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice.