Capa do livro: ESPAÇO, TEMPO E CULTURA MIDIÁTICA NA ESCOLA:<br>propostas para o ensino de geografia

ESPAÇO, TEMPO E CULTURA MIDIÁTICA NA ESCOLA:
propostas para o ensino de geografia

Autores: Iara Vieira Guimarães (Org.)

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Como trabalhar a cultura midiática na escola no sentido de favorecer a formação dos alunos e sua capacidade de pensar de maneira crítica e criativa sobre as novas configurações espaços-temporais do mundo contemporâneo? Esse livro fornece ao leitor um conjunto de textos que analisam o papel da mídia e as possibilidades do trabalho pedagógico com os artefatos midiáticos no ensino de Geografia. A questão compôs a problemática de uma investigação desenvolvida, que adotou como delineamento teórico e metodológico a pesquisa-ação colaborativa. Colocou-se em prática a proposta de trabalhar uma pesquisa na escola como um processo essencialmente de criação. Uma pesquisa que procurou atuar no processo formativo dos estudantes, ampliando as referências, o repertório cultural deles e trabalhando conhecimentos caros ao ensino de Geografia.
O que mobilizou o trabalho não foi a criação de modelos eficientes para o ensino de Geografia, mas a construção, aplicação e reflexão sobre possibilidades de trabalho. O mais importante é que o professor, ao tomar contato com as experiências e os dados da pesquisa registrados neste livro, descubra caminhos, encontre perspectivas interessantes, inovadoras e inventivas para a sua ação cotidiana.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0925-1
DOI: 10.24824/978854440925.1
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESPAÇO, TEMPO E CULTURA MIDIÁTICA NA ESCOLA:<br>propostas para o ensino de geografia

Autores

IARA VIEIRA GUIMARÃES
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas – PPGED/UFU), orientando pesquisas de mestrado e doutorado. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Desenvolveu estágio de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2015). Integra a coordenação do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia – GEPEGH. Possui experiência nas áreas de Educação e Geografia e desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em ensino e aprendizagem de Geografia, metodologias e práticas pedagógicas, formação de professores, artefatos midiáticos e ensino de Geografia. Atuou como coordenadora da pesquisa intitulada “Espaço, tempo e cultura midiática na escola” financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

GABRIELA REGINA SONCINI
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia em 2015. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia. Entre os anos de 2014-2015, atuou como bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo ao Pesquisador de Minas Gerais (Fapemig) no projeto "Espaço, tempo e cultura midiática na escola". Participa do núcleo de contadores de histórias da Biblioteca Pública Municipal de Uberlândia no setor de atividades culturais, desenvolvendo atividades de literatura infantil e outras linguagens artísticas.

KÊNIA MENDONÇA DINIZ
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na qual está cursando, atualmente, o doutorado em educação. Graduada em Ciências Econômicas, em 2002, bem como em Letras, em 2007, pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 2012, graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Em 2012, ainda, terminou o curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola e Hispano-Americana ofertada pelo Instituto de Letras da Universidade Federal de Uberlândia. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia (UFU). Entre os anos de 2014-2015, atuou como bolsista BAT da Fundação de Amparo ao Pesquisador de Minas Gerais (Fapemig) no projeto de pesquisa "Espaço, tempo e cultura midiática na escola".  Desde 2015, é professora titular da Fundação Carmelitana Mário Palmério (Fucamp) e membro do corpo editorial da revista "Cadernos Fucamp".

VAGNER LIMIRO COELHO
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Graduado em Geografia. É professor do ensino básico na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Atuou como professor de Geografia da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais e, também, como professor do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Uberaba (Uniube). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia (GEPEGH).  Trabalha com pesquisas em educação, com ênfase no ensino e aprendizagem, metodologias e práticas pedagógicas em Geografia, envolvendo estudantes do ensino básico e artefatos da cultura midiática. Foi bolsista na modalidade “Professor da Educação Básica” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no projeto de pesquisa "Espaço, tempo e cultura midiática na escola".