Capa do livro: EDUCAÇÃO E SAÚDE:<br>suportes para o desenvolvimento infantil e os processos educativos

EDUCAÇÃO E SAÚDE:
suportes para o desenvolvimento infantil e os processos educativos

Autores: Silvia Iris Afonso Lopes - Ana Paula Zaboroski - Priscila Molinari Mello Franco - Maria Fernanda Bagarollo - Ana Flávia Hansel (Orgs.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Essa coletânea aborda a temática do desenvolvimento infantil e da escolarização nas interfaces entre Educação e Saúde. O intuito da interdisciplinaridade entre educação e saúde foi fornecer subsídios para a promoção do desenvolvimento infantil e da escolarização de crianças em variadas situações e contextos, instigando outras possibilidades de atuações e/ou intervenções com esta população.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1075-2
DOI: 10.24824/978854441075.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E SAÚDE:<br>suportes para o desenvolvimento infantil e os processos educativos

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES

SILVIA IRIS AFONSO LOPES SEMKIV
Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR. Especialista em Educação Especial Formação Generalista, Educação Especial com Ênfase na área da Surdez, Gestão Escolar. Docente Colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati, PR.

ANA PAULA ZABOROSKI
Fonoaudióloga. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FFC/UNESP), Marília, SP. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul, PR. Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati, PR (CDOI).

PRISCILA MOLINARI MELLO FRANCO
Fonoaudióloga e Pedagoga. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR. Especialista em Neurologia com ênfase em Neuropediatria (Faculdade Estadual de Jacarezinho/IBRATE-PR) e em Educação Especial e Inclusão (FAPI-PR). Fonoaudióloga clínica na cidade de Rebouças, PR e Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, Brasil.

MARIA FERNANDA BAGAROLLO
Fonoaudióloga. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati, PR.

ANA FLÁVIA HANSEL
Pedagoga. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati, PR.


SOBRE OS AUTORES


ANA FLÁVIA HANSEL
Pedagoga. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati, PR.

ANA PAULA XAVIER RAVELLI
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente adjunta pelo Densp/UEPG. Líder do grupo de pesquisa e ensino em saúde e enfermagem no ciclo vital humano/UEP. Coordenadora do Projeto de extensão e pesquisa consulta de enfermagem no pré-natal e pós-parto.

ANDRÉIA MARIA DE OLIVEIRA
Pedagoga. Graduada em Pedagogia Plena com Habilitação em Deficiência Visual pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP. Professora do Ensino Fundamental e de Sala de Recursos Multifuncionais pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Município de Marília, SP.

ANTONIO CARLOS FRASSON
Educador Físico. Doutor e Mestre em Educação (UNIMEP-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), nível Mestrado e Doutorado.

CLAUDIA MARIA PETCHAK ZANLORENZI
Pedagoga. Doutora em História da Educação pelo Programa de Pós- Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela mesma universidade (UEPG). Especialista em Educação Infantil (UTP) e Supervisão, Orientação e Gestão Educacional (UNICENTRO). Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR – Campos Gerais, coordena a extensão deste grupo em Irati. Atualmente é Secretária Municipal de Educação do município de Irati, PR.

CLEIDE FERREIRA DA SILVA
Pedagoga. Mestranda em História e Regiões e Pós-graduanda (Lato Sensu) em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC. Especialista em Educação Especial com ênfase em tradução e interpretação de Libras pelo Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar, ISAM. Graduada em Pedagogia e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

CRISTIANE DE MELO AGGIO
Enfermeira. Mestre Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Especialista em Formação Didático-Pedagógico para o nível superior pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Professora colaboradora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

ELAINE CRISTINA ANTUNES RINALDI
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

JÁIMA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Fonoaudióloga. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São Paulo e Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal – Apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.

LÍDIA DALGALLO ZARPELLON
Enfermeira. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR). Especialista em Saúde Pública pela UNAERJ. Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Assistente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordenadora do Projeto de Extensão Tratando e Educando o Tabagismo.

MARCELA SILVA DA LUZ
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP. Atua na secretaria educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Unidade de Marília.

MARCELO NAPUTANO
Psicólogo. Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista – UNESP e Sanduíche na Facoltà di Psicologia dell’Università di Bologna. Mestre e Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Educação pela Università di Torino – UNITO, em Turim na Itália. Graduado em História pela Universidade de São Paulo – USP. Atuou como psicólogo no setor psicoeducativo em diversos contextos institucionais na região da Emilia-Romagna na Itália de 2003 a 2012 e de 2015 a 2016. Foi professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO em 2013 e 2014. Marcia Ansolin Pedagoga. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGIDC/UNICENTRO), PR. Especialista em História, Arte e Cultura – UAB/UEPG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Tutora do Curso de Pedagogia à distância (UNICENTRO), Irati, PR e Pedagoga no QPM do Estado do Paraná, Brasil.

MARIA FERNANDA BAGAROLLO
Fonoaudióloga. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati, PR.

MARIA DAS NEVES FIRMINO DA SILVA
Enfermeira. Mestre em Educação e Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília, SP. Especialização em PSF pela Famema e Ministério da Saúde. Especialização na Área Educacional em Enfermagem pela Fiocruz. Extensão na Modalidade EaD “Orientação à Elaboração de Trabalho Científico e Pesquisa em Base de Dados” pela UNESP, Botucatu. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília, SP. Professora Colaboradora da UPP4 Enfermagem da Famema. Preceptora de Campo da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Famema. Enfermeira Gerente no Hospital Materno Infantil – Complexo Famema.

MIRIAM ADALGISA BEDIM GODOY
Pedagoga. Mestre em Educação, Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR. Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati, PR.

OLINDA TERUKO KAJIHARA
Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), SP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR.

POLLYANNA KÁSSIA DE OLIVEIRA BORGES
Dentista. Doutora em Saúde Coletiva e Mestre em Epidemiologia pela UNIFESP. Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pelo CFO. Especialista em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde pelo Hospital Sírio Libanês/Ministério da Saúde. Docente adjunto do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

SAMUEL ANTOSZCZYSZEN
Psicólogo. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Unochapecó. Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Diretor e Docente do Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar, ISAM.

SANDRA REGINA GARDACHO PIETROBON
Pedagoga. Mestre em Educação (PUC-PR) e Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação da UTFPR, bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Pedagoga, Licenciada em Letras. Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Campus de Irati, PR.

VANDERLY JANEIRO
Matemático. Professor do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística da Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR. Doutor em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP), SP. Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP), SP. Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR.