Capa do livro: EDUCAÇÃO E AFRICANIDADE:<br>propostas práticas e didáticas para a formação de professores sobre a Lei 10.639/2003

EDUCAÇÃO E AFRICANIDADE:
propostas práticas e didáticas para a formação de professores sobre a Lei 10.639/2003

Autores: Alexsandra Flavia Bezerra de Oliveira - Cícera Nunes - Henrique Cunha Junior - Reginaldo Ferreira Domingos (Orgs.)

A elaboração do conhecimento, na relação educação-aprendizagem, está ligada a ação dos sujeitos sociais em atuar e transformar o mundo. Nesse processo existe o sujeito mediador que é o educador com a função de contribuir na formação crítica dos sujeitos sociais. Embora para realizar esse ato de construir o conhecimento de maneira a colaborar na formação do sujeito crítico se faz necessário elaborar ações que permitam instigar o agente a sua verdadeira ação cidadã a qual, por sua vez, permite a percepção enquanto personagem ativo. Assim, refletindo sobre a conjuntura e acerca do futuro dos educadores percebemos a real necessidade de formá-los, no intuito desses profissionais obterem conhecimento para enfrentar a realidade racista que oculta, nos espaços escolares, a história e as contribuições dos africanos e afrodescendentes. Diante disso, percebemos a necessidade de construir o 1º Caderno de Textos que se propôs discutir a temática e subsidiar professores da educação básica no que se refere à temática africana e afrodescendente. Diante da aceitação e da didática fácil para o uso na sala de aula, resolvemos lançar o 2º Caderno de Textos com novas sugestões, novas propostas e novos caminhos didáticos para se trabalhar a História e Cultura Africana e Afrodescendente na sala de aula. Pois, assim permitir ferramentas para que os educadores saibam trabalhar a temática nos seus espaços educativos.

Prof. Dr. Reginaldo Ferreira Domingos & Profª. Ms. Alexsandra Flávia B. de Oliveira

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1165-0
DOI: 10.24824/978854441165.0
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 100
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E AFRICANIDADE:<br>propostas práticas e didáticas para a formação de professores sobre a Lei 10.639/2003

ALEXSANDRA FLÁVIA BEZERRA DE OLIVEIRA
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em História e Sociologia e Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Tendo apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para realização da pesquisa de doutoramento.

ANA PAULA DOS SANTOS
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC Graduada em pedagogia pela Universidade Regional do Cariri-URCA e Especialista em Gestão escolar pela mesma Universidade, pesquisadora Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais URCA.

CICERA NUNES
Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Arte Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordena o Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais/URCA.

HENRIQUE CUNHA JÚNIOR
Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Lorraine, Mestre em Engenharia Elétrica e Mestre em História pela Université de Nancy I, Especialista em Economia na Escola de Arte e Metiers de Nancy. Estudou Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. Professor Livre Docente na USP, atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

FÁBIO F
. GOMES (KWESI TA FARI)
Doutorando e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Militante Pan-africanista, historiador e residente em Cabo Verde desde o ano de 2011, onde dirige o AKSUM - projeto comercial para divulgação educacional de escritores e temáticas do mundo africano.

FERNANDA LÍCIA DE SANTANA BARROS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em História Social e Econômica do Brasil pelo Mosteiro de São Bento, Licenciatura em História pela UNIJORGE, Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Professora da Educação Básica.

JAIR DELFINO
Doutorando e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel e licenciado em química pela Universidade Guarulhos, SP, mestrando em educação pela Universidade Federal do Ceará.

REGINALDO FERREIRA DOMINGOS
Doutor e Mestre em Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em História e Sociologia e Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA).