Capa do livro: JOGOS TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>experiências concretas e sedutoras<br> Volume 16

JOGOS TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
experiências concretas e sedutoras
Volume 16

Autores: Elizara Carolina Marin - Pierre Normando Gomes-da-Silva (Orgs.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra é um convite, um chamado, a se permitir absorver pela abundância criativa do jogo e pela inexaurível sedução que provoca no jogador e no observador. É um convite aos leitores para se integrarem (ou se fortalecerem) junto ao conjunto de ações em curso em torno dos jogos tradicionais no Brasil e em conexão com outros países das Américas e demais Continentes.
Tematizamos os jogos tradicionais porque eles testemunham uma ancestralidade do humano. A tradição de jogar atravessa o tempo, cruza fronteiras, alcança classes sociais, seduz crianças e velhos. Assim, cada um dos capítulos convoca seus leitores para entrarem no território dos jogos tradicionais, traduzindo-os, em seu contexto escolar.
O jogo tradicional nos instiga a não nos apropriarmos das coisas, mas a nos integrarmos à elas, como na atitude de quem joga. De modo que, propor o jogo tradicional neste livro, constitui-se para nós numa empreitada socialmente transgressora e afetiva com os seus guardiões.
O prefácio da obra é de autoria de Lino Castellani Filho, professor, pesquisador e militante consagrado e reconhecido por sua expressiva atuação em diferentes instâncias – escola, universidade, entidades científicas e políticas – e por sua contribuição para a produção do conhecimento da área da Educação Física.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1044-8
DOI: 10.24824/978854441044.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

JOGOS TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:<br>experiências concretas e sedutoras<br> Volume 16

Autores

ELIZARA CAROLINA MARIN
Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS); doutorado Sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha); pós-doutorado pela Sapienza Università di Roma (Itália); professora do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); coordenadora de Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores (GPELF), Santa Maria, Brasil.

FERNANDA STEIN
Mestre em Educação Física/UFSM; Doutoranda em Educação Física/UFPel. Membro do GPELF.
Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física (ESEF).

RENATA MEIRELLES
Mestre em educação pela Faculdade de Educação da USP, idealizadora do Projeto BIRA - Brincadeiras Infantis da Região Amazônica - e do Projeto Território do Brincar, em correalização com o Instituto Alana. Autora dos livros Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, vencedor do Prêmio Jabuti em 2008, e Cozinhando no quintal. Codiretora de diversos filmes de curta metragem e do longa Território do Brincar.

SANDRA ECKSCHMIDT
Mestre em Educação, na linha Educação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora da escola de Educação Infantil Casa Amarela e também da Formação em Pedagogia Waldorf de Florianópolis. É consultora e parceira do Projeto Território do Brincar que promove a escuta, o intercâmbio de saberes, o registro e a difusão da cultura infantil. Em 2015 foi professora convidada do Centre of Creative Education da Cidade do Cabo na África do Sul, experiência da qual resultou no livro: " Ndiphilile: Eu estou viva". O foco de atuação abrange a infância, o brincar, cultura da infância, educação infantil e Pedagogia Waldorf.

SORAIA CHUNG SAURA
Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado e Doutorado em Antropologia do Imaginário pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (2008). Professora Doutora no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo.(2010). Orientadora nos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Cultura, Organização e Educação) e da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Estudos Socioculturais do Movimento Humano) Desenvolve pesquisas na área do movimento humano (lazer, atividade física e esporte) com ênfase em filosofia e antropologia e na área dos Estudos do Imaginário. Idealizadora e Coordenadora, do Projeto Cinema e Corpo (EEFE, CINUSP e Pro Reitoria de Cultura e Extensão da USP) e do Grupo de Estudos PULA. Editora adjunta da seção "Estudos Socioculturais do Movimento Humano" da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte da Univ. De São Paulo.

ROGERIO MASSAROTTO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1990), especialização em lazer e recreação (UEM/1994), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e é doutorando em educação (UFBA/FACED). Atualmente, é professor assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá/PR. Investiga, principalmente, os seguintes temas: Marxismo, Trabalho e Educação, Tempo livre, Jogo, Educação Física escolar e Formação de professores. Líder do grupo de estudos e pesquisas MARXLUTTE: marxismo, lúdico, trabalho, tempo livre e educação (CNPq) do DEF/UEM e participante do grupo de pesquisa marxismo e políticas de trabalho e educação - GEMPTE (FACED/UFBA).

PIERRE NORMANDO GOMES-DA-SILVA
Nascido em 1966, Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ensino de João Pessoa - UNIPÊ (1989), Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Cultural de Ensino - Faculdade de Teologia Avançada de São Paulo (1991), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993), mestre em Educação pela UFPB (1998), mestre em Teologia pela Faculdade de Ciências Teológicas do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Prof. Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB & no Programa de Pós-graduação em Educação – UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- Prog PósGrad Educ), com projetos relacionados ao Jogo com os processos ensino-aprendizagem; formação de professores e arteducação terapêutica. Dentre os muitos artigos, capítulos e livros destaca: O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade (2011).

ANA RAQUEL DE OLIVEIRA FRANÇA
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1989/1990).Especialização em Psicopedagogia pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ 1999), Especialização em Psicologia Escolar pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba/ 2002). Mestrado em Educação - Linha Processos de Ensino-Aprendizagem, pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba/ 2016). Participa do LEPEC/ GEPEC/ UFPB: do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, corporeidade, jogos e brincadeiras, e direitos da criança e adolescente.

RENATO MACHADO DOS SANTOS
Professor de Educação Física do Colégio Santo Agostinho – unidade Belo Horizonte – MG. Professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Belo Horizonte. Assessor especial da Confederação Brasileira de Peteca (CBP). Mestre em Lazer – EEFFTO/UFMG.

MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Professor do Curso em Gestão Esportiva e de Lazer do IFRN - Natal - Campus Cidade Alta. Coordenador e Fundador do Museu do Brinquedo Popular.

PATRÍCIA DO SOCORRO CHAVES DE ARAÚJO
Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Estadual do Pará, em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física – Universidade Federal do Pará. É Mestre em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará. É Doutora em Pedagogia da Educação Física. Professora Assistente IV da Universidade Estadual do Pará, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e Coordenadora de Pós-Graduação em Lazer. Grupo em Estudos do Lazer (GEL) da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Estudos do lazer, Educação e Corporeidade, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, estudos do lazer e pesquisa e prática pedagógica.

TADEU JOÃO RIBEIRO BAPTISTA
Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE) nos períodos 2011-2013 e 2013-2015 e da Direção Nacional do CBCE no período 2015-2017. É pesquisador dos Grupos de pesquisa LABPHYSIS - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza e COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, atividade física, indústria cultural e saúde.

XARIO'I CARLOS TAPIRAPÉ
Cacique Geral do Povo Tapirapé. Possui graduação em Línguas, Artes e Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006) e especialização em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Atualmente é Professor Titular da Escola Estadual Indígena Tapi'itãwa. Tem experiência na área de Educação.

ANDRÉ WANPURÃ DE PAULA
Realiza mestrado em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso e participa do Grupo de Pesquisa COEDUC, corpo, educação e cultura.

JEAN-PAUL QUIKO
Mestre em ciências e técnicas de atividades físicas e esportivas,  Prof. no Institut Universitaire de Formation des Maitres e na Universidade das Antilhas e Guiana; Educador de Referência na Educação Nacional de Guadalupe em Jogos e Brinquedos Tradicionais; Organizador do Festival de jogos e brinquedos tradicionais de Guadalupe e do Caribe; Presidente da Federação Caribenha de jogos e brinquedos tradicionais;Fundador da Federação Caribenha de jogos e brinquedos tradicionais; Ganhador do Prêmio UNESCO e do Parque Nacional, Troféu Biosfera; Gerente da empresa GWAGKA; Fundador do GWAJEKA.